Sextou! E se você não vê a hora de relaxar, preparar a pipoca e escolher um bom filme para assistir no seu tempo livre, eu trago uma novidade que pode melhorar ainda mais o seu final de semana. O Google anunciou há poucos dias um recurso que pretende facilitar a busca por séries e filmes para assistir online. A novidade promete ajudar os indecisos de plantão – especialmente aqueles que, como eu, são assinantes de mais de um serviço de streaming, e acabam sofrendo na hora de escolher qual deles usar.

Agora, ao digitar termos como “filmes de ficção” ou “séries sobre vampiros” na barra de pesquisa do Google, ou ditar esses termos utilizando a busca por voz, o usuário encontra várias sugestões de títulos para assistir em diversas plataformas, como o YouTube ou a Netflix. A partir daí basta um toque (ou clique) para assistir, alugar ou comprar o conteúdo. A função está disponível tanto para a versão mobile quanto para desktop.


Leia também: Distanciamento social: ferramenta do Google mostra área segura pelo celular


O que assistir? Google tem novo recurso para ajudar na busca de séries e filmes. (Imagem: Divulgação)

As recomendações que você recebe na seção “O que assistir” são baseadas em alguns fatores, como o que há de popular nos produtos do Google e na Web, bem como em lançamentos nos seus serviços de streaming favoritos.

Se você estiver logado na sua conta Google, as sugestões tendem a ficar mais inteligentes e personalizadas, já que também podem usar informações sobre seu histórico de buscas, filmes/séries que você classificou ou trailers que assistiu no YouTube.

Lista de interesses

Além do catálogo de filmes e séries, o serviço de buscas também conta com uma área na qual você pode armazenar os títulos que deseja ver posteriormente. Para selecionar programas, basta tocar sobre o de sua escolha e, depois, em “Lista de interesses”.

A ideia é que você não perca de vista um conteúdo que tenha chamado a atenção enquanto estava assistindo a outro programa, formando assim uma fila de programas que gostaria assistir. É possível revisitar a lista sempre que quiser, bem como editar seu conteúdo quando for necessário, para remover ou adicionar novos títulos.

Provedores

Você pode definir quais são os seus serviços de assinatura na seção “Provedores”, que é acessada a partir da mesma página em que as sugestões de filme são exibidas. Apesar de o Google afirmar que pretende facilitar a busca por títulos em “sua plataforma preferida”, é válido mencionar que nem todas as plataformas populares estão integradas ao serviço (ao menos neste início).

Em testes realizados na semana do lançamento do novo recurso, apenas os serviços da Netflix e do Globoplay – além, é claro, do YouTube e Google Play Filmes – estavam disponíveis como opções de provedores. Desse modo, assinantes de plataformas como Amazon Prime Video, Apple TV+ e HBO Go acabam ficando desassistidos.

É possível que o Google ainda esteja trabalhando para integrar os demais serviços, portanto vale esperar um pouco para ver se a novidade se tornará mais abrangente (e útil).

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é autora no Tecnoblog.