Se você gosta de saber da onde vieram as ideias para os seus filmes favoritos do ano, confira essa lista.
Adaptações literárias são grandes sucessos no mundo do cinema há anos. No entanto, a arte de criar um roteiro mais conciso, baseado em uma obra longa, não é um trabalho fácil. Ao adaptar um livro para o cinema, os cineastas precisam transformar a narrativa escrita em uma narrativa visual. Eles tomam decisões sobre como representar cenários, personagens, diálogos e ações de maneira que agrade ao público e conte uma história coerente.
Adaptações literárias variam em sua fidelidade ao material de origem. Algumas são extremamente fiéis, seguindo o livro quase palavra por palavra. Outras tomam liberdades criativas significativas para criar uma experiência cinematográfica única. Por isso, nem todo livro se traduz facilmente para o cinema. Alguns romances longos e complexos podem ser difíceis de adaptar em um filme de duas horas, o que pode resultar em mudanças substanciais na história. Se você gosta de conhecer mais sobre o mundo das adaptações saiba mais sobre os 7 livros que viraram filmes em 2023 que você não pode perder.
Leia também: 11 melhores livros de romance para ler em 2023
Quais são as adaptações literárias do ano?
Saiba mais sobre as melhores adaptações literárias do ano e anote na sua agenda para assitir.
Essa é uma adaptação de uma das obras mais famosas de Taylor Jenkins Reid. (Imagem: Reprodução/ Amores Verdadeiros)
Emma Blair casou com seu namorado do colegial, Jesse, quando tinha vinte anos. Juntos, eles construíram uma vida diferente das expectativas de seus pais e das pessoas de sua cidade natal, Massachusetts. Sem perder nenhuma oportunidade de viver novas aventuras, eles viajam o mundo todo, curtindo a vida ao máximo. Até que Jesse desaparece em um acidente de helicóptero.
Emma volta para sua cidade natal em uma tentativa de reconstruir a vida e, depois de anos de luto, reencontra um velho amigo, Sam, que lhe mostra ser, sim, possível se apaixonar novamente. E quando os dois ficam noivos? Emma sente que a vida lhe deu uma segunda chance de ser feliz. Pelo menos é o que parece ― até que Jesse é encontrado. Agora, com um marido e um noivo, Emma precisa descobrir quem ela é e o que quer, enquanto tenta proteger todos que ama.
Essa é a segunda adaptação da obra-prima de Alice Walker. (Imagem: reprodução/ A Cor Púrpura)
A cor púrpura, obra-prima de Alice Walker vencedora do Pulitzer é um dos mais importantes títulos de toda a história da literatura. Nele, conhecemos a história de Celie – por volta do período de 1900 a 1940 -, pobre, negra e praticamente analfabeta, no Sul dos Estados Unidos. Brutalizada desde a infância, a jovem foi estuprada pelo padrasto e depois forçada a se casar com Albert, um viúvo violento, pai de quatro filhos, que enxergava a esposa como empregada e lhe impunha sofrimentos físicos e morais rotineiramente.
Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura não se resume às lágrimas derramadas pelo leitor diante das perversidades aqui relatadas – e longe de serem apenas fruto da imaginação de Alice Walker. Por trás da triste história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais. Um livro que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade de determinadas questões.
3. Assassinos da Lua das Flores
Imagem: Reprodução
Assassinos da Lua das Flores é livro que deu origem ao filme de Martin Scorsese aclamado em Cannes e estrelado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Brendan Fraser, Jesse Plemons e Lily Gladstone. Trata-se de uma impressionante história real da primeira grande investigação de homicídios do FBI.
No filme somos apresentados aos Estados Unidos dos anos 1920, no qual as pessoas com maior renda per capita do mundo eram membros do povo indígena Osage, de Oklahoma. Até que, um a um, os Osage começaram a ser mortos. Com o aumento do número de vítimas, o recém-criado FBI assume o caso, e o jovem diretor, J. Edgar Hoover, convoca um antigo Ranger texano chamado Tom White para ajudá-lo. White reúne uma equipe secreta ― que inclui um agente indígena infiltrado na região ― e, junto com os Osage, expõe uma das conspirações mais assombrosas da história dos Estados Unidos.
A adaptação nacional está disponível na HBO Max. (imagem: reprodução/ Perdida)
Perdida é o título de estreia de Carina Rissi. O primeiro livro da série best-seller homônima que estabeleceu a autora como uma das escritoras mais queridas entre leitores de todas as idades. Neste livro conhecemos Sofia, que vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ligeiramente viciada em tecnologia, ela acredita que não saberia viver sem computador, celular e... microondas!
Mas ao acordar em um belo dia de Fevereiro a moça terá uma reviravolta em sua vida. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como voltar para casa - ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo e charmoso Ian Clarke, que aos poucos mexe com todos os seus sentidos e a faz agir cada vez mais de forma um pouco... desconexa.
5. Vermelho, Branco e Sangue Azul
A adaptação do livro adorado pelo BookTok pode ser encontrada no PrimeVideo. (reprodução/ Vermelho Branco e Sangue Azul)
Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?
Brie Larson é uma das estrelas dessa incrível adaptação. (imagem: reprodução/ Uma Questão de Química)
Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão muito igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam diariamente. Parecem todos determinados a ir às últimas consequências para atrapalhar sua carreira. Todos menos um: Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que vê Elizabeth além das aparências e a trata como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora.
7. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
O universo de Jogos Vorazes está de volta aos cinemas. (imagem: reprodução/ A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes)
É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele.
A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!