Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de dezembro de 2021

13 curiosidades sobre jogos de tabuleiro

Você sabia que esses jogam foram criados há milênios? Conheça esse e outros fatos

Imagem: vadimguzhva/iStock

Se você pensa que jogo é coisa de criança, pense novamente. Ao longo dos anos, os diferentes tipos de jogos de tabuleiro têm sido jogados por pessoas das mais diversas idades. Além disso, Banco Imobiliário, Candyland, Detetive e muitos outros são populares em inúmeros países. Você gosta desses jogos? Que tal conhecer algumas curiosidades sobre eles?

1. Temos jogos de tabuleiros há milênios

Leia também: Jogos e passatempos desafiantes e divertidos

Xadrez, damas, gamão e go têm origens na Antiguidade. O rei Tut foi sepultado com vários conjuntos do jogo egípcio chamado senet. Ajax e Aquiles aparecem curvados sobre um tabuleiro em centenas de peças de cerâmica grega. E considera-se que o povo axante, de Gana, criou um jogo de tabuleiro chamado wari, também conhecido como mancala.

2. Só no século 19 os jogos de tabuleiro começaram a ser vendidos comercialmente

O primeiro, Mansion of Happiness (mansão da felicidade), surgiu na Inglaterra em 1800. A “mansão” era o céu, e os jogadores competiam para chegar lá primeiro. Décadas depois, Milton Bradley o reelaborou, transformando-o no Jogo da Vida, no Brasil. Foi o único jogo de tabuleiro em que Bradley trabalhou pessoalmente.

3. Detetive remonta à Índia antiga

O parcheesi, popular nos EUA, tem raízes na Índia antiga, onde se chamava parchisi, da palavra híndi que significa “vinte e cinco”, maior valor possível numa única jogada dos dados. Os britânicos o chamaram de Ludo, “eu jogo” em latim. Em 1943, quando desenvolveu seu jogo de tabuleiro de solução de um crime, o inglês Anthony E. Pratt o chamou de Cluedo, trocadilho que junta clue (pista) e ludo. (No Brasil, o jogo se chama Detetive.)

4. Cada país possui sua versão de alguns jogos

Nas versões internacionais de Detetive, o elenco colorido fica bem diferente da versão americana. O Professor Plum virou Professor Black no Brasil e Dr. Orange na Espanha. Mr. Green vira Sr. Marinho no Brasil e Chefe Alface no Chile. Mrs. Peacock é Dona Violeta no Brasil e Sra. Violeta na França; na Suíça, é capitão Blue, um homem.

5. Jogos de tabuleiro já inspiraram filmes...

Há Os sete suspeitos, de 1985, o filme de fantasia Dungeons & Dragons de 2000, e o filme de ação Battleship – A Batalha dos Mares, de 2012. Até o filme de horror Ouija, de 2014, tecnicamente se baseia num jogo, pois o tabuleiro Ouija foi patenteado como brinquedo. A Hasbro ainda o vende como “jogo para a família”.

6. …e programas de TV

Leia também: Quebra-cabeças para desafiar a família

Pelo menos um jogo de tabuleiro foi adaptado como programa de TV, embora seu criador fosse um cineasta famoso. Albert Lamorisse, que escreveu e dirigiu o detentor do Oscar O balão vermelho, de 1956, também criou um jogo de tabuleiro chamado La Conquête du Monde (“a conquista do mundo”). Parker Brothers comprou o jogo e o rebatizou de Risco.

7. O sucesso de Palavras Cruzadas não foi imediato

Alfred Butts, outro inventor de jogos, chamou sua criação de Lexiko, depois Criss Cross Words (“palavras cruzadas”) e acabou se decidindo por Scrabble, palavra que significa “agarrar-se em alguma coisa”. O jogo levou anos para virar um sucesso, e no Brasil se chamou Palavras Cruzadas. Hoje, é encontrado em três de cada cinco lares americanos.

8. Um jogo já foi parar no tribunal

Foi durante um jogo de Palavras Cruzadas que Chris Haney e Scott Abbott tiveram a ideia de seu jogo Trivial Pursuit. O sucesso provocou anos de uma batalha jurídica com um enciclopedista que afirmava que Haney tirou as perguntas de seus livros, algo que Haney admitiu ter feito. No fim, um tribunal federal americano decidiu que não é possível furtar conhecimentos gerais e encerrou o processo. Na década de 1980, o Trivial Pursuit vendeu mais do que Monopoly (Banco Imobiliário no Brasil) e gerou 800 milhões de dólares só em 1984.

itens de jogos de tabuleiro
Com o decorrer dos anos, mais e mais jogos foram sendo criados. (Imagem: Soniacri/iStock)

9. É possível ficar rico jogando jogos de tabuleiro

O campeão americano de Palavras Cruzadas ganha 10 mil dólares; o campeão mundial, o dobro. O norueguês Magnus Carlsen, campeão mundial de xadrez, ganha cerca de 750 mil dólares por ano jogando em torneios. Até o campeão mundial de Banco Imobiliário fica com dinheiro de verdade: 20.580 dólares, a quantia que vem no jogo padrão.

10. Banco Imobiliário tem uma curiosa origem

Charles Darrow, que vendeu o Banco Imobiliário aos Parker Brothers na década de 1930, costuma receber o crédito de sua criação. Mas foi Elizabeth Magie que, décadas antes, registrou a patente de The Landlord’s Game (“o jogo do senhorio”). Os jogadores compravam ferrovias, pagavam aluguel e, às vezes, acabavam na cadeia. Ironicamente, a meta de Magie com o jogo era mostrar os males de acumular riqueza fazendo os outros falirem.

11. Banco Imobiliário chegou até os países comunistas

Leia também: Jogos mentais para desafiar o cérebro

Fidel Castro proibiu o jogo em Cuba, e, embora Richard Nixon e Nikita Khruschov tivessem em 1959 seu “papinho na cozinha” numa feira comercial americana em Moscou, todas as caixas do jogo levadas para o evento foram furtadas. Mas um episódio ainda mais dramático da história do jogo ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Como na Alemanha os prisioneiros de guerra podiam ter jogos de tabuleiro, os soldados americanos escondiam mapas, bússolas e dinheiro em caixas de Banco Imobiliário para ajudar os colegas a fugir.

12. Jogos de tabuleiro estão estritamente ligados a guerra e doenças

Além da guerra, a doença é outro tema recorrente nos jogos: Operando, com seu eterno paciente sofredor; Candy Land (a terra dos doces), que Eleanor Abbott criou na epidemia de pólio da década de 1940 para as crianças em quarentena; e no País do Açúcar. Depois do surto de SARS em 2003, Matt Leacock sonhou com um jogo de tabuleiro cooperativo chamado Pandemic (“pandemia”).

13. Milhares de jogos são lançados todo ano

Como saber qual é o melhor? Um indicador confiável é Spiel des Jahres (“jogo do ano” em alemão), o prêmio de maior prestígio para jogos de tabuleiro. Entre os vencedores estão Catan – o Jogo, Dominion e Ticket to Ride. Se quiser apoiar candidatos a criadores de jogos, há centenas de projetos em sites de vaquinha virtual como Kickstarter. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close