Faça uma busca
|
Publicado em: 12 de julho de 2021

Dia Mundial do Rock: 13 artistas e bandas que você precisa conhecer

13 de julho é o Dia Mundial do Rock e pode ser uma ótima oportunidade para você conhecer novos artistas

Imagem: bernardbodo/iStock

A esta altura do campeonato, muita gente já sabe: dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Um dos estilos musicais mais populares de todos os tempos, o rock deu ao mundo verdadeiros heróis da música. 

Bandas como Led Zeppelin e Queen lotavam estádios; os solos de guitarra de nomes como Jimi Hendrix e Edward Van Halen fizerem muita gente pegar o instrumento e tentar imitar seus passos; e, além dos já citados, esse gênero já revelou inúmeros ícones da cultura pop, como Kurt Cobain, John Lennon, Chuck Berry, Slash, entre outros. 

Leia também: Woodstock – 50 anos! – Conheça algumas curiosidades sobre o festival

Mas não é só de clássicos que este estilo musical tão amado por tantos vive. Todos os dias tem um bando de garotos e garotas se juntando em garagens mundo afora, sonhando, um dia, serem como seus heróis. E com isso, bandas novas seguem surgindo e revitalizando o rock. 

E foi pensando nisso que preparamos esta publicação especial para comemorar o Dia Mundial do Rock. Fizemos uma curadoria caprichada com artistas e bandas não tão conhecidas do grande público brasileiro para provar que, não, o rock não morreu. Vem com a gente! 

Leia também: Como limpar violão e outros instrumentos musicais? Confira dicas 

13 bandas para você conhecer neste Dia Mundial do Rock

1 – Richie Kotzen

Os fãs de Richie Kotzen costumam defender uma coisa: esse cara não sabe fazer música ruim. E isso para um artista que tem mais de 20 álbuns em sua carreira solo não é pouca coisa mesmo. 

Considerado um dos melhores guitarristas da atualidade, Kotzen também é um cantor excepcional e um compositor de mão-cheia. Sua discografia é bem versátil, passeando pelo pop, soul, blues, jazz, mas tudo com um tempero roqueiro. E muito talento!

Além de seu trabalho solo, já tocou em bandas como Poison e Mr. Big. Hoje, é também guitarrista e vocalista do supergrupo The Winery Dogs e tem um projeto chamado Smith/Kotzen, em parceria com Adrian Smith, guitarrista da banda Iron Maiden. 

Apesar disso, Kotzen não é tão conhecido do grande público. Mesmo estando na lista dos guitarristas favoritos de muita gente, fazendo turnês mundiais uma atrás da outra, ele segue sendo um músico underground. Por isso que achamos que, neste Dia Mundial do Rock, vale a pena você dar uma chance a este músico incrível! 

2 – Eric Gales

É verdade que Eric Gales é muito lembrado como um músico de blues. Mas também é verdade que esse camarada faz um blues rock no melhor estilo de Jimi Hendrix. Aliás, muita gente diz que, se alguém se aproxima do guitarrista incomparável que Hendrix foi, esse alguém é Eric Gales. 

Gales teve uma carreira conturbada. Surgiu muito novo no mundo da música, é visto como um prodígio e celebrado por muitos. Mas caiu no mundo das drogas e isso deu uma atrapalhada na sua carreira. 

Felizmente, Gales deu a volta por cima. E, embora tendo saído do radar de muita gente, ele vem fazendo um trabalho maravilhoso e sendo descoberto e redescoberto por muita gente. 

Joe Bonamassa, um dos grandes nomes do blues da atualidade, disse que Gales é “um dos melhores, se não o melhor guitarrista do mundo”. 

Mark Tremonti, guitarrista da Alter Bridge e da Creed acha ele tão bom que “poderia ser o melhor guitarrista do mundo… é incrível”. E completa: “Ele é quem faz seu queixo cair. É muito inspirador, realmente aterrorizante”. 

