Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de março de 2021

10 filmes para repensar o uso de redes sociais e novas tecnologias

O uso de redes sociais faz parte do nosso dia a dia, mas é importante parar para refletir sobre possíveis consequências negativas em nossas vidas.

Imagem: Imagem: Prateek Katyal/Pexels

Ver os stories de um/a crush, postar status no WhatsApp, rir de um meme no Twitter… todas essas ações fazem parte do nosso dia desde o surgimento das redes sociais.

No entanto, nem sempre esse uso se resume à diversão. Na era dos cancelamentos, é cada vez mais importante buscar um uso ético e responsável das redes sociais e refletir sobre o papel delas em nossas vidas.

Confira abaixo nossa lista com 10 filmes para refletir sobre o uso das redes sociais e suas consequências, tanto positivas quanto negativas:

1. O Dilema das Redes (2020)

cartaz do documentário o dilema das redes
Imagem: Reprodução/Divulgação

O Dilema das Redes é um documentário dramático norte-americano dirigido por Jeff Orlowski e escrito por Orlowski, Davis Coombe e Vickie Curtis. Ele narra como as redes sociais são criadas com um design que visa justamente a criar um vício oara vender mais propaganda para o usuário. Também é discutida a manipulação das redes para seu uso na política e para disseminação de teorias de conspiração.

2. Ingrid Vai Para o Oeste (2017)

cena do filme Ingrid Vai Para o Oeste
Imagem: Reprodução/Divulgação

Ingrid Vai Para o Oeste é uma comédia dramática norte-americana de 2017 dirigida por Matt Spicer e escrito por Spicer e David Branson Smith. O filme é estrelado por Aubrey Plaza e Elizabeth Olsen e segue uma jovem que se muda para Los Angeles em um esforço para fazer amizade com uma mulher que ela idealiza a partir de seu Instagram.

3. A Rede Social (2010)

cena do filme a rede social (2010)
Imagem: Reprodução/Divulgação

A Rede Social é um filme biográfico norte-americano de 2010 dirigido por David Fincher e escrito por Aaron Sorkin. Ele retrata a fundação do site de rede social Facebook e os processos judiciais resultantes desta empreitada, levantando questionamentos importantes referentes a limites éticos do uso das redes.

4. O Império de Memes (2018)

documentário o império das memes
Imagem: Reprodução/Divulgação

O Império de Memes (2018) é um documentário americano de 2018 que explora o estilo de vida e a jornada de quatro influenciadores das redes sociais. Foi escrito e dirigido por Bert Marcus com a produtora Bert Marcus Productions.

5. Privacidade Hackeada (2019)

documentário privacidade hackeada
Imagem: Reprodução/Divulgação

Privacidade Hackeada é um documentário de 2019 sobre o escândalo de dados do Facebook – Cambridge Analytica, produzido e dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer.

6. Audrie & Daisy (2016)

pôster do documentário audrie e daisy
Imagem: Reprodução/Divulgação

Audrie & Daisy é um documentário americano de 2016 sobre dois casos de estupro de adolescentes americanas, Audrie Pott, de Saratoga, Califórnia, e Daisy Coleman de Maryville, Missouri. Na época das agressões sexuais, Pott tinha 15 e Coleman tinha 14 anos. Após as agressões, as vítimas e suas famílias foram submetidas a abusos e cyberbullying.

7. O Círculo (2017)

cena do filme o círculo
Imagem: Reprodução/Divulgação

A funcionária de uma companhia tecnológica (Emma Watson) vive um dilema moral ao se envolver em um projeto que deixa vulneráveis os limites de privacidade de usuários.

8. Ferrugem (2018)

cena do filme brasileiro ferrugem
Imagem: Reprodução/Divulgação

O único filme nacional da nossa lista, Ferrugem narra a história de Tati, que adora compartilhar sua vida nas redes sociais. No entanto, ela precisa aprender a lidar com as consequências negativas da velocidade das redes quando um vídeo privado seu é divulgado no grupo de WhatsApp de sua turma do colégio.

9. Sujeito a termos e condições (2013)

poster de divulgação do filme sujeito a termos e condições
Imagem: Reprodução/Divulgação

O documentário, dirigido por Cullen Hoback, investiga o acesso do governo e das grandes corporações aos dados de usuários da internet, por meio de bancos de dados disponibilizados assim que o indivíduo aceita um termo de uso.

10. Depois de Lúcia (2012)

cena do filme depois de lúcia
Imagem: Reprodução/Divulgação

O filme mexicano narra a história de Alejandra, uma adolescente de Puerto Vallarta, muda-se para a Cidade do México para começar uma nova vida com o pai após a morte de sua mãe. No entanto, um acontecimento negativo potencializado pelas redes sociais muda sua vida para sempre.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados