Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 28 de janeiro de 2022

Em breve, a Apple deixará desbloquear o iPhone com Face ID usando máscara

Ana Marques
Última atualização: 28 de janeiro de 2022
Por: Ana Marques

O uso de máscaras continua sendo imprescindível para conter a COVID-19; Apple prepara recurso para facilitar uso do reconhecimento facial no dia a dia.

Em breve, a Apple deixará desbloquear o iPhone com Face ID usando máscara Imagem: Sergey Tinyakov/iStock

Sem previsão para o fim da pandemia, o uso de máscaras ainda é de extrema importância para evitar a propagação do vírus da COVID-19. Pensando nisso, a Apple finalmente está prestes a liberar um recurso muito aguardado por quem utiliza o seu sistema de reconhecimento facial (Face ID) no iPhone.

Leia também: Um chip que guarda o passaporte da vacina sob a pele

A versão de testes do iOS 14.5 traz a possibilidade de desbloquear o iPhone com máscara. Entretanto, aparentemente, apenas donos de iPhones 12 e 13 (lançamentos de 2020 e 2021) poderão aproveitar a novidade nesse início. Isso deixa vários smartphones com Face ID de fora — é o caso dos modelos iPhone 11, XS, XR e iPhone X.

Recurso lê detalhes ao redor dos olhos

Para reconhecer o usuário mesmo com o uso de máscaras faciais, o Face ID do iOS 14.5 parece ser mais profundo nos detalhes do rosto, sendo capaz de identificar “características exclusivas” de cada indivíduo ao redor da área dos olhos.

iPhone 12 Pro Max (Imagem: oatawa/iStock)

A capacidade para um trabalho tão profundo — que precisa ser feito rapidamente para ter boa usabilidade — deve ser o motivo pelo qual apenas aparelhos mais recentes, ou seja, com processadores mais atuais e potentes, ganharam a função na fase beta.

Ainda não há confirmação de que outros iPhones com Face ID ficarão de fora dessa novidade. Teremos que aguardar até que a Apple envie a nova versão do sistema operacional em canal estável para o público geral.

Como testar o iOS 14.5 beta

O iOS 14.5 beta não é recomendado para usuários comuns por ser uma versão instável do sistema e ainda poder apresentar mais bugs do que o normal. Entretanto, os mais entusiastas que querem experimentar novos recursos em primeira mão já podem baixá-lo.

Se esse é o seu caso, veja o passo a passo abaixo:

  1. Usando seu iPhone, baixe o perfil de configuração na página de download (Inglês).
  2. Siga as instruções de instalação.
  3. Conecte o dispositivo a um cabo de alimentação e conecte-o ao Wi-Fi.
  4. Toque em Ajustes > Geral > Atualização de Software.
  5. Toque em Baixar e Instalar.
  6. Para atualizar agora, toque em Instalar. Você também pode escolher instalar mais tarde ou pedir para ser lembrado depois. Se você tocar em Instalar Esta Noite, conecte o dispositivo a um cabo de alimentação à noite, e seu dispositivo será atualizado automaticamente até a manhã seguinte.
  7. Se solicitado, digite sua senha.
Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados