Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de junho de 2021

7 dicas para ajudar seu filho a ler mais

A leitura expande o mundo de fantasia das crianças. Desperte em seus filhos o prazer que a leitura proporciona!

Imagem: MariyaL/iStock

Os livros nos trazem informações, mas também entretenimento e benefícios. Aprender a ler e a escrever permite à criança enxergar o mundo de forma mais ampla, cheio de palavras, ideias e conceitos grandes, pequenos, nem sempre fáceis. Em uma variedade de histórias que ultrapassam as fantasias que até então ela havia criado em suas brincadeiras. Entenda mais sobre a importância da leitura e confira aqui uma série de dicas para ajudar seu filho a ler mais.

Quais livros ler?

Leia também: 35 livros infantis para dar de presente

Não são mais apenas príncipes e princesas que os pequenos encontram nas histórias infantis, e nem todas começam com era uma vez. Nunca se publicaram tantos livros especialmente para as crianças (de todas as idades), sobre os mais variados temas, como nos dias atuais. E nada substitui as atraentes e coloridas ilustrações em papel.

Listas das melhores publicações do ano podem ser encontradas em revistas especializadas. Mas experimente conferir as prateleiras das livrarias; é muito gostoso. Especialmente na companhia do seu filho. E permita que a criança escolha o que desperta seu interesse. Desenvolver o hábito de ler deve começar em casa.

Quando as histórias se tornam mais longas, há uma pequena dificuldade de despertar o interesse das crianças, pois, para elas, as narrativas parecem que não vão acabar nunca. Mas quando a criança descobre que uma boa história rende mais do que 48 páginas, e que podem despertar sua imaginação na mesma proporção, ela liga o botão da grande espera pelo que vem depois. Afinal, não dá para ler um livro maior de um fôlego só.

O prazer de ler para o filho algumas páginas à noite equivale a deixá-lo assistir à história em capítulos. Às vezes com suspense e tudo. Então, torna-se um prazer para ele também. Paradas estratégicas em um momento de virada aguça sua curiosidade para a grande aventura, e até parece que ele participa dela.

Como agir com o leitor iniciante?

Primeiramente, lemos para a criança, depois lemos junto com ela. Acima de tudo, não crie expectativas em relação à duração dessa fase – para algumas crianças, ela é bem longa. Tenha certeza de que um dia ela começará a ler sozinha.

A princípio, experimente ler o início de um clássico infantojuvenil, com o texto original e não uma adaptação. Em seguida, deixe-o de lado por um tempo, na mesinha de cabeceira da criança alfabetizada. É muito provável que ela não espere mais que ninguém leia para ela. Vai querer saber logo o que aconteceu com aquele personagem que no outro dia estava tentando escapar do perigo. E aí, a história será outra. Vai ser difícil largar o livro e ir dormir sem saber o que acontece depois. (Para não interferir nas horas de sono, negocie: só até terminar este capítulo.)

7 dicas para ajudar seu filho a ler

Saiba como ajudar seu filho a ler mais.
Ler para seus filhos na hora de dormir é uma saudável rotina. (Imagem: Rawpixel/iStock)

1. Leia junto com seu filho

Como dito acima, leia para a criança, depois leia com ela. São raros os casos em que uma criança pegará um livro e lerá por conta própria sem um estímulo prévio. Em um primeiro momento, dependendo da idade, ela ainda não saberá ler ou estará em processo de alfabetização, e é justamente nessa fase que o estímulo dos pais é mais importante.

Sendo assim, não espere que seu filho peça que você leia para ele, tome a iniciativa. Além disso, converse com a criança sobre o que foi lido, deixe que ela expresse suas opiniões e veja o que ela absorveu. Após alguns dias, peça a ela que reconte a história, a fim de estimular a memória e a criatividade.

2. Procure livros com rimas

As rimas fazem com que a leitura se torne ritmada e mais atraentes para as crianças, em especial para as mais novinhas. Além disso, o ritmo ajuda qualquer um, grande ou pequeno, a aprender. Quem lembra das musiquinhas aprendidas nas aulas do ensino fundamental para gravar a matéria? Assim, os pequenos podem adquirir novas habilidades linguísticas por meio desse tipo de leitura.

3. Faça leitura em movimento

Incentive a leitura além das páginas dos livros. Mostre ao seu filho que ler é um hábito cotidiano e que se faz presente em todos os lugares. Ajude-o a ler em movimento, nos outdoors, placas de trânsito e cartazes nas ruas. Dessa forma, criando o hábito de ler textos curtos no dia a dia e contribuindo para o processo de alfabetização, a criança se tornará mais disposta a ler livros. Para saber mais como você pode ajudar no processo de alfabetização do seu filho, veja a nossa matéria com 5 dicas de como os pais podem ajudar na alfabetização do filho!

4. Deixe-o ler o que ele gosta

É importante para a criança descobrir o prazer da leitura.
É importante dar à criança certo nível de autonomia na hora de escolher o que ler. (Imagem: DjelicS/iStock)

Cada pessoa possui seus próprio gosto e preferências. Quando se trata de crianças e leitura não é diferente. Não adianta forçar seu pequeno a ler algo que agrada você mas não ele, isso apenas fará com que ele associe a leitura a algo ruim. Sendo assim, preste atenção aos livros que seu filho mais gostou e tente oferecer outros que seguem o mesmo estilo. Isso não quer dizer que você não possa apresentar a ele obras diferentes. Muito pelo contrário! Apenas tenha cuidado para não forçar a barra, fazendo com que a criança perca o interesse nos livros.

5. Tenha livros variados disponíveis

Muitos adultos dizem que não gostam de ler quando, na verdade, mal tiveram contato com livros ao longo de suas vidas. O que ocorre é que muitos leem um clássico na época de escola, não gostam e acham que não gostam de ler. Ou, então, leem um gênero específico, têm uma experiência desagradável e não tentam ler algo diferente. Para que isso não aconteça com seu filho, mostre a ele como livros podem ser diversos, lendo um pouco de tudo. No entanto, lembre-se do tópico anterior e tente equilibrar leituras que ele já gosta com algumas novas e diferentes.

6. Estimule por meio do exemplo

É muito provável que seu filho se torne um leitor ávido se você também for um. As crianças aprendem melhor por meio do exemplo, pois é mais fácil para elas reproduzir o que observam do que seguir uma lição dada. Por isso, é muito importante que as crianças vejam seus tutores lendo para que possam ter maior interesse na leitura.

7. Compre livros de presente

O que não faltam no mercado são opções de obras para todas as idades. Assim, é recomendado que, desde antes da alfabetização, a criança já tenha convívio com os livros. Livros feitos de plástico ou madeira, somente com figuras ou textos curtos, para bebês de 6 meses ou crianças de 6 anos… as opções são infinitas. Além disso, dando livros de presente, você estará ensinando à criança que aquele é um objeto de valor. Desse modo, desde pequena ela aprenderá a dar valor às obras literárias.

Ensinar o alfabeto brincando é mais divertido!
Aproveite e garanta o 1º kit com 60% de DESCONTO e FRETE GRÁTIS!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados