Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de abril de 2022

Horário de treinamento: cada um tem o seu

Escolher o horário certo para realizar o treino é fundamental para que você tenha melhores resultados.

Imagem: kieferpix/iStock

Saí para correr às cinco horas da manhã e cheguei à academia às seis para realizar meu treino de membros inferiores. Isabelle, uma aluna que raramente vejo pela manhã na academia, me viu suado e disse:

"André, eu sempre treino na hora do almoço e hoje, como não daria para vir, precisei vir mais cedo. Queria conseguir treinar sempre pela manhã, mas não consigo render. É muito ruim não treinar pela manhã?"

Comecei dizendo para Isabelle que ruim é não treinar, visto que a inatividade física é um fator de risco para muitos problemas de saúde e que, independente do horário, a atividade física proporciona muitos benefícios para a saúde. Não existe um melhor horário para treinar.

Leia também: O tempo de intervalo é essencial para a musculação

É importante que a pessoa treine no horário que ela possa e queira. O treino precisa ser realizado num momento em que a pessoa esteja animada, com disposição e que consiga realizar a sessão com volume e intensidade que possam gerar as adaptações fisiológicas. Existe um melhor momento para cada um de nós. 

Cada pessoa é única

Muitas vezes vejo pessoas se arrastando na academia e claramente percebo que aquele ali não parece ser um bom horário para ela. Cabe uma reflexão sobre outras possibilidades de horário de treinamento para que a atividade física seja realizada da melhor maneira possível. Alguns alunos particulares que tenho apresentam rendimento completamente diferentes em horários distintos e procuramos sempre combinar as aulas em horários que sabemos que o rendimento não será prejudicado.

Expliquei para Isabelle que testar treinar em outros horários é interessante, pois descobertas podem acontecer e a pessoa não fica “presa’’ num horário. Muitas pessoas treinam pela manhã e dizem que o dia rende, que passam o dia dispostas etc e ao mesmo tempo pessoas que treinam a noite dizem que descarregam no treino o estresse do trabalho etc. Portanto, cada pessoa tem suas necessidades. 

A atividade física proporciona inúmeros benefícios à saúde e promove vida, disposição, animação, alegria e cada sessão de treinamento distancia a pessoas de muitas coisas ruins: tristeza, depressão, ansiedade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, cansaço e por aí vai. Independente do horário, os benefícios irão ocorrer. 

Isabelle entendeu as explicações e ficou aliviada ao perceber que treinar na hora do almoço não representava erro algum. Errado é não treinar. O dia tem 24 horas. É preciso que a pessoa encontre um momento para chamar de seu e sem celular, rede social, trabalho, filho, cachorro, etc. 

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados