Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de junho de 2021

Pintura de parede degradê: o que é e como fazer

Pintar a própria parede é um desafio, mas já pensou em fazer uma pintura diferente? Aprenda como fazer uma linda pintura em degradê na sua casa.

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock
Publicidade


Existem muitos estilos e maneira para decorar a sua casa, e um dos lugares que mais necessitam de atenção nessas horas são as paredes. Pintar, desenhar, colocar papel de parede, existem muitas opções e uma nova tendência que está surgindo é a pintura em degradê.

A pintura em degradê consiste em pintar uma parede com diferentes tons da mesma cor só que com um efeito suave de transição entre as cores, mesclando-as, como se a cor escolhida estivesse realmente ficando mais clara ou mais escura.

Além disso, existem formas de ser mais criativo e ousado mesclando cores diferentes para fazer, por exemplo, uma parede que vai do rosa para o azul, passando pelo roxo.

Como fazer pintura degradê

Lista de materiais

Para realizar essa técnica de pintura de parede degradê, você vai precisar de:

Publicidade


  • 5 rolos de pintura (microfibra, lã etc)
  • 4 pincéis largos de cerdas grossas
  • 5 bandejas plásticas para pintura
  • 1 par de luvas
  • 1 par de óculos de proteção
  • Lona ou jornal para forrar o chão
  • Tintas das cores selecionadas (a quantidade vai depender do tamanho da área que será pintada)
  • Tinta branca para diluir as tintas selecionadas
  • Fita crepe
  • Trena métrica
  • Lápis

Passo a passo de como fazer a pintura

1. Forre o chão com a lona ou os jornais.

2. Cole esse forro no rodapé com a fita crepe, ao longo de todo o piso, tapando qualquer buraquinho por onde a tinta possa passar, manchando o chão ou o rodapé.

3. Antes de pintar, com a fita métrica e um lápis, faça as marcações de até onde você quer que as cores estejam “fortes” para determinar também a área do meio onde elas se mesclam.

4. Feito isso, para começar a lidar com a tinta, coloque as luvas.

Publicidade


5. Separe duas bandejas para cada cor escolhida (total de 4 bandejas), um par com a cor 100% e outro com a cor já levemente misturada com tinta branca para obter um tom um pouco mais claro.

6. As cores começam em 100% no rodapé e no alto da parede e vão ficando mais fracas para o meio dela. Portanto, faça uma faixa com cada cor, aos poucos, para a tinta não secar. Então, escolha por onde começar (embaixo ou em cima) e depois repita o processo na outra parte.

7. Use outro rolo com a tinta diluída faça uma outra faixa, mais para o meio da parede, deixando um espaço de 3 dedos entre elas.

8. Com um pincel levemente embebido na cor mais clara, faça movimentos aleatórios no espaço de 3 dedos que você deixou entre as duas faixas de cor para emendá-las.

Publicidade


9. Com um rolo limpo e umedecido, mescle as cores. Passe o rolo por cima dos dois tons de cor para que a transição entre elas fique mais suave.

10. Feitas as duas faixas, a de cima e a de baixo, vamos para as segundas faixas de cada cor que irão se encontrar no meio. É necessário que essas duas faixas do meio sejam feitas por último, pois elas serão emendadas uma na outra e, para fazer um efeito bom, a tinta não pode secar.

Repita o processo da segunda faixa para fazer a terceira. Se possível, passe o rolo com o tom mais claro, de forma mais leve para que fique ainda mais claro.

11. Para fazer a mesclagem entre os tons repita o processo da segunda faixa com rolo umedecido.

12. Para mesclar uma cor na outra, utilize pincel úmido e outro rolo limpo umedecido para que as cores possam se misturar de uma maneira bem suave.

13. Faça a segunda demão de tinta tentando suavizar cada vez mais as emendas; como resultado, a emenda entre os tons não deve ser percebida.

Aqui estão algumas ideias para fazer uma parede com efeito degradê

  • etsy/ Pinterest

    Dando um tom de noite para o quarto, o degradê em azul escuro deixa o ambiente charmoso e acolhedor. Ótimo para uma soneca.


  • Realsimple/Pinterest

    Parede verde e escura lembra o mar e fica perfeita para a área do banheiro. Essa mistura de cores, mesmo que escura, é bastante relaxante.


  • Loveproperty/Pinterest

    Pintura degradê em laranja. Uma perfeita paisagem de por do sol. Ao mesmo tempo que é energética, também é calmante, afinal, quem não gosta de assistir a esse espetáculo?


  • Domestically/Pinterest

    Degradê em azul, cujo tom lembra um pouco o céu ou uma praia de águas mais rasas . Mais uma vez, traz uma atmosfera extremamente calmante.


  • Pouted/Pinterest

    Degradê em verde pastel e laranja traz uma ideia mais séria ao ambiente, talvez mais adequada para ambientes de trabalho.


  • Fashionismo/Pinterest

    Cantinho decorado com parede pintada em degradê de azul e laranja, também remetendo ao anoitecer, sol se pondo e à noite chegando. Lindo e suave. Perfeito para uma cantinho relaxante da casa.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close