Flor de hibisco: saiba como cultivar em sua casa

Plantar flor de hibisco é uma tarefa que exige dedicação, porém tem um resultado satisfatório quando o assunto é decoração. Confira as dicas!

Mariana Valle | 11 de Outubro de 2021 às 17:00

Iurii Garmash/iStock -

Se você tem um jardim, sabe que a variedade e o equilíbrio de cores é importante. Cultivar espécies pode demandar um pouco de trabalho, mas o resultado é sempre gratificante! E por que não apostar em plantas diferentes? A flor de hibisco, por exemplo, pode ser uma ótima opção para o seu jardim. E além disso, suas pétalas ainda podem ser utilizadas no preparo de chás desintoxicantes.

A flor de hibisco é uma planta majestosa que deixa qualquer jardim com aparência profissional. A espécie mais comum no Brasil é a Hibiscus rosa-sinensis L. que pode crescer até 5 m de altura. Entretanto, a planta de flor avermelhada costuma chegar só a 2,5-3 m de altura em regiões como o Brasil. Sendo assim, considerando a sua altura e imponência, a flor de hibisco não precisa ficar restrita aos vasos, fazendo muito sucesso como cerca-viva de residências e praças. Gostou da ideia? Então siga lendo a matéria para saber mais.

Confira também como plantar rosa-do-deserto e ter um jardim lindo!

Flor de hibisco – como ela é?

Seja no paisagismo ou no design de interiores, o hibisco já faz parte da decoração. (Imagem: undefined undefined/iStock)

O hibisco oferece diversas possibilidades aos que optam pelo seu plantio. Para começar, é uma planta que se divide em dezenas de espécies de cores e formatos diferentes, entre elas a espécie Hibiscus rosa-sinensis L.

Essa é a espécie mais comum no Brasil, também conhecida popularmente como graxa-de-estudante, mimo-de-vênus, vinagreira e outros nomes. A espécie pode ser facilmente identificada em virtude de suas flores avermelhadas.

A planta possui uma textura lenhosa e fibrosa, facilmente identificável. Pode ser cultivada em jardins de residências ou até mesmo em ambientes internos, mas preste bastante atenção, pois a planta tem necessidade de luminosidade para sobreviver.

Preparando a terra

Para preparar a terra, é necessário que o solo esteja em condições ideais, repleto de nutrientes e fertilizantes. Antes de plantar, prepare o solo com compostos de jardim e fertilizantes. Cave buracos de 40 x 40 centímetros e 40 cm de profundidade, pois as matrizes podem ficar duas vezes maiores. Por esse motivo, o espaçamento entre elas deve ser considerável, também de 40 centímetros caso você obtenha duas ou mais.

Vale ressaltar que o solo em que o será plantado o hibisco não pode ser arenoso demais. Sendo assim, certifique-se de que a terra esteja bem firme e com o pH correto (por volta de 6,5). Para isso, faça todo o preparo do solo 3 dias antes do plantio do hibisco na terra. Com isso, garantirá uma sustentação melhor e acúmulo de nutrientes para a planta.

Conheça 8 plantas que garantem ar puro em casa!

Como plantar flor de hibisco

A planta lida bem com o calor, mas cuidado com a exposição excessiva aos raios solares no verão. (Imagem: Gheorhge/iStock)

Talvez você ache muito difícil encontrar sementes. Entretanto, as matrizes podem ser compradas em hortos ou floriculturas nas grandes cidades. Se você mora em áreas litorâneas poderá enfrentar problemas, porque as partículas de sal que vêm do mar podem prejudicar as folhas e das flores.

Prefira temperaturas amenas para iniciar o plantio, entre 15 e 21 graus. Vale ressaltar que o hibisco é uma planta que necessita de calor, mesmo as espécies mais resistentes ao frio. Mas, atenção no verão. Escolha locais em que a planta não fique diretamente exposta aos raios solares, mas que não seja privada de luminosidade.

A sua flor de hibisco deve ficar de 4 a 6 horas exposta a luz solar, a depender da época do ano. Dessa forma, é necessário maior cuidado com a irrigação e com o preparo do substrato. Pois, você não quer que a sua planta fique desidratada e com as flores fragilizadas.

Regas e podas

Preste atenção aos insetos que colocam ovos dentro da flor. Quando os ovos eclodem, deles saem lagartas que comerão as flores e as folhas. Realize podas frequentemente. A regagem deve ser realizada diariamente no verão, e no inverno apenas quando a terra estiver seca.

Se você se interessou pelo desafio e planeja plantar o hibisco, procure estar em contato com dicas de especialistas. Como é uma planta que requer cuidados especiais, esteja sempre alerta e não desanime se não der certo na primeira vez!

Como fazer chá gelado de hibisco

O chá gelado de hibisco é um ótimo detox para dias de verão. (Imagem: Thiago Santos/iStock)

Ingredientes

Modo de preparo

1º Passo: Adicione a água em uma panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, apague o fogo.

2º Passo: Coloque as flores de hibisco na água quente e tampe por 10 minutos.

3º Passo: Após esfriar, transfira para uma jarra o chá coado. Além disso, corte a laranja com casca e adicione ao chá.

4º Passo: Resfrie na geladeira.

Agora que você já sabe plantar a flor, conheça os benefícios do chá de hibisco.