Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de julho de 2021

O Facebook quer migrar do seu smartphone para os seus… Óculos!

Mark Zuckerberg volta a mencionar os planos do Facebook para lançar óculos inteligentes, com tecnologia de Realidade Aumentada, em parceria com Ray-Ban

Imagem: (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Se você tem mais ou menos a minha idade ou é mais velho, provavelmente começou a usar o Facebook no computador antes de passar a receber suas notificações a todo segundo pelo smartphone. A rede social, que já nos acompanha por mais de uma década, vem enfrentando diversas mudanças tecnológicas e pretende se manter relevante independentemente de seu suporte, isto é, do dispositivo usado para acessá-la.

Leia também: Um robô que faz unhas, outro que dá aulas — e os empregos, para onde vão?

Na verdade, a ideia é que, no futuro, você esteja imerso no Facebook — e isso deve começar com um dos mais aguardados lançamentos da empresa, seus óculos de Realidade Aumentada.

Durante uma conferência de resultados com acionistas na quinta-feira (29), Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, confirmou que a chegada dos óculos inteligentes da companhia está próxima.

O projeto é relativamente antigo — os primeiros rumores surgiram há alguns anos —, mas em 2021 a empresa vem promovendo cada vez mais o tema em eventos com a imprensa (incluindo uma sessão dedicada a jornalistas da América Latina, há poucos meses) e, bem, agora com seu próprio CEO falando a respeito do assunto.

Óculos do Facebook são a “próxima plataforma computacional”

Os próximos óculos do Facebook serão lançados em parceria com a Ray-Ban. A big tech já tem produtos como o Oculus Quest, que é um headset de Realidade Virtual protuberante que parece saído de filmes de ficção científica dos anos 90.

Mas o próximo projeto é diferente — ele deve parecer mais convencional e, definitivamente, deve ser mais confortável para o uso prolongado.

Oculus Quest 2 é um headset de Realidade Virtual (Imagem: Divulgação/Facebook)

"Estamos vendo casos e usos convincentes de outras formas de entretenimento, assim como no trabalho, criatividade e fitness. Indo adiante, o próximo produto lançado serão os nossos óculos inteligentes da Ray-Ban em parceria com a EssilorLuxottica. Os óculos têm a sua forma icônica e deixarão vocês fazerem coisas bem legais", disse Zuckerberg a acionistas.

“Brincando” com Realidade Aumentada

Você pode até não ter reparado, mas o Facebook já brinca com Realidade Aumentada diante dos nossos olhos, com os filtros de aplicativos como o Instagram. Por trás dessa imensa variedade de efeitos que divertem bilhões de usuários, há uma plataforma e profissionais sendo capacitados para o futuro da computação.

A ideia é que muito do que vemos hoje, com filtros e recursos semelhantes, se torne algo intrínseco ao nosso dia a dia — sendo usado para compras, em esportes, de forma mais ampla em games, na telemedicina, no entretenimento e muito mais.

Quando tudo isso chega? Ainda é um mistério. Mas meu palpite é que pode estar mais perto do que você imagina.

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close