O que você sabe sobre economia doméstica e finanças pessoais?

Se você se interessa por economia doméstica e finanças pessoais está no caminho certo para ter uma vida com menos preocupações.

Samasse Leal | 3 de Janeiro de 2020 às 12:00

Doucefleur/iStock -

Se você se interessa por economia doméstica e finanças pessoais está no caminho certo para ter uma vida com menos preocupações. Pelo menos com relação ao dinheiro. Essas são duas vertentes da educação financeira essenciais para quem quer conquistar a independência. Afinal, quem é que não sonha em viver com conforto e ter qualidade de vida?

Entendendo esses dois conceitos você consegue ficar longe de dívidas e manter o orçamento organizado. Com isso consegue guardar dinheiro e investir. Esse é o caminho para a independência financeira.

Já comentamos algumas vezes aqui no site de Seleções que a organização é o segredo do sucesso. Quem realiza ações de economia doméstica e domina suas finanças pessoais sabe como elas ajudam na organização do dinheiro. E além disso, ajudam a tomar as melhores decisões em todos os campos da vida.    

Em poucas palavras, entenda a economia doméstica como: “saber administrar as necessidades da casa e da família com atitudes sustentáveis”. E finanças pessoais como: “saber administrar, planejar e usar bem a sua grana ou da sua família”.

O que é economia doméstica?

Quando falamos em atitudes como as listadas abaixo estamos falando de atitudes sustentáveis:

Essas são ações positivas de uma boa economia doméstica. Ela passa pela elaboração de um orçamento, que pode ser mensal e de um planejamento, em geral anual, da renda. Já existem até cursos universitários que formam profissionais no assunto. Eles são capazes, por exemplo, de fazer análises de custos e planejamentos financeiros familiares.

Saiba mais sobre algumas dessas atitudes pesquisando aqui no site. Encontre nas categorias Economia e Superdicas diversas sugestões de organização; tarefas faça você mesmo (DIY); atitudes sustentáveis e muito mais! Aproveite também as receitas culinárias maravilhosas para reunir família e amigos em casa e gastar menos em restaurantes. Algumas receitas, como as de biscoitos e bolos, são bem legais para fazer com as crianças. Boa oportunidade para garantir a diversão sem gastar em programas caros.

O que são finanças pessoais?

Quando falamos nos pontos listados abaixo, estamos falando de atitudes de boa administração e controle do seu dinheiro.

As finanças pessoais envolvem os ganhos e os gastos de uma pessoa ou de uma família e o conhecimento, o controle e a tomada de decisões sobre eles. Ou seja, as decisões relacionadas aos gastos de uma pessoa ou de uma família, são decisões sobre as finanças pessoais.

Pesquisar sobre investimentos e buscar informação sobre a economia do país também são ações relacionadas às suas finanças. Se você sabe que a taxa de juros de empréstimos e financiamento aumentou, estará mais consciente para decidir se endividar. Se está bem informado sobre a cotação do dólar, favorece a decisão sobre o melhor momento para uma viagem internacional.

Na concorrência entre bancos digitais e de varejo, quem ganha é você!

Quem consegue aproveitar o melhor desses dois conceitos o quanto antes, consegue melhores resultados cada vez mais cedo. Uma aposentadoria tranquila pode começar na mudança de atitudes ainda jovem. Utilize essas ferramentas e conquiste o seu sucesso.