Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de abril de 2022

10 brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa

A Páscoa está chegando e você quer se divertir com as crianças da família? Confira nossas sugestões.

Imagem: cottonbro/Pexels

A Páscoa chegou e você está sem ideias de como entreter as crianças? Nós temos algumas dicas de atividades e brincadeiras para fazer com as crianças nessa Páscoa. Além da tradicional caça aos ovos de Páscoa e do famoso chococulto, trouxemos outras brincadeiras também podem tornar o feriado um momento muito divertido para toda a família. Confira agora 10 brincadeiras bem legais para fazer sem precisar sair de casa!

1. Caça aos ovos de Páscoa

caça aos ovos
Com esta brincadeira, a diversão é garantida. (shironosov/iStock)

Esta é a brincadeira mais tradicional a ser feita na Páscoa. Além de divertida, ela é muito simples de ser feita. Para isso, esconda os ovos de Páscoa comprados para as crianças enquanto elas não estejam vendo. A melhor opção é fazer isso enquanto elas estejam dormindo, assim, quando elas acordarem, a diversão começa!

2. Siga as pegadas

pegadas de coelho
Use sua criatividade na hora de esconder os chocolates. (Firn/iStock)

Esta é uma alternativa para a tradicional caça aos ovos. Para colocá-la em prática, em vez de simplesmente esconder os ovos e deixar as crianças procurá-los, você deve espalhar pegadas de coelho pela casa ou pelo quintal. . Você pode comprar as pegadas em uma papelaria ou fazê-las você mesmo em casa. Essa é uma boa brincadeira para crianças pequenas, pois é mais fácil do que a caça aos ovos.

3. Leia livros infantis de Páscoa

criança lendo livro infantil
Ler é muito importante para crianças. (Imagem: mentatdgt/Pexels)

Reúna as crianças e descanse com um bom livro, especialmente se a Páscoa cair em um dia chuvoso este ano. Se não tiver livros sobre a Páscoa, é possível encontrar audiolivros disponíveis no YouTube e em plataformas de streaming.

Leia também: 6 dicas para incentivar a leitura das crianças

4. Plantar flores

mulher replantando flores em vaso novo. atividade de páscoa
As crianças vão amar mexer na terra! (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

A Páscoa simboliza o renascimento, então que dia melhor para plantar algumas flores com as crianças da família? O outono é uma boa estação para plantio na maioria das regiões, mas você pode fazer isso dentro de casa em qualquer época do ano ou comprar flores e colocá-las em vasos dentro de casa.

5. Crie artesanatos de Páscoa

crianças pintando ovos coloridos para a Páscoa
Deixe a imaginação fluir com as decorações! (Imagem: cottonbro/iStock)

Deixe as crianças encarregadas de fazer uma decoração adorável para sua mesa de Páscoa. Podem ser divertidas orelhas de coelho ou gorros de Páscoa criativos para todos os seus convidados usarem! Você também pode pintar e decorar de diversas formas os ovos, como na imagem acima.

6. Corrida do ovo

corrida do ovo. atividade para a páscoa
Não esqueça de cozinhar os ovos antes da brincadeira! (Imagem: patronestaff/iStock)

Se tiver um espaço amplo ou tiver a oportunidade de ficar ao ar livre, experimente essa brincadeira típica de festa junina! Você só vai precisar de ovos (cozidos fazem menos sujeira) e colheres de metal ou de madeira para cada participante. A corrida pode ser individual ou estilo revezamento.

7. Jogos de adivinhação do pote

pote de doces para brincadeira de páscoa
Jogos de adivinhação podem ser divertidos e engraçados. (Imagem: flagenstaff/iStock)

Aqui está um jogo divertido para todas as idades! Basta encher um frasco com jujubas e outros doces e pedir a cada membro da família para adivinhar quantos doces foram colocados no pote. O vencedor (o mais próximo sem ultrapassar) leva tudo!

8. Pintar o rosto

menina pintando o rosto da mãe de coelhinho da Páscoa
Entre na brincadeira, deixe seus filhos pintarem seu rosto! (klebercordeiro/iStock)

Qual é a criança que não gostaria de um passe livre para brincar com tinta? A grande verdade é que os pequenos adoram uma bagunça. Aproveite, então, para fazer em sua casa uma oficina de pintura, para que as crianças possa ter seus rostos pintados. Para que a "bagunça" seja ordenada, um adulto pode ficar responsável por pintar as crianças.

9. Amigo oculto de Páscoa

amigo oculto de páscoa
Todo mundo sai ganhando nesse jogo! (Vergani_Fotografia/iStock)

Que tal fazer o tão famoso chococulto? Ele segue as mesmas regras do amigo oculto normal, porém, na Páscoa. Vocês podem tirar os papeizinhos antes ou no dia da Páscoa. Caso escolha essa opção, cada familiar deve comprar uma barra de chocolate, caixa de bombom ou pequeno ovo de Páscoa. No dia, cada um dá e recebe de volta um presente. O bom dessa brincadeira é que toda a família pode participar.

10. Desafio da cenoura

menina com cenoura
Um truque para fazer as crianças se alimentarem bem! (Sasiistock/iStock)

Essa é uma maneira de distrair as crianças e também fazê-las se alimentar bem. Para essa brincadeira, corte uma cenoura em rodelas e coloque uma na testa de cada criança. Quando o mediador disser "já" todas as crianças devem encontrar uma forma de comer a rodela de cenoura, sem colocar as mãos nela.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados