30 melhores filmes para crianças assistirem em família

Para uma sessão com personagens amados há gerações ou atuais e já aclamados filmes para crianças, nossa lista garantirá a diversão em família.

Redação | 2 de Outubro de 2022 às 10:00

monkeybusinessimages/iStock -

Muito além de um entretenimento que captura a atenção das crianças, bons filmes infantis criam memórias afetivas que podem acompanhá-las por toda a vida. Também passam ensinamentos importantes em suas narrativas repletas de aventura e fantasia. E ainda têm o poder de expandir a imaginação dos pequenos, algo imprescindível na doce fase da infância e na formação da capacidade criativa.

Por outro lado, os melhores filmes para crianças não se restringem apenas à apreciação delas, mas também a dos adultos. Por isso, assisti-los em família garante momentos únicos, emocionantes e cheios de diversão.

Leia também: 10 filmes do Disney+ para maratonar no fim de semana

30 melhores filmes para crianças assistirem em família

Já vai preparando a pipoca e reservando um espaço no sofá! Confira nossa lista com 23 dos melhores filmes para crianças assistirem em família!

1. Os Incríveis 2 (2018)

A Mulher Elástica entra em ação para salvar o dia, enquanto o Sr. Incrível enfrenta seu maior desafio até agora: cuidar dos problemas de seus três filhos. Disponível no Disney+.

2. As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005)

Durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial de Londres, quatro irmãos ingleses são enviados para uma casa de campo para ficar em segurança. Um dia, Lúcia encontra um guarda-roupa que a transporta para um país mágico chamado Nárnia. Depois de retornar, ela volta para lá com seus irmãos, Pedro e Edmundo, e sua irmã, Susana. E logo se juntam ao Leão Aslam na luta contra a Feiticeira Branca. Disponível no Disney+.

3. Turma da Mônica: Lições (2021)

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão se esquecem de fazer o dever de casa e resolvem fugir da escola. Mas nem tudo sai como o esperado, e os pais de Mônica decidem mudá-la de colégio. Mesmo fazendo novos amigos, a turminha sente saudade de estar sempre junta. Cebolinha então resolve bolar um plano infalível com Magali e Cascão para trazer a dona da rua de volta, mesmo que para isso precise recuperar o coelhinho Sansão para a amiga. Disponível no Amazon Prime Video.

4. Encanto (2021)

O filme conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional. Disponível no Disney+.

5. Matilda (1996)

Matilda é um conto de fadas moderno, uma história sobre uma menina extraordinária e brilhante que cresceu em meio a pais grosseiros. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, a menina fica sempre em casa ou na biblioteca, onde costuma ter sua imaginação estimulada. Quando ela descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull. Então Matilda precisa usar seu talento especial para proteger seus amigos e sua professora. Disponível para alugar no YouTube!

6. Procurando Dory (2016)

Um ano após ajudar Marlin a reencontrar seu filho Nemo, Dory consegue se lembrar da vida ao lado de sua amada família. Com saudades, decide fazer de tudo para reencontrá-los. Ela acaba esbarrando com amigos do passado e cai nas perigosas mãos dos humanos. Disponível no Disney+.

7. O Pequeno Stuart Little (1999)

Divirta-se com a família Little! O Sr. e a Sra. Little decidem adotar um garotinho adorável chamado Stuart, que tem a aparência de um ratinho. Mas seu filho mais velho, George, não se afeiçoa a ele como os pais. Stuart tenta conquistar seu irmão com atos muito engraçados de coragem e ousadia. Enquanto isso, o gato da família, Snowball, se envolve com uma gangue de felinos suspeitos que traçam um plano perverso para tirar Stuart de casa… Para sempre! Disponível na Netflix!

Gênero: Infantil/Comédia
Duração: 1h 24min
Classificação: Livre

8. As Aventuras de Paddington (2014)

Paddington foi criado em uma floresta do Peru pelos tios Pastuzo e Luzy, mas um terremoto acaba separando o trio. Depois da tragédia, o pequeno urso é enviado pela tia a Londres. Ele chega na estação de trem de Paddington, onde passa a procurar um explorador que visitou o Peru décadas atrás. Na estação, ele conhece a família Brown, que decide ajudá-lo a encontrar o tal explorador. Só que a vida em meio à civilização não é tão simples quanto parece. Disponível na Netflix!

9. Clifford – O Gigante Cão Vermelho (2021)

Emily ganha um cãozinho vermelho de um criador de animais mágicos. Quando ele cresce inesperadamente, a menina e seu tio começam uma aventura com o novo membro da família. Disponível para alugar no YouTube!