Até Carlos Santana gosta do cara, dizendo que ele é “absolutamente incrível”. Acho que com esses testemunhos fica claro que vale dar uma chance ao Eric Gales, não é? 

3 – Ventre

O Ventre foi um excelente trio de músicos talentosos do Rio de Janeiro. Foi ou é. Apesar da pausa nas suas atividades, ainda há muita esperança de que a banda siga viva, mesmo que, no momento, os seus integrantes estejam envolvidos com outros projetos. 

Composta por Gabriel Ventura, na guitarra e vocais (ele toca com nomes como Lenine, Cícero e Duda Brack!), Hugo Noguchi, no baixo, e a excepcional Larissa Conforto, na bateria (ela atualmente tem um projeto musical que assina como Àiyé), o trio faz um som que parece uma mistura de Deftones, Jeff Buckley e Jimi Hendrix. Tudo isso com muita influência da música brasileira.

A banda é a prova de que o Brasil é um celeiro para músicos originais e talentosos, valendo muito conhecer e compartilhar com os amigos. 

4 – Gary Clark Jr.

Talvez o nome mais conhecido desta lista, Gary Clark Jr. é outro músico que mistura diversos gêneros musicais em seu trabalho. Embora converse muito mais com o blues, o seu repertório é repleto de músicas mais pesadas e cheias de fuzz. Vale à beça arrumar um espacinho para ele aqui. 

Admirado por músicos como Eric Clapton e Alicia Keys, já tocou com Beyoncé, John Mayer e Foo Fighters, por exemplo. 

Ganhando cada vez mais reconhecimento e sendo comparado a caras como Jimi Hendrix, Gary Clark Jr., não raro, é apontado como o salvador do blues. Exagero? Não sabemos. Mas não diriam isso à toa. 

5 – Lari Basilio

Lari Basilio é, sem dúvida alguma, uma das melhores guitarristas brasileiras (e mundiais) da contemporaneidade. O que esta mulher toca não é brincadeira! Tanto que os grandes guitarristas, como o quase extraterrestre Joe Satriani, gostam muito dela. 

Trabalhando como guitarrista de muitos músicos (recentemente ela tem tocado com Willow Smith, a filha do Will Smith e Jada Pinkett Smith), Basilio tem uma carreira solo incrível! 

Seus discos são, em maior parte, instrumentais, mas sempre recheados de um time de estrelas da música mundial, como Siedah Garrett, Greg Phillinganes, Vinnie Colaiuta e Nathan East. Também imperdível! 

6 – Menores Atos

A banda Menores Atos é um power trio carioca de rock alternativo. Formada pelos músicos Celso Lehnemann (baixo), Cyro Sampaio (guitarra e voz) e Ricardo Mello (bateria e voz), a banda faz um som pesado, mas bastante melódico e emotivo. 

Os caras são tão queridos, e acertam em cheio em suas músicas, que o público cantar a plenos pulmões em seus shows é praticamente uma regra. Sem dúvida alguma, um dos grandes grupos em atividade no Brasil atualmente. 

E, se você não conhecia, nada melhor do que o Dia Mundial do Rock para conhecer uma banda boa como essa, não é mesmo?

7 – Black Pumas

A Black Pumas é um duo formado pelo cantor Eric Burton e pelo guitarrista e produtor musical Adrian Quesada, que contam com uma banda de apoio de peso. 

Misturando rock, soul e R&B, muitas vezes sua música foi definida como uma espécie de soul psicodélico. A banda lançou, em 2019, seu excelente disco de estreia, que leva seu nome. Naquele ano, foram nomeados para o Grammy de melhor novo artista.

Em 2020, foram nomeados novamente, mas desta vez nas categorias álbum do ano, gravação do ano e melhor performance de “american roots”, pela faixa ‘Colors’. Uma das melhores pedidas para este Dia Mundial do Rock.

8 – Duda Brack 

Duda Brack é uma cantora de Porto Alegre que merece atenção pelo ótimo trabalho que vem fazendo. 

