Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de maio de 2021

Pelo de gato ou cachorro no sofá? Confira dicas para limpar!

Seguindo algumas dicas simples você conseguirá ter uma casa livre de pelos.

Imagem: Elen11 / iStock

Ter um animalzinho dentro de casa mexe com toda a dinâmica do lugar. Não só temos que fazer algumas adaptações para evitar possíveis desastres, mas também temos que dar conta da limpeza. Bichinhos mais peludos tendem a soltar mais pelo e, assim, sujar mais o ambiente – principalmente os locais onde geralmente sobem como o sofá. Descubra aqui algumas dicas de como tirar pelo de cachorro e gato do sofá.

7 dicas de como tirar pelo de cachorro e gato do sofá

É muito comum que tutores de pets se surpreendam com a quantidade de pelos que seus amiguinhos deixam pela casa. Por isso, caso você ainda for escolher seu companheirinho e não gosta ou acha que não vai dar conta de limpar os pelos dele pela casa, opte por um amigo que não seja tão peludo.

Leia também:  Dicas de decoração para quem tem pets em casa

Outro ponto que merece a sua atenção antes de adotar um bichinho é sobre alergia. Muitas pessoas têm alergia ao pelo de animais e não sabem. Portanto, é importante fazer o teste antes e caso resolva adotar um bichinho, tente optar por um com menos pelos e tenha em mente que a limpeza deve ser boa para evitar as crises de espirro.

Mas se você já tem seu bichinho peludo soltando muito pelo e precisa de dicas para limpar, então, aqui vão algumas.

1. Luvas para tirar pelo

Luva para tirar pelos de gato
As luvas para escovar pets pode ser muito útil para evitar a queda de pelo. (Imagem: lekcej / iStock)

Essa, na verdade, não é uma dica de como limpar, mas sim, de como evitar que a casa fique cheia de pelos.

Existem luvas especiais, com cerdas na palma e nos dedos, feitas para pentear o seu pet. As cerdas não machucam o animal e basta você vesti-la e passar sobre o dorso e a barriga do bichinho como se estivesse fazendo um carinho. A luva é mais utilizada para gatos, mas também serve para cachorros.

Escovando o seu bichinho de duas a três vezes por dia, ele soltará menos pelinhos pela casa.

2. Aspirador de pó

O aspirador de pó é uma ótima opção, e além de tirar os pelos, também vai tirar qualquer poeirinha que seu pet possa ter levado para o acento. Se seu aspirador tiver diferentes velocidades, opte por uma força de sucção média e não deixe a boca do aspirador parado no mesmo local por muito tempo. Dependendo do tecido do estofamento, isso pode danificá-lo se o aspirador estiver forte demais. Tomando esse cuidado, usar o aspirador de pó é uma ótima maneira de limpar os pelos.

3. Luvas de limpeza

Luvas normais de látex têm pequenos pontinhos salientes nas palmas e nas pontas dos dedos para dar aderência e isso ajuda na hora de tirar pelo dos móveis. Basta passar a ponta dos dedos sobre a superfície que pretende limpar e os pelos grudarão facilmente.

4. Rolo adesivo

Rolo adesivo para tira pelo de gato ou cachorro
O rolo adesivo é ideal para retirar pelo de tecidos sem danificá-los. (Imagem: Ekaterina79/iStock)

O rolo que tem uma fita adesiva envolta e vende em qualquer mercado também é uma ótima forma de limpar pelos de roupas e estofamentos. Porém, não tem grande durabilidade. Dependendo da quantidade de pelos e do tamanho da superfície que irá limpar, muitas vezes dá apenas para um único uso. Portanto, a dica é ter sempre rolos adesivos em casa, porém, utilizar primeiro o aspirador para limpar qualquer superfície e só depois passar o rolo sobre ela se achar necessário.

5. Pano úmido

Um pano úmido também pode dar conta de tirar o pelo do cachorro e do gato do sofá. Mas deve ser apenas úmido mesmo, com pouca água, só o suficiente para que os pelos grudem nele sem molhar o tecido do estofamento. Os panos úmidos também servem para limpar os pelos de outras superfícies, inclusive o chão.

Numa casa onde se tem bichinhos, a melhor opção é sempre passar pano no chão ao invés de varrer. Mesmo que a vassoura também seja de pelo, há grandes chances de que os pelos voem e se espalhem com o ato de varrer, o que só dificultará a limpeza do local. Desta forma, prefira sempre panos úmidos para limpar a casa.

6. Escova macia

Uma escova de cerdas macias também pode ajudar muito na hora de limpar pelos de cachorro do sofá. Ao passar as cerdas macias pela superfície os pelos tendem a se soltar do tecido ficando mais fáceis de serem pegos para serem descartados.

Ela também pode ser utilizada levemente umedecida com soluções de limpeza que não danifiquem o estofamento para deixar um cheirinho agradável. Mas, atenção, para que esse método funcione, é preciso que as cerdas sejam realmente muito macias para não correr riscos de danificar o estofamento.

7. Esponja com água e citronela

Essa técnica é ótima para tirar pelos da roupa de cama como um todo. Borrife uma solução de citronela na parte macia de uma esponja de cozinha, sem encharcá-la e, então, passe no tecido de cima para baixo. Esse método além de tirar pelos também evita a aparição de insetos.

Agora que você já sabe como tirar pelo de cães e gatos do sofá e tecidos, veja também como proteger os móveis e evitar mau cheiro em casa!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close