10. Pedro Coelho 2: O Fugitivo (2021)

Velhos truques… Novas travessuras! Bea, Thomas e os coelhos estão felizes em sua nova família improvisada, mas Pedro não consegue se encaixar. Assim, ele decide viver aventuras longe de casa e parte para conhecer o mundo. Disponível para alugar no YouTube!

11. O Retorno de Mary Poppins (2018)

Em uma Londres abalada pela Grande Depressão, Mary Poppins desce dos céus novamente com seu fiel amigo Jack para ajudar Michael e Jane Banks, agora adultos trabalhadores que sofreram uma grande perda. As crianças Annabel, Georgie e John vivem com os pais na mesma casa de 24 anos atrás. Elas precisam da babá enigmática e o acendedor de lampiões otimista para trazer alegria e magia de volta a suas vidas. Disponível no Disney+!

12. Sonic 2 – O Filme (2022)

O ouriço azul favorito do mundo retorna para uma aventura de outro nível! Quando o Dr. Robotnik volta à procura de uma esmeralda mística que tem o poder de destruir civilizações, Sonic precisa detê-lo. Por isso, ele se une a seu antigo parceiro, Tails, e parte em uma jornada para encontrar a joia antes que ela caia em mãos erradas. Disponível na Apple TV!

13. Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (2018)

Nesta emocionante aventura, o garotinho que embarcou em inúmeras aventuras no Bosque dos Cem Acres com seu bando de adoráveis e animados bichinhos de pelúcia cresceu e perdeu o rumo. Christopher Robin, agora um adulto, tenta ajudar o Ursinho Pooh a encontrar seus amigos Tigrão, Bisonho, Coruja, Leitão, Coelho e os outros. Uma vez que os encontra, o amável urso e sua turma viajam a Londres para ajudar Christopher a redescobrir a alegria da vida. Agora cabe aos seus amigos de infância fazê-lo recordar do garoto amável e brincalhão que ainda existe em seu interior. Disponível na Disney+!

14. Pokémon: Detetive Pikachu (2019)

Um jovem une forças com o detetive Pikachu para desvendar o mistério por trás do desaparecimento de seu pai. Perseguindo pistas pelas ruas de Ryme City, a dupla dinâmica logo descobre uma trama desonesta que representa uma ameaça ao universo Pokémon. Disponível no HBO Max!

Gênero: Infantil/Comédia
Duração: 1h 44min
Classificação: Livre

15. Divertida Mente (2015)

Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente. Disponível no Disney+!

16. Minions 2: A Origem de Gru (2022)

Nos anos 1970, o jovem Gru tenta entrar para um time de supervilões, mas a entrevista é desastrosa e ele e seus minions acabam fugindo do grupo de mal-feitores. Disponível no Telecine!

17. DC Liga dos Superpets (2022)

Krypto, o Supercão e Superman são melhores amigos e inseparáveis, compartilham os mesmos superpoderes e lutam contra o crime lado a lado em Metrópolis. No entanto, quando o Homem de Aço e o resto da Liga da Justiça são sequestrados, Krypto deve convencer um grupo desorganizado de animais a dominar seus próprios poderes recém-descobertos para uma missão de resgate. Disponível no HBO Max!

18. O Rei Leão (2019)

Live-action de um dos maiores clássicos da Disney. Traído e exilado de seu reino, o leãozinho Simba precisa descobrir como crescer e retomar seu destino como herdeiro real nas planícies da savana africana. Disponível no Disney+!

19. Cegonhas: A História Que Não Te Contaram (2016)

As cegonhas que entregavam bebês agora entregam pacotes. Mas quando o pedido para entregar um bebê é aprovado acidentalmente, Junior, a menor cegonha mensageira, e Tulipa, a única humana em toda a empresa, fazem o impossível para entregar o delicado pacote antes que seu chefe perceba o erro. Disponível no HBO Max!

20. D.P.A. 3: Uma aventura no fim do mundo (2021)

A aventura chegou ao fim do mundo! No terceiro filme dos Detetives do Prédio Azul, Pippo, Sol e Bento embarcam para o sul do planeta e encaram uma missão congelante em busca de um medalhão mágico. Para encontrar a cura para o porteiro Severino, que se transformou em um ser maligno, eles contam com a ajuda da feiticeira Berenice, dos Inspetores de la Casa Naranja e do mago Elergun. Disponível no Globoplay com Assinatura Premium Telecine!

21. SCOOBY! – O Filme (2020)

Descubra a origem épica do maior time de mistério da história. Scooby e sua turma encaram o seu maior e mais difícil mistério de todos os tempos: um plano maligno para liberar o cão fantasma, Cérbero, no mundo. Enquanto corre para impedir esse “apocãolipse” global, a turma descobre que Scooby tem um legado secreto e um destino épico maior do que qualquer um podia imaginar. Disponível no HBO Max!