Além de um projeto ao lado de Charles Gavin, ex-baterista do Titãs, que lhe rendeu elogios de Ney Matogrosso, Duda lançou, em 2015, o seu disco de estreia, “É”, um álbum visceral de rock alternativo, com muita influência da música brasileira.

Duda é uma daquelas artistas talentosas para acompanhar de perto. 

9 – Skunk Anansie 

A Skunk Anansie é uma banda de rock alternativo britânica que foi formada em 1994 e que, apesar de ser bastante admirada, ainda é muito pouco conhecida do grande público brasileiro. 

Em 2001, o grupo chegou a se separar, mas não durou muito e seguem fazendo um ótimo trabalho. 

O grande destaque da banda é, sem dúvida, a sua vocalista, Deborah Dryer, também conhecida como Skin. Cantora talentosíssima, que sempre se entrega em performances caprichadíssimas. 

Se você é um dos que não conhecem a banda, que tal aproveitar o Dia Mundial do Rock e descobrir a maravilha que é a banda Skunk Anansie?

10 – Soen 

A banda Soen é um supergrupo de heavy metal sueco que nasceu como um projeto paralelo, mas logo se tornou prioridade para seus músicos. 

Com sonoridade bastante única, embora com forte influência de outras bandas, a Soen vem se consolidando como um dos grandes nomes do rock pesado contemporâneo. 

Unindo peso, melodia e boas letras em suas composições, a banda vem conquistando cada vez mais fãs com o passar dos anos. E você pode ser um desses fãs. 

11 – Nervosa

E, se você gosta de música pesada, chegamos ao momento desta lista em que as coisas não têm mais volta. Guitarras pesadíssimas, baterias violentas e vocais agressivos. 

Para começar, falaremos da Nervosa, banda brasileira de thrash metal, formada só por mulheres que vem conquistando o público por onde passa. 

Infelizmente, em 2020, a banda teve uma fase de reformulação e perdeu duas integrantes importantíssimas, colocando o futuro da banda em xeque. Entretanto, a guitarrista, Prika Amaral, reuniu um novo time de muito talento, e juntas gravaram um excelente álbum. 

Vale muito a pena aproveitar este Dia Mundial do Rock para conhecer uma excelente banda de rock pesado que nasceu no Brasil e hoje possui integrantes de diversos países.

12 – Crypta

A Crypta é a banda mais nova desta lista, mas conseguiu seu espaço aqui com muito louvor. Formada em 2020, pela excelente baixista e vocalista Fernanda Lira e pela ótima baterista Luana Dametto, ex-integrantes da Nervosa, a banda estreou, tomando o mundo de assalto. 

Juntaram-se às duas a mineira Tainá Bergamaschi e a holandesa Sonia Anubis, ambas formando uma das melhores duplas de guitarra da música pesada da atualidade. 

E quem esperava que a banda seguisse uma sonoridade parecida com a antiga banda das integrantes se enganou. A Crypta aposta num death metal brutal, técnico e, ainda assim, com muita melodia. Para quem gosta de música pesada, o disco de estreia da banda, “Echos of the Soul”, está imperdível. 

13 – Gojira

A Gojira é uma das maiores, se não a maior, banda de metal da atualidade. Unindo técnica, peso, ótimas letras e versatilidade, os músicos franceses vão ganhando um status cada vez maior e ultrapassando as barreiras do underground

Além do mais, os caras não escondem que foram influenciados pelo Sepultura, uma das maiores bandas brasileiras e uma das mais importantes da música pesada mundial.

Em 2021, eles lançaram o ótimo disco “Fortitude”, confirmando que a banda sabe se reinventar, mantendo-se relevante mesmo passados 20 anos do lançamento do seu primeiro disco. 

Esta é uma daquelas bandas para conhecer a discografia e ver tudo o que ela tem a oferecer. Que tal começar uma jornada musical neste Dia Mundial do Rock? 


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados