Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de maio de 2021

Juliana Paiva conta ter se reinventado para gravar desfecho de novela

Atriz não deu spoilers sobre final de "Salve-se Quem Puder", mas compartilhou algumas mudanças que foram feitas no set para gravação em meio à pandemia

Imagem: João Miguel Junior/ Rede Globo

No ar em “Salve-se Quem Puder”, mas com todas as suas cenas já gravadas, Juliana Paiva, que não deu spoiler sobre o desfecho da personagem Luna, bateu um papo com a coluna e contou que gravar a novela, em plena pandemia da Covid-19, foi um grande aprendizado.

Afinal, foram muitas trocas de máscaras, beijos em placa de acrílico e até na bolinha de tênis, tudo uma novidade no universo da atriz que teve que recorrer a esses procedimentos para conseguir gravar as cenas do folhetim com segurança. 

Leia também: Flávia Alessandra conta desafios de gravar novela em meio à pandemia

Reinvenções dentro e fora da tela

Atriz Juliana Paiva Salve-se quem puder
Imagem: João Miguel Junior/ Rede Globo

“A gente teve que se reinventar na forma de trabalhar durante este período da pandemia. As adaptações foram feitas para manter a segurança em cena. Coisas como distanciamento entre os atores, o uso de máscara o tempo inteiro – só a tirava para gravar – e um camarim só para mim. Cada um tinha o seu. Aliás, no meu camarim eu colocava uma música que já me ajudava a entrar no universo da personagem. Como era eu quem fazia o meu cabelo e a minha maquiagem, colocava música durante esse processo e ficava batendo texto. Isso era ótimo… O interessante é que a gente não perdeu a qualidade da novela por conta desses novos protocolos de segurança. Apenas tivemos que saber lidar com essa nova forma de trabalhar”, explica Juliana Paiva. 

No entanto, algo bem difícil durante as gravações foi manter uma relação afetiva na TV, sem ter tanto contato físico. A solução encontrada foi a de caprichar mais no olhar, nos gestos em cena, tudo para trazer ao ar um carinho mais forte entre as personagens. 

“A gente está falando de um produto brasileiro e nós temos essa questão do abraço, do beijo sempre, somos calorosos! Mas não poderíamos colocar dessa forma nas gravações a todo instante. Então, tivemos que lidar com essa nova realidade, mas sem perder as pontes afetivas. Continuamos contando a nossa história, porém, sem tanto afeto no sentido físico. Mas aumentamos esse afeto no olhar, no jeito de falar. Como atriz foi um desafio interessante”, explica.

E ainda diz: “Inclusive, acho que a segunda parte da novela está mais interessante que a primeira. Está com muita cena de ação, questões emocionais serão desenvolvidas e a Luna e Helena (Flávia Alessandra) vão ter o tão esperado encontro como mãe e filha. Estou na expectativa de assistir essa cena porque foi muito emocionante essa gravação, isso para todos os que estavam envolvidos nessa cena”, diz.  

Revigorante

Consciente do que acontece no mundo em relação à pandemia da Covid-19, Juliana Paiva conta que ter voltado a gravar a novela foi bom porque pôde rever amigos e ainda trouxe o desfecho da personagem na trama das 19 horas.   

“Voltar ao trabalho, no ano passado, fez muito bem para o meu psicológico. Nós, atores, precisamos colocar a arte em prática, precisamos estar em contato com a arte. Então, retornar ao trabalho e reencontrar os colegas, e ainda dar o merecido final feliz para a Luna, isso tudo foi incrível. E, ao mesmo tempo, tornou-se um processo diferente dos outros trabalhos porque a novela é uma obra aberta, é uma coisa viva. Mas dessa vez a segunda parte foi gravada como um filme, em que a gente só vai assistir o resultado final com todo mundo, junto dos telespectadores. Estou muito ansiosa”, finaliza Juliana Paiva.


Márcio Gomes
Márcio Gomes
O carioca Márcio Gomes é apaixonado pelo jornalismo, tanto que o escolheu como profissão. Passou por diversas redações, já foi correspondente estrangeiro dos títulos da Editora Impala de Portugal, e editor na revista deBORDO. Escreveu para várias publicações como Capricho, Manchete,Desfile, Todateen, Seleções, Agência Estado/Estadão e outros. Márcio é “assim ó” com as celebridades, e agora toda semana convida uma delas para contar seus segredos de saúde e beleza – aqueles que nós, pobres mortais, também podemos adotar.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados