Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de dezembro de 2021

Viajar não é motivo para não treinar

Mesmo estando longe de casa, é possível continuar praticando exercícios físicos

Imagem: IakovKalinin/iStock

Gabrielle me abordou na academia para dizer que estava preocupada: teria uma viagem a fazer em suas férias e como gosta muito de treinar, estava pensando no que poderia fazer nas duas semanas que estaria fora de casa. Fomos, então, conversar. 

Sempre há um jeito de treinar

Leia também: Um susto que gerou mudanças no estilo de vida

Perguntei onde ela ficaria — casa, pousada, hotel etc. —  e ela me disse que seria na casa de uma amiga. Depois, perguntei como era essa casa, se havia espaço e algum material que poderia ser usado. Gabrielle me deu as explicações e elaborei um programa para que ela fizesse na casa de sua amiga.

É importante dizer que, ainda que a pessoa não tenha material, é possível realizar muitos exercícios “somente” com o corpo, como: flexões, agachamentos, abdominais, caminhar, correr, saltar etc. Claro que sempre dentro de suas limitações e considerando seus objetivos.

Gabrielle adora treinar e sempre a vejo na academia. Certamente, ela iria fazer o programa e ainda que não tivesse os mesmos recursos, seria possível minimizar as perdas. Assim como na vida, na prática de atividades físicas sempre podemos encontrar uma forma de reduzir os prejuízos. Minimizar os danos é preciso.

Em época de fim de ano, é muito comum muitas pessoas viajarem e isso pode representar uma redução da prática de atividade física. Devem ser realizados todos os esforços possíveis para que toda e qualquer pessoa se mantenha ativa, sobretudo num período em que é normal comer um pouco mais — quem é que não abusa um pouco nas festas de fim de  ano?

É preciso planejar e priorizar

As férias e as viagens que costumam acompanhá-las podem representar uma oportunidade ímpar para uma pessoa reorganizar sua agenda e inserir a atividade física em sua rotina. Que tal começar a caminhar, correr ou ainda pegar aqueles pesinhos guardados que você comprou há anos e ir em busca de mais força e massa muscular?

Tudo é uma questão de organização, planejamento e escolhas. Um dia tem 1440 minutos. Reserve um tempo para praticar atividade física e promover a saúde física, mental e social. Os dias rendem mais, são mais coloridos e certamente as férias serão melhores.

Muitas pessoas vão para hotéis que possuem ótimas academias. No caso de Gabrielle, ela não terá uma. Porém, vai utilizar os recursos que tem. É fundamental olhar para todas as direções possíveis e encontrar um caminho para que o corpo permaneça em movimento e o condicionamento não caia. 

Algo positivo e que costuma ocorrer com algumas pessoas em viagens é caminhar bastante. Isso é ótimo para a saúde visto que a caminhada é uma excelente atividade aeróbia e proporciona muitos benefícios fisiológicos.  Sendo assim, roupas confortáveis e um bom tênis não podem estar ausentes numa mala de viagem.

Quando a pessoa tem sua saúde como prioridade, sempre encontrará uma forma de manter-se ativa. Não importa se esteja em casa ou do outro lado do oceano. Devemos cuidar de nossa saúde em todo e qualquer lugar.

André Messias
André Messias
Doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública pela FioCruz, é mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia, o professor e personal trainer André Messias tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida. Ele acredita que as escolhas relacionadas ao estilo de vida, em especial à prática de exercícios físicos, são essenciais para nossa saúde física, mental e social. E que, portanto, cabe a todos nós uma reflexão de como estamos vivendo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close