Faça uma busca
Cultura & Lazer

Dia dos Avós: descubra a origem da data

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26/07 em diversos países. Descubra a origem e o significado dessa data e como esse dia foi escolhido.

Escrito por:

Gabriela Botafogo

Redator
Dois idosos brincando e sorrindo com sua neta bebê.
Reprodução/Twitter
Publicado em: Última atualização:

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho. A data que tem sua origem no catolicismo, surgiu com o intuito de homenagear, confraternizar e presentear a figura dos avós.

Na maioria das famílias, os avós são a figura mais especial, acolhedora e querida. Muitas pessoas enxergam eles como fonte de sabedoria, aprendizado e conforto. Para muitos, o Dia dos Avós é uma oportunidade para relembrar a importância desses entes especiais, já para outros relembrar bons momentos recheados de saudades.

Qual a origem do Dia dos Avós?

Embora ao longo dos séculos a data tenha sido alterada, no século XX, em 1960, o papa Paulo VI definiu o dia 26 de julho para ser o Dia dos Avós. A data era uma forma de homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.

Essas figuras são clássicas e históricas para a bíblia e foram canonizadas pelo papa Gregório VIII, em 1584, por serem os pais de Maria e por terem concebido-a, já que os dois eram estéreis, de acordo com a história bíblica.

Em Portugal, por exemplo, a origem veio de forma diferente e sua data foi instituída pela Assembleia da República em 2003.

Ana Elisa Couto (1926-2007), uma senhora conhecida como Dona Aninhas, que cobrou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Avó de seis netos, ela tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida. E a data escolhida foi 26 de julho.

E para outras religiões?

Nesse dia de 26 de julho, também é celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê. Nanã é o orixá da sabedoria, é considerada a vovó da Umbanda, um dos primeiros Orixás a ser criado, está ligada à criação do mundo.

Dessa forma, a umbanda e o candomblé também celebram e homenageiam quem, para eles, representa a figura dos avós.