Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de janeiro de 2022

Smartphone sem câmera? Tudo em nome da privacidade

Você compraria um celular sem câmeras atualmente? Essa é a proposta da fabricante Benco, com o V80s.

Imagem:

A indústria mobile trilhou uma longa jornada desde os primeiros celulares até os smartphones mais avançados — modelos mais potentes do que muitos computadores, com sistemas mais inteligentes e câmeras incríveis. Mas você trocaria algum desses atributos por um pouquinho mais de privacidade?

Leia também: Um chip que guarda o passaporte da vacina sob a pele

Essa é a proposta do Benco V80s, um smartphone sem câmeras e sem GPS, que promete dar um conforto para usuários que temem a “vigilância” de big techs.

Sem selfies, sem GPS

O Benco V80s foi lançado na quarta-feira (12) e promete “alta segurança”. Olhando de frente, quase não dá pra notar a diferença dele para um celular comum. Mas os mais observadores podem reparar que não há nenhuma câmera no espaço comumente chamado de “notch” (aquele belo topete em forma de V na parte superior da tela).

A ideia parece legal para você? Imagine só: é o fim das selfies para redes sociais. Mas também não dá para tirar uma foto rápida para registrar algo curioso que você viu na rua. Nem para usar o Google Lens para obter mais informações sobre um lugar, ou traduzir rapidamente um texto. Complicado.

Benco V80s (Imagem: Divulgação/Benco)

Para levar a privacidade a outro nível, o Benco V80s não vai ajudar muito quando você estiver precisando de direções para dirigir ou caminhar em uma área desconhecida. Sem GPS, você também vai ter problemas para rastrear corridas e colocá-las no seu aplicativo de monitoramento fitness.

O que dá para fazer, afinal?

Bem, todo o resto ainda é possível. O celular roda o Android 11 e você consegue acessar a internet — via Wi-Fi ou com redes até 4G. Para desbloqueio, o leitor de digitais na traseira vem com a promessa de reforçar a segurança.

No mais, o Benco V80s é um celular bastante “normal” — e bem básico. Ele tem tela IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+, o que significa que o preto é meio acinzentado e os contrastes não são os melhores. Além disso, é possível que em gráficos mais complexos, você perceba alguma pixelização.

O processador também não impressiona. Trata-se de um Unisoc SC9863A, presente em smartphones baratos da TCL e da Nokia, por exemplo. Há opções com memória RAM de 3 GB ou 4 GB e armazenamento de 32 GB ou 64 GB, com expansão via microSD. A bateria é um trunfo: são 5.000 mAh que devem proporcionar um dia inteiro longe das tomadas com folga — ainda mais sem câmeras e GPS para consumir energia.

Faz sentido?

O curioso modelo da Benco até tenta passar maior segurança — mas na minha visão, as restrições em construção não são o caminho. Ele não traz nenhum tipo de tecnologia diferenciada para controle de privacidade, apenas os recursos padrão do Android 11, que já têm a promessa de benefícios para qualquer smartphone (mesmo os com câmeras).

Pode ser que acalme o coração dos mais paranoicos preocupados? Pode, sim. Mas utilizar a tecnologia com segurança é melhor do que sermos simplesmente privados dela, não acha?

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close