Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de maio de 2021

Covid-19: entenda o motivo de paralisação de vacinação de grávidas

Aplicação da vacina AstraZeneca contra Covid-19 foi suspensa no Brasil; gestantes devem procurar imunizantes alternativos.

Imagem: Marina Demidiuk/iStock

A Anvisa suspendeu o uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz em grávidas devido ao óbito de uma gestante após a aplicação do imunizante contra Covid-19.

Apesar de ainda não ter sido comprovada a causa da complicação que levou a mulher de 35 anos ao acidente vascular cerebral (AVC), a indicação é que grávidas procurem vacinas alternativas até que a investigação seja concluída.

Leia também: 8 dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19 respondidas

O Ministério da Saúde também mudou o planejamento de imunização. Agora, apenas grávidas com comorbidades devem ser vacinadas, e os imunizantes indicados são CoronaVac e Pfizer.

Por que a vacina AstraZeneca não é recomendada para gestantes?

Apesar de não haver ainda comprovação sobre a causa da morte, uma mulher grávida, de 35 anos, foi a óbito devido a um AVC hemorrágico após tomar a vacina AstraZeneca.

Segundo a AstraZeneca, “mulheres que estavam grávidas ou amamentando foram excluídas dos estudos clínicos" da vacina, o que é “uma precaução usual” neste tipo de ensaio. Além disso, a bula do imunizante não recomenda o uso em gestantes.

Vacina AstraZeneca (Imagem: Jair Ferreira Belafacce/iStock)
Vacina AstraZeneca (Imagem: Jair Ferreira Belafacce/iStock)

Um dos efeitos adversos da vacina é a ocorrência de trombose, ainda que esses casos sejam considerados extremamente raros, com uma característica particular: uma queda no número de plaquetas.

Naturalmente, a gestação aumenta o risco de trombose clássica (com aumento no número de plaquetas, o que leva a um risco maior de coágulos). A condição se dá especialmente em membros inferiores, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo. A aplicação da vacina durante a gravidez pode, portanto, aumentar o risco desse tipo de complicação.

Já tomei a primeira dose de AstraZeneca. Devo procurar ajuda médica?

Segundo a página oficial da vacina AstraZeneca, devem procurar um atendimento médico apenas os indivíduos vacinados que após 4 ou mais dias apresentarem:

  • Dores de cabeças fortes ou persistentes com visão turva, que não respondem a analgésicos simples;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Inchaço nas pernas;
  • Dor abdominal persistente;
  • Sintomas ou sinais neurológicos (como confusão ou convulsões);
  • Hematomas e/ou manchas vermelhas ou marrons incomuns na pele.

Quem já foi imunizado há mais de 15 dias e não apresentou reações, não tem motivos para se preocupar.

AstraZeneca em Grávidas: devo tomar a segunda dose?

Não. Por enquanto, a aplicação de AstraZeneca em grávidas está suspensa. A decisão pode ser alterada posteriormente, após a conclusão da investigação que está sendo conduzida pelo Ministério da Saúde para concluir se houve relação entre a vacina e a morte da gestante de 35 anos, grávida de 23 semanas, no Rio de Janeiro.

Tenho histórico de AVC ou trombose. O que fazer?

É importante salientar que a vacina AstraZeneca é considerada segura pela Anvisa e que pessoas que não se encontram durante o período de gestação devem tomá-la, quando chegar a sua vez no calendário de vacinação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e o Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva Neurológica da ABN, “mesmo com os relatos dos eventos extremamente raros de trombose, não há nenhuma contraindicação formal à vacinação contra a COVID-19 em indivíduos com o histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou TVC”. 

Ainda assim, recomenda-se que pacientes com algum histórico de doenças ou condições médicas com maior risco de trombose devem procurar orientação médica para discussão conjunta sobre os riscos.

Com informações: AstraZeneca, Gov.UK e Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close