Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de dezembro de 2020

Pantone define duas cores para o ano de 2021

As cores de 2021 já foram selecionadas pela Pantone, empresa americana que é um guia para cores de modo geral

Imagem: Maria Korneeva/iStock

As cores do ano de 2021 foram escolhidas pelo Pantone Color Institute, que, há mais de 20 anos, destaca as principais cores sazonais das passarelas, seleciona a "cor Pantone do ano”, prevê tendências globais e assessora empresas em cores para produtos e identidade visual de marca.

Assim, além de influenciar o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, a Pantone visa a orientar e a inspirar artistas, designers e estilistas em suas criações.

Em geral, apenas uma única cor é designada para o ano, mas para 2021 foram escolhidas duas cores: o CINZA e o AMARELO.

cores de 2021
Christina Vartanova/iStock

Na linguagem dos profissionais da área, PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating.

Ano após ano, os especialistas em cores da Pantone vasculham o mundo em busca de novas influências de cores, por meio de estudos, pesquisas e parceria da empresa com marcas globais.

Assim, chegam à previsão de tendências, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.

Segundo a diretora executiva da empresa, Leatrice Eiseman, a composição de cinza + amarelo “é uma mensagem de felicidade apoiada pela força; um anseio que nos traz esperança. Temos de acreditar que tudo ficará mais iluminado – isso é essencial para o espírito humano”.

Leatrice complementa: “A união do Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating é prática e sólida como uma rocha e, ao mesmo tempo, calorosa e otimista, são cores que nos passam resiliência e esperança.”

O que é cor?

cores de 2021
Foto: RomoloTavani/ iStock

Segundo Israel Pedrosa, pintor e escritor brasileiro, “a cor não tem existência material: é apenas uma sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz; mais precisamente é a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.

Seu aparecimento está condicionado, portanto, à existência de dois elementos; a luz (objeto físico, agindo como estímulo) e o olho (aparelho receptor, funcionando como decifrador do fluxo luminoso, decompondo-o ou alterando-o através da função seletora da retina).”

Assim, as cores só existem porque há luz sobre as coisas; de fato, no escuro, as cores desaparecem dos nossos olhos.

O significado das cores é cultural?

Quando se fala de cor, não há referência à biologia nem à genética do homem, mas, sim, como a cultura de cada sociedade cataloga suas experiências com as cores. Às vezes, são tão diferentes que nos surpreendem.

Por exemplo, o luto, que, na maioria das culturas ocidentais, é caracterizado pelo preto, na China, é o branco que é usado para simbolizar a morte.

O amarelo, cor quente e a mais luminosa das cores, em contraste com o cinza, se enriquece em qualidade cromática e beleza, de acordo com o pintor Israel Pedrosa.

cores de 2021
Foto: AaronAmat/iStock

Usado na véspera do Ano-Novo, como símbolo de riqueza e prosperidade, o amarelo já é bastante cultuado pelos brasileiros em suas roupas de festa de fim de ano, para atrair dinheiro.

Estamos nos despedindo da cor azul, escolhida para 2020, que é a cor do infinito, da imensidão do céu e dos mistérios da alma.

Leia mais: Qual a melhor cor para vestir no Ano-Novo?

E conhecemos algumas características de outras cores, como o verde: esperança; vermelho: paixão e amor; branco: pureza, paz e felicidade; e o preto, que psicologicamente, para nós, encarna o luto, mas representa elegância também.

Vejamos como podemos usar as cores do ano de 2021, o cinza e o amarelo:

1. Na decoração da sala de estar

cores de 2021
Foto: Anastasia Turshina/iStock

Bastam uma capa nova para o sofá e outra para as almofadas. Então, pense nisso: o investimento não é grande, e sua casa fica com as cores de 2021. E falando em almofadas, aqui estão 27 dicas para usá-las na decoração.

2. No quarto

cores de 2021
Foto: michal-rojek/iStock

Já está na hora de um jogo de roupa de cama novo? Aproveite a sugestão das cores amarelo e cinza.

3. Na sala de jantar

cores de 2021
Foto: abracada/iStock

Cadeiras coloridas e estilosas podem ajudar a entrar na atmosfera do ano que chega.

4. Na cozinha

cores de 2021
Foto: archideaphoto/iStock

Você pode envelopar sua geladeira e alguns armários nas cores cinza e amarelo. Embora fácil e barata, sua cozinha vai parecer outra depois dessa mudança.

5. Ainda na cozinha

cores de 2021
Foto: Iuliia Komarova/iStock

Mas, se você não se entusiasma com mudanças radicais, louças e toalhas de mesa têm o mesmo efeito visual e podem ser trocadas.

6. No escritório

cores de 2021
Foto: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Apenas alguns itens fazem toda a diferença. Você pode fazer a combinação de cores nos detalhes.

7. As cores de 2021 no seu dia a dia

cores de 2021
Foto: Almaje/iStock

Que tal acessórios para complementar o look do ano de 2021? Uma roupa amarela e uma bolsa cinza, ou uma blusa cinza com acessórios amarelos, e você estará por dentro da tendência do novo ano que vai chegar.

cores de 2021
Fotot: AnaBGD/iStock

Leia também: Descubra como roupas de uma só cor alongam a sua silhueta.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close