Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 12 de junho de 2021

Mais de 30 usos extraordinários para coisas comuns

Poupe tempo e dinheiro com estas dicas engenhosas para aproveitar o que você já tem em casa!

Imagem: fizkes/iStock

Nem sempre conseguimos o que queremos: essa é uma lição que nossos pais e os Rolling Stones deixaram claro faz tempo e que este ano reaprendemos do jeito mais difícil, quando a pandemia desorganizou tanta coisa em nossa vida. No entanto, isso não significa que você tenha de aceitar as derrotas.

Leia também: 5 dicas simples para facilitar tarefas complicadas

Os itens a seguir são super-heróis domésticos: têm habilidades secretas que num instante nos salvam a pele; sem falar daquela frigideira suja. Eles ficam lá, cuidando da própria vida embaixo da pia, na geladeira ou naquela gaveta de sacolas. Parecem tão comuns. Mas, depois que você descobrir seus poderes, eles o salvarão de idas indesejadas ao mercado, de visitas caras ao mecânico, do ranger de dentes e muito mais.

Confira!

Comida e culinária

Substituindo o fermento: Quer fazer pão? Misture uma colher de chá de vitamina C (ou ácido cítrico) em
pó e bicarbonato de sódio. O melhor é que, com essa mistura, você não precisa esperar a massa crescer antes de assar.


Outro substituto do fermento: Troque o fermento por duas partes de cremor de tártaro misturadas com uma parte de bicarbonato de sódio e outra de amido de milho. O amido de milho desacelera a reação entre o cremor de tártaro, que é ácido, e o bicarbonato, que é básico, e isso ajuda o composto a manter seu poder levedante por mais tempo.


Salve a garrafa de vinho: Se a rolha se partir ao abrir a garrafa, não há problema. Despeje o vinho por um filtro de café. Ele pegará tudo, menos o líquido.

Proteja as verduras na geladeira: Forre a gaveta fria da geladeira com toalhas de papel. Elas vão absorver a umidade que faz frutas, legumes e verduras estragarem. Quando o forro se sujar, jogue fora e troque por toalhas de papel novas.


Mantenha as frutas frescas: Amoras, morangos, uvas e outras frutas miúdas mofam antes que você coma? Guarde-as na geladeira dentro de uma peneira, não num recipiente plástico fechado. O ar frio vai circular pelos furos e em torno das frutas, mantendo-as mais frescas durante dias.

Reviva a alface murcha: Não jogue no lixo essas folhas tristes. Numa vasilha com água fria, esprema o suco de meio limão, ponha a alface murcha dentro e deixe cerca de uma hora na geladeira. Só use as folhas em saladas ou sanduíches quando tiverem secado completamente.

Amacie a carne: Deixar cortes de carne baratos de molho no vinagre durante até quatro horas rompe as fibras rígidas e também reduz a formação de compostos cancerígenos que se formam ao grelhar. Experimente diversas variedades de vinagre para aprimorar o sabor ou use vinagre de maçã ou destilado. Basta ter o cuidado de enxaguar a carne antes de preparar.

Para limpeza

Livre-se dos resíduos de sabão: Borrife com spray culinário as manchas causadas por resíduos de sabão
e deixe descansar alguns minutos. Os resíduos vão sair com uma passada de pano. Depois, lave a superfície com água e sabão.


Elimine manchas de gordura: Esfregue um pouco de giz nos pontos engordurados de roupas, guardanapos e toalhas de mesa e espere que absorva o óleo antes de passar a escova. Se a mancha não sair, esfregue mais giz nela antes de lavar. Para se livrar das manchas no colarinho, risque-as intensamente com giz antes de lavar para que ele absorva a gordura que segura a sujeira.


Afaste o pó das telas: Por terem carga elétrica, televisores e computadores atraem poeira. Limpe-os com amaciantes em folhas para secadora e permanecerão limpos.


Salve um tapete: Se derramou chá ou café no tapete, eis outra bebida gostosa capaz de limpar a sujeira:
cerveja. Esfregue de leve no tecido algumas colheres de chá (ou mais, se a bagunça foi grande). Cerveja choca também serve para limpar móveis de madeira.

