Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de abril de 2022

Os diferentes tipos de atividade física se complementam

É ótimo praticar algum tipo de exercício físico, melhor ainda é praticar mais de um!

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Durante seus 40 anos de vida, Fabiana não tinha o hábito de praticar alguma atividade física. Com a pandemia da Covid-19, ela ficou bastante assustada e percebeu que muitas doenças – como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares – podem ser evitadas.

Assim, há cerca de um ano, Fabiana começou a andar de bicicleta três vezes por semana. Obviamente, sua saúde melhorou. Ela se sentia mais disposta e alguns exames melhoraram. Em suma, a bicicleta passou a ser sua melhor amiga. Porém era preciso orientá-la sobre algumas questões.

Sempre é possível melhorar

Leia também: Horário de treinamento: cada um tem o seu

Andar de bicicleta é uma atividade aeróbia que promove muitos benefícios fisiológicos. Porém, apresenta algumas limitações como: falta de impacto – essencial para o fortalecimento ósseo e prevenção a osteoporose – e pouca exigência de força da musculatura –  sobretudo do tronco e dos membros superiores. 

Conhecendo Fabiana e sabendo que seria possível para ela realizar outra tipo de exercício em, pelo menos, mais dois dias na semana, dei a ela algumas dicas e orientações.

Um tipo de atividade física basta?

Costumo dizer que não existe um tipo de atividade física que seja melhor do que outra – claro que, dependendo dos objetivos, histórico e momento presente da pessoa um determinado tipo será mais indicado –, mas sim, que os diferentes tipos são complementares. Os benefícios de um somados aos de outro irão acarretar em inúmeros vantagens, promovendo a saúde e o bem estar. 

Fabiana estava praticando uma atividade aeróbia e seria interessante que adicionasse em sua rotina exercícios de força. Sendo assim, ficou combinado que eu elaboraria um programa que ela pudesse fazer em casa. Ela  não gosta muito de academia, a alternativa foi elaborar um programa que ela pudesse realizar dentro de seu domicílio. 

Combinamos  data, horário e valor. Fabiana me prometeu que teria disciplina e faria o treino em três dias na semana. Desta forma, sua semana de treino seria linda: três dias de atividade aeróbia e três dias de treino de força. Certamente, seu condicionamento daria um salto e ela estaria cada vez mais saudável.

Resultados positivos

Dito e feito. Dois meses depois, voltei à sua casa de para alterar seu programa. Ela estava com mais massa muscular, menos gordura e seu rendimento na bicicleta havia sido aprimorado. Obviamente, seu organismo estava ainda mais saudável.

O caso de Fabiana é muito comum entre as pessoas. Há muita gente que faz “somente’’ um tipo de atividade física e deixa de se beneficiar de outras formas. Portanto, ainda que faça regularmente um tipo de atividade física – corrida, natação, musculação etc. – pense em outras alternativas para que os benefícios sejam maximizados. 

Gostou dessa matéria? Então leia também sobre os intermináveis benefícios da atividade física. Aproveite e siga a gente no Instagram e Facebook para mais conteúdos engraçados!

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados