Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de junho de 2021

Olimpíada Tóquio 2020: mascotes, datas e curiosidades

O maior evento esportivo do mundo está prestes a começar

Imagem: winhorse/iStock

A Olimpíada Tóquio 2021 se inicia em breve, trazendo mais uma edição do maior evento esportivo do mundo. Com 33 esportes e mais de 11 mil atletas na disputa, os jogos de Tóquio se iniciam em julho.

Aqui você vai conhecer os mascotes e entender seus significados, além de conferir o calendário e também conhecer algumas mudanças que foram feitas para esta edição da competição.

Calendário da Olimpíada Tóquio 2021

Em virtude da pandemia da Covid-19, os jogos olímpicos de 2020 foram adiados para 2021. A nova data, já está bem próxima, inclusive. No dia 23 de julho acontece o evento de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e as competições se realizarão até o dia 8 de agosto. 

O fim dos Jogos Olímpicos, no entanto, não significa que as atividades esportivas acabaram. O encerramento dos jogos abre espaço para o início dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2021, marcado para 24 de agosto, com encerramento em 5 de setembro. 

Miraitowa e Someity: conheça os novos mascotes

Tradição nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os mascotes fazem o papel de anfitriões nas disputas. Eles servem para representar a cultura do país-sede e fazem parte desses jogos, desde a edição de inverno, em Grenoble, em 1968. Em Tóquio, não seria diferente.

Os dois mascotes se chamam Miraitowa e Someity e foram criados pelo ilustrador Taniguchi Ryo, da cidade de Fukuoka. A escolha aconteceu após a votação de mais de 16 mil alunos de escolas primárias do Japão. 

Miraitowa é o representante dos Jogos Olímpicos. Seu nome é a junção das palavras: Mirai, que significa futuro, e Towa, que significa eternidade. Suas cores, azul e branco, representam a tradição e a inovação da cultura moderna japonesa. Sua inspiração veio do provérbio “aprenda com o passado e desenvolva novas ideias”. 

https://www.youtube.com/watch?v=ixE1a6_l7e4

Someity é o representante oficial dos Jogos Paralímpicos. Tem as cores rosa e branco e seu nome é uma variação e junção de termos japoneses e ingleses. Someity vem de uma variedade de cerejeira, a someiyoshino, e do termo “so mighty”, que significa “tão poderoso”. 

https://www.youtube.com/watch?v=bzdxwj4422Q

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021 ainda possuem poderes especiais. Miraitowa tem o poder de se teletransportar, enquanto Someity pode se comunicar telepaticamente e mover objetos com o olhar. 

Novos esportes e novas modalidades na Olimpíada Tóquio 2021

A Olimpíada Tóquio 2021 ganhou 5 novos esportes a serem disputados. Eles realizaram uma pré-seleção, com 26 esportes, e destes, os escolhidos foram: surfe, skate, escalada esportiva, karatê e beisebol. 

Além dos novos esportes, 16 novas modalidades foram incluídas nos jogos deste ano. Com o objetivo de reforçar a presença feminina e dar mais destaque para elas, modalidades como 1.500 metros feminino e 4 x 100 metros mistos, em natação, foram acrescidas. Há também uma prova mista de equipe no tiro com arco e 3 x 3 feminino e masculino, no basquete, entre outras modalidades.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close