Dissolva as manchas escuras da prataria: Ponha algumas batatas para ferver. Retire-as da água e guarde para comer depois. Ponha as peças de prata na água da batata e deixe uma hora de molho. Retire e lave. Provavelmente, as manchas escuras desapareceram

Solte o chiclete: O chiclete grudou no carpete ou na parede? Use WD-40 para soltá-lo. Funciona com
pingos de cera também.

Remova manchas de água da mobília: Os convidados não usaram porta-copos? Para se livrar daqueles feios anéis brancos deixados por copos úmidos, esfregue na madeira, com um pano macio, um pouco de pasta de dentes que não seja em gel. Limpe com um pano úmido e espere a área secar.

Tire a mancha do ferro: Se você chamuscou a camisa favorita com o ferro quente, molhe a área e cubra com
amido de milho. Deixe o amido de milho secar e depois limpe com a escova.

Consertos domésticos


Desentupa a pia do banheiro sem desentupidor: Corte e descarte o terço superior de uma bola de tênis velha. Ponha a parte aberta do resto da bola sobre o ralo entupido. Tampe o furinho respirador lateral com um pano úmido e deixe escorrer na pia um pouquinho de água, para selar a borda da bola. Usando a base da mão, force a bola para baixo, depressa e com força.


Limpe o ralo entupido: Se a bola de tênis não funcionar, despeje no ralo meia xícara de bicarbonato de sódio e espere alguns minutos. Depois, acrescente uma xícara de vinagre e outra de água bem quente. Tampe o ralo durante dez minutos e depois enxágue com água bem quente. Repita e use o desentupidor, se necessário.


Cubra uma rachadura no piso: Lápis de cera é um ótimo material de preenchimento para pequenos buracos, furos e arranhões em muitos pisos. Escolha a cor que mais combine com seu chão. Sobre papel encerado, derreta o lápis de cera no micro-ondas, um minuto de cada vez na potência média, até obter um torrão maleável de cor. Agora, com uma espátula ou faca plástica, encha o buraco. Alise com um rolo de macarrão, um livro ou algum objeto plano. Nem é preciso lixar.


Substitua a cola: Clara de ovo age como substituto se você precisar colar papel ou cartolina.


Aumente o isolamento térmico: Corte pedaços de plástico-bolha do tamanho da janela e use silver tape para colá-los nela e manter o calor dentro de casa, economizando na calefação. Não gosta da aparência? Baixar a persiana ou fechar a cortina cobrirá o plástico; manter a janela coberta depois que o sol se põe também reduz o consumo de energia elétrica.


Acenda a lareira ou a fogueira: Como isca de fogo, casca de laranja e limão seca é melhor do que jornal. Além de ter um cheiro mais agradável e de produzir menos creosoto do que o jornal, os óleos inflamáveis da casca a fazem arder por muito mais tempo. Não quer esperar que a casca seque? Deixe-a de 25 a 30 minutos num tabuleiro no forno a 95°C.


Resgate o notebook afogado: Sem querer, você derramou água no computador. E agora? Desligue e desconecte todos os acessórios. Abra a tela em ângulo reto e deixe o notebook passar a noite de cabeça para baixo sobre uma toalha seca, num lugar quente e bem ventilado. No dia seguinte, sopre ar na máquina durante 15 minutos com um secador de cabelo na temperatura mínima. Mantenha o secador 15 cm acima do teclado e mova-o constantemente para não criar pontos quentes.


Conserte a tela arranhada do celular: Em pequenos arranhões, primeiro limpe a área afetada com um pano limpo umedecido que não solte fiapos. Seque com outro pano sem fiapos. Depois, esfregue de leve a área afetada com uma borracha de lápis limpa e macia, na direção do arranhão. Talvez você precise repetir isso várias vezes até o arranhão sumir.

