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Publicado em: 14 de janeiro de 2021

O perigo de fazer diferente (e sem saber o que é!)

Você sempre procura treinar além do seu limite? Entenda por que isso não está certo.

Imagem: Marina Bakush/iStock

Estava na academia fazendo meu treino de musculação. De repente, Carla me abordou: “Professor, o que você sente quando toma pré-treino?” Respondi: “Nada, porque nunca tomei. Na verdade, meu pré-treino é uma boa noite de sono e um bom café da manhã.”

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Carla ouve e no final diz: “Nossa, fui tomar uma coisa diferente hoje e estou me sentindo mal, com calafrios, tontura, formigamento e sentindo meu coração disparado.”

Perguntei o que ela tinha tomado e, para minha surpresa, ela disse: “Nem sei. Era um produto que estava ali na recepção, e como não dormi bem tomei logo dois copos para conseguir treinar pesado.”

Minutos depois, Carla interrompeu seu treino e foi embora passando mal.

Vejo situações como essa acontecerem com muita frequência na academia. Pessoas que acham que tem de sempre treinar no limite, que não aceitam o corpo cansado, que recorrem a fatores externos para treinarem e muitas vezes colocam sua saúde em risco.

Tomar ou não tomar suplementos? 

Todo e qualquer suplemento deve ser prescrito por um profissional e deve fazer uso aquele que apresenta uma real necessidade (como uma carência nutricional, por exemplo) e não se deve (NUNCA) fazer uso de alguma coisa que não se tenha pleno conhecimento do que se trata. 

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O rendimento/a performance (a meta de alcançar os resultados) dependem de muitos fatores, e a ciência aponta a equação “TREINO + ALIMENTAÇÃO + DESCANSO” como essencial. Não se deve treinar sempre no limite.

É preciso ouvir o corpo e sentir-se cansado, é preciso adaptar o treino (fazer com menos intensidade, por exemplo) e não recorrer a fatores desconhecidos. Ninguém ficará menos forte ou menos resistente se descansar um dia.

No caso de Carla, ela correu riscos desnecessários, tendo apresentado quadro de taquicardia. Também pode haver alterações na pressão arterial, desidratação, desmaios e danos cardiovasculares.  

Há diversas evidências científicas apontando muitos alimentos que estimulam o sistema nervoso central e podem contribuir para a tal motivação a mais que as pessoas tanto procuram.

Café é um dos principais, e é ótimo para o sistema cardiovascular. É importante que a pessoa reflita sobre seus hábitos alimentares, se não tem treinado sempre no limite e se seu corpo não precisa de um descanso. Já trabalhei com atletas de alto rendimento e ate hoje falo sempre com meus alunos: descanso também é treino.

A importância do descanso

Muitas pessoas não sabem, mas os benefícios da atividade física ocorrem nos dias de descanso (nos momentos de recuperação), portanto descansar o corpo é fundamental.

O problema não está em treinar todos os dias (conheço muitas pessoas que realizam atividade física diariamente e não apresentam problemas), mas sim em estar sempre treinando com alta intensidade e/ou não respeitar o descanso que os músculos precisam. Um exemplo clássico são as séries de musculação: se treinou peitoral hoje, não treinará peitoral amanhã. 

Tão importante quanto treinar é descansar. É preciso treinar hoje tendo a plena consciência de que amanhã também é dia de treino. 

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

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