É melhor ser cauteloso. O que é era uma tarefa semanal ou quinzenal de ir ao mercado e riscar os itens de sua lista de compras tem se tornado algo similar a entrar em uma zona de guerra: botar uma máscara, luvas descartáveis e se manter a dois metros de distância dos outros clientes.

O que você pode fazer para proteger a si mesmo e aqueles que você ama desse inimigo invisível quando precisa ir ao mercado? Assim como a Covid-19, as dúvidas em torno dessa nova doença respiratória também se propagam pelo mundo.

Mas afinal de contas, é seguro fazer compras em um mercado? 

Os dias de andar livremente pelo supermercado, sem se preocupar com nada, acabaram. Em vez disso, caixas e outros empregados dos mercados são louvados como heróis nas linhas de frente de defesa. Durante a pandemia de Covid-19, o recomendado é permanecer em casa e evitar aglomerações. Para impedir um potencial aumento de transmissão do vírus.

Uma boa opção, quando possível, são os pedidos de compras delivery. Pode ser que haja horas de espera, mas essa opção é definitivamente melhor do que sair.

Higienizar seu carrinho de compras, evitar tocar o rosto e levar luvas descartáveis ao caixa. Essas são apenas algumas medidas que você pode tomar para evitar germes enquanto faz compras.

E se você é mais velho ou possui alguma condição de saúde preexistente talvez seja melhor evitar o mercado ao máximo.

Veja mais: você faz parte do grupo de risco do novo coronavírus?

As pessoas mais velhas e aquelas com alguma condição de saúde pré-existente, o recomendável é mesmo usar o serviço de entregas do mercado.

Suas compras são seguras?

Às vezes, pedir delivery pode não ser possível e a ida ao mercado é inadiál. Não há evidência que mostre a transmissão do novo coronavírus em alimentos ou pacotes de alimentos, segundo a Administração de Alimentos e Drogas (FDA), nos Estados Unidos.

“Nós não acreditamos que haja necessidade de conduzir um teste ambiental em setores de alimentos para o vírus que causa a Covid-19″, resume a FDA seu website. Em vez disso, recomendam: “limpar e higienizar as superfícies é uma maneira melhor de usar os recursos do que testar para ver se o vírus está presente”.

Como desinfetar suas compras?

Ser um pouco mais cuidadoso não faz mal a ninguém, não é mesmo? Você pode usar panos umedecidos com álcool 70% para desinfetar vidros e latas, limpar as superfícies do que você tocou e sempre lavar as mãos. Lavar as mãos é tão importante que você acaba prevenindo outras 15 doenças só com essa simples atitude! 

Publicado originalmente na Rd.com.