Faça uma busca
Cultura & Lazer

Conheça o autor Neil Gaiman e a origem de Sandman

Um clássico das HQs, Sandman teve sua adaptação muito aguardada, agora finalmente lançada pela Netflix. Saiba mais sobre Neil Gaiman e sua obra-prima.

Escrito por:

Brunna Cassales

Redator
Descubra mais sobre Sandman e Neil Gaiman.
Publicado em: Última atualização:

O britânico Neil Gaiman é um dos escritores mais populares da atualidade, possui uma verdadeira legião de fãs. Autor de romances, contos, quadrinhos e obras de não ficção, foi alçado ao sucesso mundial com a série Sandman. Mais tarde, seguiu ganhando cada vez mais notoriedade e prestígio com seus diversos livros de ficção adulta e juvenil.

Leia também: Sandman: novidades sobre a série da Netflix que teve aclamação imediata

Saiba mais sobre Neil Gaiman e suas principais obras

Além de Sandman, adaptada em uma série de sucesso da Netflix, ele também escreveu os amados Coraline e Stardust, adaptados para o cinema nos anos 2000. Confira a seguir outras de suas obras bastante conhecidas que ganharam adaptações:

Por seu trabalho muito elogiado por crítica e público, Neil Gaiman foi homenageado com importantes prêmios internacionais. Entre eles, estão as Medalhas Newbery e Carnegie. Suas histórias também foram premiados com Hugos, Nebulas, World Fantasy Award, Bram Stoker Awards, Locus Awards, British SF Awards, British Fantasy Awards, Geffens, Mythopoeic Awards e muitos outros.

De acordo com seu site oficial, “o público de ficção científica e fantasia formam uma parte substancial da base de fãs de Gaiman, e ele usa continuamente as mídias sociais para se comunicar com os leitores. Em 2001, Gaiman se tornou um dos primeiros escritores a estabelecer um blog, que agora tem mais de um milhão de leitores regulares. Ganhou a categoria Twitter no primeiro Author Blog Awards, e seu romance adulto Deuses Americanos foi a primeira seleção para o clube do livro One Book, One Twitter (1b1t).”

Descubra o universo fascinante de Sandman

Escrita entre 1989 e 1996, Sandman conta a história de Morpheus, o Sonho. Ele faz parte dos Perpétuos, grupo de seres antropomórficos cujas manifestações são comuns a todos. São eles: Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero, Delírio e Sonho. A narrativa mistura mitologias modernas e fantasia sombria, acrescentando elementos modernos, históricos e míticos.

O protagonista controla e tem o poder de acessar todos os sonhos não só da humanidade, mas de todas as criaturas capazes de sonhar. Dessa forma, ele é o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra para onde vamos surante sono. Quando uma ordem mística tenta capturar sua irmã, a Morte, acabam levando o próprio Morfeus. Assustados com o feito, os membros da ordem o mantém em cativeiro. Isso dá início a uma época em que o Perpétuo fica preso por décadas, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A série aborda sua libertação e como consegue se adaptar depois de tantos anos de ausência. Assim, nos apresenta sua jornada e proporciona um mergulho da mitologia dos Perpétuos.

Um marco da cultura pop, Sandman se distingue como a melhor série do selo Vertigo, além de ser uma das obras mais revolucionárias e inovadoras dos quadrinhos contemporâneos. Também já foi considerada uma das séries mais artisticamente ambiciosas dos quadrinhos. É descrita como uma história inesquecível sobre as forças que existem além da vida e da morte, que conecta mitologias antigas, folclore e contos de fadas. Tudo com sua visão singular numa narrativa sem precedentes.

Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Pinterest para ficar por dentro das novidades!