Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de junho de 2021

Piso laminado: confira vantagens e desvantagens

O piso laminado tem ótimo custo-benefício, padronagens variadas e são fáceis de cuidar

Imagem: sergeyryzhov/iStock

O piso laminado é um tipo de piso feito com microfibras de madeira. Sua superfície é lisa e ganha uma estampa decorativa que pode ser de vários tipos. A colocação no ambiente ainda pode ser em linha reta ou diagonal, o que dá mais versatilidade ao piso. 

Leia também: Piso vinílico: saiba quais são as vantagens e desvantagens

Conheça as vantagens do piso laminado

Durabilidade

O piso laminado, se bem cuidado, tende a durar bastante. Desse modo, é necessário estar atento à umidade e ao contato direto com o Sol, objetos e móveis que possam arranhar. O cuidado deve ser diário.

Custo-benefício

Seu custo é muito mais em conta do que outros pisos semelhantes e com sua durabilidade as vantagens ficam ainda maiores. 

Instalação rápida 

Sua instalação é bem simples, o que realmente demora é o processo anterior à colocação do piso, pois é necessária uma preparação do piso para que ele seja colocado de forma correta. Essa preparação nos leva a outra vantagem: o isolamento térmico.

Isolante térmico

Parte da preparação da instalação do piso é a colocação de uma manta. Como resultado, essa manta faz com que o ambiente que possua piso laminado fique mais aquecido, sem aquela sensação de chão frio. 

Piso laminado
O piso laminado é de fácil colocação e se torna um item de decoração no ambiente. (Imagem: Lex20/iStock)

Versatilidade

Você encontra pisos laminados em diferentes cores e padrões de madeira. Com isso, eles podem ser usados em diferentes ambientes da casa e combinam com vários tipos de decoração. 

Conheça as desvantagens do piso laminado

Não resistente à água

Uma das desvantagens do piso laminado é que sua resistência à água é pouca. Sendo assim, para fazer a manutenção desse tipo de piso, use um pano úmido e, em seguida, um pano seco, para evitar que a água se acumule no piso. 

Frágil ao Sol

Outro ponto negativo é que ele não pode ficar em contato direto com o Sol. Este contato faz com que a sua durabilidade seja muito menor, por conta do risco de deformidades. Isso faz com que o piso laminado não seja uma boa opção para ambientes externos. 

Não indicado para casa com animais de estimação

Se você tem um cachorro ou um gato que adoram correr pela casa, esse piso não é o ideal. Em primeiro lugar, há a possibilidade de escorregar. Assim, o piso pode ser perigoso e muito escorregadio para animais de estimação; e, além disso, a correria constante pode fazer com que o piso sofra arranhões, comprometendo, assim, a sua durabilidade. Outro ponto que pode influenciar é se o seu bichinho de estimação tiver o costume de fazer xixi fora do local indicado. 

Pode se tornar barulhento

Caso não seja feita a instalação da manta acústica, o piso laminado tende a propagar muito os sons. Cada caminhar de salto, por exemplo, pode se tornar muito barulhento.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados