Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de janeiro de 2021

Projeto verão: todo cuidado é pouco

O personal André Messias explica que a busca pela boa forma nesta estação deve respeitar os limites corporais e priorizar a regularidade do treino

Imagem: dusanpetkovic/iStock

“Quais são seus objetivos com o treinamento?” Essa foi a pergunta que fiz a Bruno, quando ele me procurou na academia interessado em ter aulas particulares comigo. Sempre faço essa pergunta quando vou iniciar um programa com um aluno novo.

“Quero ficar sarado para o verão! Podemos treinar todos os dias e vou tomar umas coisinhas para ficar forte”, ele respondeu. 

Leia mais: o perigo de fazer diferente (e sem saber o que é!)

Falei para ele que já estávamos no verão e que os objetivos não são alcançados assim tão rapidamente (Bruno estava muito acima do peso e não realizava qualquer tipo de atividade física há 2 anos!)

Fiz questão de lhe explicar que a obsessão pela estética muitas vezes não caminha lado a lado com a saúde e que deveríamos pensar em etapas. Bruno não ficou muito satisfeito, mas fechamos um acordo e começamos um programa.

Por causa do famoso "projeto verão" muitas pessoas deixam de ouvir o próprio corpo

projeto verão
O projeto verão deve estar de acordo com a saúde. (Imagem: Mladen Zivkovic/iStock)

Com a chegada do verão, as academias costumam ficar mais cheias e surgem muitas pessoas querendo resultados imediatos. E para isso, não poupam estratégias: não respeitam seus limites, tomam substâncias proibidas e que fazem mal à saúde, não respeitam o descanso e sobrecarregam seus corpos.

Como professor de Educação Física e atuando em academias há mais de 10 anos, todo ano vejo que essa cena se repete: pessoas que não realizam atividade física o ano inteiro e chegam buscando resultados imediatos.

É preciso que as pessoas entendam que os resultados decorrentes da prática de atividade física não ocorrem de forma imediata e que é extremamente importante que cada um respeite seus limites e vá aumentando a intensidade, frequência e duração com o tempo.

Costumo dizer que o corpo é o maior guia: ele vai dizendo que consegue mais. Por isso, é preciso ouvi-lo. Se o corpo der sinais de cansaço, não é para recorrer a produtos que alegam que irão gerar mais força, mais disposição, mais isso e aquilo. Descanso também é treino. 

É importante manter a regularidade

exercicios fisicos
Inclua em seu projeto verão um programa de condicionamento. (Imagem: jacoblund/iStock)

De nada adianta a pessoa treinar somente em períodos curtos (como por exemplo, faltando 1 mês pro verão, e depois cair novamente no sedentarismo).

É essencial manter uma regularidade, pensar primeiro na saúde (vale lembrar que a prática regular de atividade física proporciona inúmeros benefícios à saúde, prevenindo muitas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, osteoporose e diversos tipos de câncer) e certamente os resultados estéticos irão aparecer.

Não é errado a pessoa querer ficar mais forte, reduzir seu percentual de gordura, se achar mais bonito ao se olhar no espelho. O risco é quando isso vira uma obsessão e a pessoa coloca sua saúde em risco.

Voltando ao caso de Bruno, ele está treinando comigo há 15 dias e seu condicionamento está melhorando. Bruno perdeu um pouco de gordura, teve ganho de massa muscular, reduziu algumas medidas e esqueceu (pelo menos por enquanto) o “projeto verão”.

Alegou estar se sentindo melhor, com mais disposição no dia dia e algumas dores sumiram. Bruno disse que pretende continuar fazendo as aulas e que espera chegar em forma e saudável no próximo verão. 

É como dizem por aí: o projeto verão é conquistado nas outras estações. E em primeiro lugar, pense sempre na sua saúde. O corpo é consequência de como o tratamos e cuidamos durante todo o ano.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close