Descubra quais tipos de plantas usar na decoração da sua casa

Confira um guia completo das melhores espécies de plantas para usar na decoração de sua sala e de seu quarto. São muitas opções incríveis!

Ana Luiza Vasconcelos | 5 de Janeiro de 2021 às 17:00

Imagem: iStock -

Boa parte de nós passou tanto tempo de 2020 dentro de casa que não aguenta mais olhar pras mesmas paredes, mesmos móveis e ambientes. Então, o que acha de dar uma renovada? E, melhor ainda, usar plantas na decoração de sua casa, para dar aquele ar de leveza e calmaria de que 2021 precisa e merece ter?

Para ajudar nessa missão, aqui está um guia com 16 plantas para decoração de interiores. Assim fica mais fácil decidir quais são mais harmoniosas e mais adequadas para diferentes ambientes.

Plantas para a decoração da sala

A sala costuma ser o ambiente mais espaçoso da casa. Portanto, há também mais liberdade para escolher as plantas que melhor decorariam o ambiente.

Aqui, dependendo do espaço disponível, é possível escolher plantas de vasos maiores e mais deslumbrantes que não necessitem diretamente de sol.

1. Samambaia

Imagem: iStock

Existem diferentes espécies de samambaias. Mas em geral elas têm folhas compridas que pendem para os lados e ficam muito mais charmosas se postas penduradas ou em algum lugar alto, como em uma prateleira.

É uma planta que exige regas frequentes e gosta de um ambiente de meia-sombra, sem luz direta.

2. Costela de Adão

Imagem: iStock

Essa planta ganhou muito destaque devido às fotos de blogueiras e influencers no Instagram nos últimos anos, tornando-se um ícone de cultura pop e da moda.

Com uma folha bem grande e lustrosa, tem alto valor estético e decorativo. Ela gosta de ambientes também de meia-sombra e de regas mais espaçadas.

3. Dracena

Imagem: Pinterest

Uma planta versátil que se dá bem com a luz direta do sol, em meia-sombra ou em luz difusa, mas cuidado, ela não suporta ambientes com ar condicionado.

Gosta de regas espaçadas, para manter uma boa irrigação deve-se ter atenção às pontas das folhas. Se estas estiverem ficando secas é sinal de que a planta precisa de água.

4. Palmeira Ráfis

Imagem: Pinterest.com

A planta tem folhas “pontudas”, mas que ao mesmo tempo carregam certa elegância e sofisticação. Por ser de fácil cultivo na luz difusa e até na sombra, é muito comum em decoração de interiores.

Leia mais: 5 plantas decorativas que vão melhorar o ar da sua casa

Difícil olhar para ela e não lembrar de algum exemplar que tenha visto no shopping ou algum prédio de salas comerciais. Ela pode chegar até 1,5 metros de altura, logo merece seu próprio canto de destaque na sala.

Pode ser cultivada no sol, em meia-sombra, na luz difusa ou na sombra. Deve ser regada constantemente, o suficiente para deixar o solo úmido, mas não encharcado.

5. Palmeira Areca

Imagem: Pinterest

Mais uma planta que pode crescer bastante, portanto, também precisa de espaço ou de podas regulares, pois ela tanto cresce em altura quanto suas folhas pendem para os lados.

Gosta de ambientes úmidos, por isso, não gosta de ar condicionado. Para cuidar dela basta regá-la regularmente e manter a terra adubada e com boa drenagem.

6. Jiboia

Imagem: iStock

Esta planta é menor que as outras sugeridas, mas que, por ser uma trepadeira, pode se espalhar ao crescer e arranjar um lindo efeito para compor ainda mais o ambiente.

Leia mais: conheça 7 erros comuns na hora de cuidar de plantas em casa 

É possível dispor seus ramos como uma cascata ou usar sua imaginação e tentar adorná-los pela casa. Você pode, por exemplo, esticar um de seus ramos por cima de um móvel, ditando o caminho que a planta deve seguir para melhor decorar o espaço.

Pode ser cultivada à meia-sombra, mas também tolera bem a exposição ao sol pleno.

7. Antúrio

Imagem: iStock

Se deseja um pouco de cor em sua sala, o antúrio é a solução. As folhas têm um verde escuro, com uma textura lisa, e sua flor tem o mesmo formato de suas folhas, porém é mais lustrosa e com um pequeno detalhe amarelo, onde a planta produz o pólen.

É ótima para decoração, pois floresce o ano inteiro. As flores, em sua maioria, são vermelhas, e apesar de terem poucas variações é possível encontrá-las em outros tons.

Esta planta pode ser cultivada em um vaso menor para colocar sobre móveis ou em vasos maiores para ganhar um destaque em algum cantinho vazio da sala.

Gosta de meia-sombra e terra úmida e adubada. Para ficar ainda mais bela, você pode limpar as folhas e a flor do antúrio com um paninho úmido para tirar a poeira.

8. Lírio da Paz

Imagem: iStock

Elegante e clássico, o lírio da paz faz jus ao nome com suas folhas largas brilhosas e sua flor branca discreta e charmosa. Não é uma planta de porte grande, portanto é mais uma opção para colocar sobre algum móvel. Gosta de ambientes sombreados e frescos, necessitando de solo úmido para manter sua beleza.

Plantas para a decoração do quarto

No quarto, o interessante não é dar destaque à elegância e à imponência da planta, como na sala, mas sim espalhar pequenos vasos em cantos do quarto, como se eles fossem meros detalhes, mas que agregam tanto ao ambiente que jamais passariam despercebidos.

Para esse ambiente, são mais recomendadas plantas de pequeno porte que não necessitem de sol nem de ambiente úmido, no caso do aposento ter um ar condicionado.

Também é preciso se atentar ao efeito da planta no ambiente. Algumas causam relaxamento, ajudam a filtrar ainda mais o ar, que melhoram o sono e etc.

1. Suculentas

Imagem: Polina Strelkova/iStock

Se é variedade que você quer, já pode enfeitar o quarto inteiro de suculentas que ninguém nem perceberá que são plantas parecidas. De porte pequeno, muitas cabem em vasinhos de alguns centímetros, são plantas perfeitas para espalhar pelo quarto de forma discreta e ao mesmo tempo charmosa.

Leia mais: conheça os principais tipos de suculentas e dicas de cuidado

Também é possível colocar várias delas vivendo em harmonia em um mesmo recipiente um pouco maior. São muito fáceis de cultivar, necessitando apenas de um local com luz direta e de uma rega a cada 20 ou 15 dias.

Essas plantas têm um reserva natural de água, assim como os cactos. Portanto, cuidado para não exagerar com as regas. É mais comum matar uma suculenta afogada que por desidratação.

2. Espada de São Jorge

Imagem: myfreshperspective.com

Essa planta pode melhorar a qualidade do seu sono e do ar em seu quarto, pois libera oxigênio durante a noite. Ela também filtra impurezas do ar e pode ajudar a prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça, além de ajuda a se sentir com mais disposição.

Leia mais: conheça 8 plantas que garantem o ar puro em casa

Entretanto, fica um alerta às pessoas que têm bichinhos de estimação, pois a folha da espada de São Jorge pode ser tóxica quando ingerida por animais.

É uma planta de fácil cuidado se adaptando bem a ambientes de iluminação indireta, necessitando de água a cada 15 dias, mais ou menos, além de necessitar de uma limpeza retirando folhas antigas de tempos em tempos.

3. Babosa (Aloe-vera) 

Imagem: iStock

A queridinha dos cabelos também entra na lista das plantas de decoração. Além de seu interior conter um gel hidratante extremamente rico em vitaminas, essa planta também é famosa por ser umas das plantas que mais produzem oxigênio.

Essa maravilhosa precisa de um lugarzinho com bastante luz solar e, por também ter o reservatório de água, as regas devem ser raras.

4. Hera

Imagem: iStock

Conhecida por sua elegância, a hera é uma planta ideal para locais altos, como em prateleiras, nichos ou encima do armário; ou em vasos suspensos, pois tem folhas que se penduram em ramos dando um charme único ao ambiente.

Também produz muito oxigênio, logo, melhora a qualidade do ar e do sono. Além disso, reduzem a quantidade de mofo no ar, evitando alergias e irritações pulmonares.

Ela se adapta bem aos diferentes ambientes, se dando bem em locais ensolarados como também naqueles com luz indireta. O ideal é regá-la a cada 5 dias, ou sempre que o solo estiver seco.

5. Lavanda (Alfazema) 

Imagem: iStock

Famosa e amada por muitos, a lavanda é uma ótima opção de planta para estar dentro do quarto. Além de seu cheiro que possui efeitos calmantes, suas pequenas flores lilases trazem uma cor elegante e delicada ao ambiente.

Para cultivá-la é preciso mantê-la em um local bem iluminado onde pegue pelo menos umas seis horas de sol direto por dia. As regas devem ocorrer a cada 5 dias, já que a planta prefere locais mais secos.

6. Gerbera

Imagem: iStock

Essa planta, além de dar flores lindas e coloridas em diversos tons, também libera oxigênio durante a noite, purificando o ar ainda mais na hora de dormir.

Ela necessita de luz do sol direta, porém se o clima estiver muito quente precisa ser posicionada à meia-sombra para evitar a alta exposição da flor. Além disso, o solo deve ser mantido úmido, porém sem estar encharcado.

7. Jasmim

Imagem: iStock

As flores de jasmim são pequenas e delicadas e têm um cheiro doce e suave que ajuda na diminuição do estresse para um sono mais profundo. Para cultivá-la é preciso mantê-la em local de pelo menos 4 a 6 horas de luz filtrada. No verão, a rega deve ser feita todos os doas, já no inverno, a planta deve ser regada uma vez na semana.

8. Gardênia

Imagem: flores.culturamix.com/

Mais um dos tipos de plantas para decoração que você pode ter em casa, essa é florida e perfumada e ajuda na qualidade do sono e no alívio do estresse e da ansiedade.

Porém, seu cultivo é um tanto mais complicado, exigindo um local iluminado, mas com temperatura fria de 18 a 21ºC durante o dia e 15 a 18ºC durante a noite. Também exige irrigação de adubagem frequentes.