Feche uma rachadura no para-brisa: Quando uma rachadura pequena surgir no para-brisa, impeça
que cresça com um pouco de esmalte de unhas. Trabalhe na sombra; passe o esmalte transparente nos dois lados do vidro, a fim de encher bem a rachadura. Leve o carro para o sol até o para-brisa secar. Mas atenção: esse é um quebra-galho temporário. É bom trocar o vidro em um dia ou dois, no máximo.

Conserte a pilha solta: A pilha não quer ficar no lugar dentro da lanterna? Faça uma bola de papel-alumínio e ponha no fundo do tubo.

Faça um cadarço de emergência: Quando o cadarço do tênis arrebentar, corte um pedaço de silver tape com o comprimento necessário e o dobro da largura desejada. Dobre a fita ao meio, ao longo do comprimento, com o lado adesivo para dentro. Passe o novo cadarço no tênis e amarre.

Jardinagem


Adube as plantas: Não jogue fora o pó de café usado. Ele é cheio de nutrientes que as plantas que gostam de solo ácido adoram. Guarde o pó para adubar roseiras, azaleias, rododendros, camélias e plantas de folhas perenes.

Afaste insetos: Espalhe no jardim uma borda de cinzas para evitar lagartas, lesmas e caramujos. A cinza gruda no corpo deles e retira sua umidade. Também polvilhe um pouco nas plantas do jardim para controlar a infestação por insetos de corpo macio.

Atenção: por ser alcalina, a cinza não deve ser usada em plantas que gostam de solo ácido, como azaleia, rododendro, hortênsia e crisântemo.

Mantenha as flores frescas: As flores cortadas se manterão frescas por mais tempo se você acrescentar à água do vaso uma moedinha de cobre e uma aspirina. E não se esqueça de trocar a água diariamente.

Saúde e beleza

Desinfete um corte: Não tem álcool nem água oxigenada? Um enxaguante bucal à base de álcool limpa os cortes pouco profundos e desinfeta a pele. Outra opção é pingar algumas gotas de suco de limão diretamente no corte.

Trate pequenas queimaduras: Quando sofrer uma pequena queimadura da pele, ponha rapidamente um pouco de bicarbonato de sódio numa vasilha com água gelada, molhe um pano ou compressa de gaze e aplique na queimadura. Vá aplicando a solução até a queimadura não estar mais quente. Esse tratamento também impedirá que muitas queimaduras formem bolhas. Outra opção: aplique extrato de baunilha. A evaporação do álcool do extrato de baunilha esfria a queimadura.

Alivie pontos doloridos: Para dores no joelho e em outros músculos e
articulações, esfregue algum bálsamo que esquente e envolva a área com filme plástico. O plástico aumentará o efeito aquecedor do bálsamo. Teste antes numa área pequena para ver se sua pele não queima.


Relaxe músculos rígidos: Se prefere banhar os pontos doloridos, prepare o banho com sal de Epsom (sal
amargo ou sulfato de magnésio) e junte algumas colheres de sopa de preparado de mostarda amarela. A mostarda aumentará o efeito calmante do sal.

Faça um desumidificador: Armários, sótão ou porão úmidos podem destruir a saúde e as roupas. Livre-se do excesso de umidade com desumidificadores feitos em casa. Basta pôr alguns briquetes de carvão numa lata grande, limpa e com tampa e abrir alguns furos na tampa. Deixe um oumais nas áreas úmidas. Troque o carvão de poucos em poucos meses.

Remova farpas: Evite a agonia de arrancar a farpa com uma agulha: cubra-a com fita adesiva. Uns três dias depois, tire a fita devagar; a farpa deverá sair junto.


Melhore o barbear: Se o creme de barbear acabou, experimente passar um pouco de manteiga amaciada na pele úmida para um barbear suave e perfeito.


Evite carrapatos e outros insetos: Vai passear no bosque? Passe uma pomada mentolada para o peito nos tornozelos, pulsos e pescoço antes de sair de casa. Talvez não seja seu aroma favorito, mas mosquitos e carrapatos transmissores de doenças o detestam e procurarão uma vítima mais cheirosinha.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados