Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de maio de 2021

Você usa senhas fracas? O Google quer mudar isso de uma vez por todas

Google apresenta novos recursos de privacidade e segurança para o Gerenciador de Senhas

Imagem: anyaberkut/iStock

Privacidade está “na moda” pelo pior motivo possível: a falta dela. Durante o Google I/O 2021, conferência da empresa voltada a desenvolvedores, uma série de medidas foram apresentadas com o objetivo de reforçar a privacidade de usuários na internet.

Entretanto, segundo o Google, por maior que seja o investimento em recursos avançados de privacidade, como criptografia de ponta a ponta e outras tecnologias, uma coisa bem simples pode botar tudo a perder: a sua senha.

Leia também: Como criar uma senha digital forte na internet

Sim, senhas fracas são um problema. Por isso, o Gerenciador de Senhas do Chrome está ficando mais completo, com integração melhor entre dispositivos Android e até iOS. A ideia é que você possa usar senhas realmente fortes (e o Google pode sugerir esses códigos) sem precisar se preocupar em memorizá-las, já que o próprio gerenciador faz isso por você.

Certo, mas o que há de novo?

O primeiro recurso é uma ferramenta que permitirá importar senhas de outros gerenciadores facilmente, assim você consegue reunir tudo em um único lugar, sem se preocupar com informações espalhadas em diversos apps.

Em segundo lugar, o Chrome e o Android estão ganhando maior integração, permitindo preencher senhas de forma rápida e segura em qualquer dispositivo, seja o seu computador, celular ou tablet.

Gerenciador de senhas permitirá maior segurança e praticidade para salvar senhas no celular (Imagem: marchmeena29/iStock)

Google vai avisar quando a sua senha for encontrada em vazamentos

Uma das principais novidades é o alerta automático que o Google vai enviar sempre que uma senha salva for encontrada em vazamentos de terceiros. Além de avisar ao usuário sobre o problema, será possível trocar a senha rapidamente com apenas dois cliques/toques.

A mudança deve ser suportada pela maioria dos sites – espera-se que o Google aprimore a funcionalidade com o passar do tempo. Atualmente, a novidade está disponível para usuários dos Estados Unidos, com previsão de chegada para as demais localidades nas próximas semanas.

Ana Marques
Ana Marques
Jornalista formada pela UFRJ, Ana é entusiasta de tecnologia, dos dispositivos móveis e da inteligência artificial, mas também defensora das relações humanas e das conexões feitas por meio de encontros. Sua relação com a cobertura tecnológica teve início em 2016, no TechTudo, ainda como estagiária. Em 2018, passou a integrar a equipe de Conteúdo do comparador Zoom.com.br, onde foi editora de Mobile (Celulares, Tablets e Wearables) & Eletrônicos até agosto de 2020. Atualmente é editora-assistente de Notícias no Tecnoblog, o maior veículo independente de Tecnologia do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close