Faça uma busca
Conheça seus direitos

Saiba a diferença entre MEI, EI e EIRELI e abra o seu negócio sozinho

Antes de abrir um negócio, ou se tornar um empresário formalmente, é importante se estruturar.

Escrito por:

Samasse Leal

Redator
mei
AndreyPopov/iStock
Publicado em: Última atualização:

Quer trabalhar por conta própria? Abrir o seu negócio sem depender de um sócio? Já sabe qual é a primeira decisão que você precisa tomar? Descubra aqui!

MEI, EI ou EIRELI?

Existem três formas de se tornar um empresário sozinho. Você pode se tornar um MEI, um EI ou uma EIRELI. E assim pode até mesmo abrir uma ME ou EPP. Sabe o que essas siglas significam? A gente te conta!

Dependendo da sua escolha, mudam as suas obrigações, responsabilidades e a forma como você pagará os impostos. Conheça as principais diferenças entre essas três modalidades e escolha como você prefere fazer isso.

Antes de abrir um negócio, ou se tornar um empresário formalmente, é importante se estruturar. Conhecer as regras, obrigações legais e tributárias da atividade que pretende exercer é o primeiro passo. Pode ser necessário consultar a Viabilidade do seu negócio na Prefeitura antes de requerer a abertura do CNPJ. Precisa saber se pode sofrer fiscalização da Vigilância Sanitária ou outros órgãos fiscalizadores. O site do Sebrae possui diversos cursos e orientações. É interessante também consultar um contador, embora isso não seja obrigatório.

Aprendendo a se planejar

Para garantir o sucesso é importante se organizar.

  • Conhecer muito bem a atividade que vai exercer, seja a venda de um produto ou a prestação de um serviço.
  • Fazer um planejamento, que a maioria dos empreendedores chama de “plano de negócios”.
  • Planejar como irá captar seus clientes.
  • Conhecer a concorrência, sua localização e que preços ela pratica.

    Tudo isso para se encaixar no nicho de mercado. Além disso, outro ponto interessante é descobrir o que você pode oferecer a mais ou fazer diferente para atrair clientes.

    MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. O EI é o Empresário Individual e, finalmente, a EIRELI é a Empresário Individual de Responsabilidade Limitada. Já a ME é a identificação de Micro Empresa e EPP a identificação e Empresa de Pequeno Porte.

    Saiba mais sobre cada um deles nos slides abaixo: