10 livros infantis para falar sobre perda e luto com crianças

Gostaria de falar sobre luto com seu filho mas não sabe como fazer? Confira nossa lista com 10 livros para te ajudar nesta tarefa.

Letícia Taets | 10 de Abril de 2021 às 17:00

- Maël BALLAND/Pexels

A morte é algo natural no ciclo da vida. No entanto, muitas famílias se perguntam como discutir o tema com as crianças de uma forma que elas compreendam e como trabalhar o luto.

Para ajudar a lidar com essa questão tão delicada, acreditamos que a literatura seja uma grande fonte de ajuda nesses momentos e que a leitura deve ser incentivada desde a infância. Além disso, ler com crianças é uma forma excelente de formar laços e criar memórias com elas. Assistir a filmes juntos sobre o assunto também é uma boa pedida.

Assim, separamos aqui 10 livros para que você possa ler com as crianças da sua vida e ajudá-las a acolher e elaborar a dor da perda e do luto. Confira:

1. A Coisa Brutamontes

O livro da autora Renata Penzani é cheio de questionamentos e interrogações do personagem principal. Algumas delas são justamente sobre a morte, a perda e para onde vamos após o fim da vida.

2. Harvey – Como me tornei invisível

Após a morte do pai, o menino Harvey precisa aprender a lidar com seus sentimentos, dúvidas e questões sobre a morte e a vida. Escrito por Hervé Bouchard, ilustrado por Janice Nadeau e traduzido por Luciano Vieira Machado.

3. O coração e a garrafa

Após um acontecimento inesperado em sua vida, uma menina decide guardar seu coração em uma garrafa para não sofrer nunca mais. Um livro lúdico sobre a importância de acolher os sentimentos de dor pela perda de alguém querido. Escrito por Oliver Jeffers e traduzido por Tatiana Maciel.

4. Onde está você

Escrito a partir da experiência da própria autora Dulce Rangel com o luto, Onde está você fala sobre perdas, saudades e a importância de acolher os próprios sentimentos após perder alguém querido. Ilustrado por Maria Diva Tardivo.

5. Pode chorar, coração, mas fique inteiro

Pode chorar, coração, mas fique inteiro fala sobre a morte de forma lúdica, inteligente e gentil, de maneira a incentivar uma reflexão nas crianças acerca do fim da vida. Escrito por Glenn Ringtved, traduzido por Caetano Galindo e ilustrado por Charlotte Pardi.

6. Íris - Uma despedida

Do dia para a noite, a família de Íris descobre que ela está gravemente doente e precisará fazer um tratamento para tentar sobreviver. Pelos olhos de sua irmã mais nova, a progressão da doença e os sentimentos conflitantes sobre perda são tratados com delicadeza e ingenuidade. Escrito por Gudrun Mebs, traduzido por Daniel R. Bonomo e ilustrado Beatriz Martín Vidal.

7. Menina Nina

Escrito e ilustrado por Ziraldo, Menina Nina discute questões como perda, luto e saudades de forma poética e com lindas ilustrações.

8. Ponte para Terabítia

Escrito por Katherine Paterson e traduzido por Ana Maria Machado, Ponte para Terabítia narra a amizade entre Jesse e Leslie, até que uma terrível fatalidade os separada.

9. O Meu Amigo Pintor

Escrito por Lygia Bojunga, este livro narra a história de um menino que perde seu melhor amigo, um pintor. Aos poucos, ele descobre nas obras de artes deixadas por ele a possibilidade de também expressar seus sentimentos.

10. A Dobradura do Samurai

Escrito por Ilan Brenman e ilustrado por Fernando Vilela, este livro lindamente ilustrado conta a história de Mitio Kazuo, que tenta salvar o pai muito doente dobrando mil tsurus, pois, de acordo com a lenda japonesa, quem o fizesse teria o desejo que quisesse realizado. Delicado, ele trata sobre a aceitação do fim da vida e da possibilidade de recomeços.