22. Lightyear (2022)

Nesta aventura de ficção científica cheia de ação, conhecemos a origem definitiva de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo. O longa segue o lendário Space Ranger em uma aventura intergaláctica ao lado de um grupo de recrutas ambiciosos. Disponível na Disney+!

23. Tom & Jerry: O Filme (2021)

Uma das rivalidades mais amadas da história! Jerry se muda para o hotel mais rico de Nova Iorque, na véspera do casamento do século. É aí que a desesperada organizadora do evento contrata Tom para se livrar do rato. E a batalha entre gato e rato que se inicia ameaça destruir a sua carreira, o casamento e até mesmo o hotel. Mas logo um problema ainda maior surge: um diabólico funcionário começa a tramar contra os três. Disponível no HBO Max!

24. Zootopia (2016)

Em um metrópole de animais, a raposa Nick Wilde acaba sendo acusado de um crime injustamente e, para limpar sua barra, o canino precisará da ajuda de Judy Hopps, uma roedora interiorana que almejava ser a primeira coelha policial de Zootopia. Essa dupla nada convencional acaba embarcando em uma aventura repleta de emoções e descobrindo uma conspiração que põe em risco toda vida na cidade. Disponível no Disney+!

25. Gatos de Botas 2: O Último Pedido (2022)

Amante do perigo, o Gato de Botas acabou se colocando em risco mais vezes do que podia, pondo em cheque 8 de suas 9 vidas e, para continuar vivo, o felino deverá contar com a ajuda de uma antiga rival, Kitty Pata Mansa! Essa trama de tirar o fôlego gira em torno das aventuras da dupla para conquistar a Estrela dos Desejos, item místico capaz de conceder ao fofinho laranja um pedido pra lá de especial: restaurar suas nove vidar! Mas atenção, não se deixe enganar por esse rosto fofinho! Disponível no Telecine!

26.  Rio (2011)

Blue é uma arara-azul natural da cidade do Rio de Janeiro, mas capturado na floresta ainda na infância, acabou passando a vida toda em Minnesota, norte dos Estados Unidos. Devido ao risco de extinção da espécie, a última arara-azul macho deve voltar à Cidade Maravilhosa para acasalar com Jade, um pássaro livre que está longe de simpatizar com o estilo domesticado e interiorano de Blue. Porém, tudo muda quando a dupla é capturada por traficantes de animais e devem trabalhar juntos para fugir do perigo! Disponível no Disney+!

27. A Pequena Sereia (2023)

A Pequena Sereia de 2023 é um remake em live action do clássico da Disney. Ariel, interpretada por Halle Bailey, é apaixonada por aventura. A fim de descobrir a imensidão do mundo, a caçula do Rei Tritão acaba indo para a terra firme e apaixonando-se pelo príncipe Erich ao salvá-lo de um naufrágio. À procura de uma apromixação mais íntima do homem que a encantou, Ariel solicita ajuda a Úrsula, a Bruxa do Mar, para trocar sua voz por pernas e ir ao encontro de Eric, no entanto, a vida em terra firma e os conflitos com a família serão obstáculos enormes para Ariel. Disponível no Disney+!

28. Os Aventureiros: A Origem (2023)

Em uma trama repleta de aventuras perigosas e armadilhas maléficas, Luccas e os aventureiros entenderão que a coragem e a união são as respostas mais eficazes para conseguir fugir da dimensão da Cidade da Alegria e encontrar o cientista desaparecido Honório Flacksman. Disponível no Telecine!

29. Wall-E (2008)

Após destruir o planeta Terra, a humanidade decide por viver em uma nave e deixar robôs responsáveis pela limpeza do lugar. Porém, de todas as máquinas, Wall-E é a única que segue operando! Pequeno, enferrujado, mas persistente, a existência dele consiste em compactar o lixo que integra pilhas imensas do tamanho de arranha-céus. Certo dia, Walle-E é surpreendido pela chegada de um robo moderno, Eva, pela qual acaba de apaixonando. Disponível no Disney+!

30. Madagascar (2005)

Cansado de viver atrás das grades, a zebra Marty foge do zoológico que vive desde a infância e vai em busca da liberdade. Preocupados com o amigo, o leão Alex, a Girafa Melman e a hipopótamo Gloria vão atrás dele, porém, antes que pudessem pensar em retornar ao zoológico, são atingidos por dardos e enviados para África, onde precisam aprender a viver na realidade da savana! Disponível na Netflix!


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!