Primavera: aproveite as belezas da estação em parques gratuitos

Conheça alguns parques públicos incríveis no Brasil todo e aproveite o clima incrível que a primavera traz!

Thaís Garcez | 4 de Outubro de 2019 às 20:00

Ziviani/iStock -

Que tal curtir a estação das flores ao ar livre? Com temperaturas mais amenas, essa é a época ideal para passear e admirar a natureza. Você pode organizar um piquenique em família ou com amigos, levar as crianças para brincar no gramado ou caminhar. São muitas as opções, e o melhor de tudo é que você não precisa gastar muito para aproveitar. E o melhor: com o clima da primavera fica tudo mais bonito ainda!

Bosque da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro)

O Bosque da Barra, como é popularmente conhecido, é um parque municipal localizado na Avenida das Américas. Reúne nos seus 550 mil m2 vegetação local (restinga) preservada, um extenso lago e um orquidário. Quem deseja praticar esportes, pode contar com um percurso de 2.950 m em volta do parque e outros caminhos mais curtos. Ciclistas também têm seu espaço, pois podem aproveitar uma pista de mountain bike pela mata. Há ainda equipamentos de ginástica e um playground.

(Imagem: Reprodução)

Se você pensa em ir de carro, não se preocupe, o local conta com estacionamento gratuito. Além disso, possui segurança, sanitários, bebedouros e uma ducha. Se você é da turma do churrasco, basta apenas deixar reservada (de graça) a churrasqueira na administração do parque. Aproveita e anota essas dicas para preparar o melhor churrasco! O Bosque da Barra fica aberto de terça a domingo, de 7h às 17h; no verão até as 18h. Não deixem de aproveitar!

Parque Ibirapuera (São Paulo)

Localizado em uma das vias mais movimentadas da cidade, o Parque Ibirapuera é como um respiro para os paulistanos. Tombado pelo Patrimônio Cultural de São Paulo, o parque foi inaugurado em 1954 e possui 158 hectares. Seus jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, mas seus prédios têm o traço do arquiteto Oscar Niemeyer.

O Ibirapuera é uma imensidão de possibilidades. Esculturas de artistas renomados dividem espaço com plantas nativas, enormes árvores e um lindo lago. Com muitos espaços ao ar livre, é possível estender a toalha no gramado e passar horas lendo um livro, conversando ou observando o vai e vem das pessoas. Grupos de todas as idades frequentam o Ibira (como é carinhosamente chamado).

(Imagem: Reprodução)

Seu funcionamento vai de 5h às 00h e fica aberto 24h de sábado para domingo. A entrada é gratuita, mas o estacionamento é pago. Como possui muitas entradas, confira aqui a melhor maneira de chegar.

Jardim Botânico de Curitiba (Paraná)

Quando pensamos no Jardim Botânico de Curitiba a primeira imagem que nos vêm à cabeça é a suntuosa estufa de ferro e vidro. Mas o Jardim é muito mais que isso! Com inspiração francesa, o espaço abriga um lindo jardim com formas geométricas que recepciona os visitantes com muitas flores. Ao longo dos seus 278 mil m2 é possível se encantar com fontes, cerejeiras, araucárias e um bosque com mata atlântica preservada.

Crédito: Ziviani/iStock

Desde 1991, o Jardim Botânico encanta seus visitantes. Além da vegetação, o parque conta com espaços de lazer, trilhas para caminhada e o Jardim das Sensações. Trata-se de um local delimitado por cerca viva onde encontra-se plantas de diversas texturas, formas e aromas. Para se encantar com toda essa natureza, basta se planejar! A entrada no Jardim Botânico é gratuita e seu horário de funcionamento é de 6h às 19h30.

Parque da Cidade em Salvador (Bahia)

Localizado no bairro Itaigara, o Parque da Cidade é um dos mais bonitos e completos de Salvador. Com 724 mil m2, o local reúne espécies ornamentais e frutíferas, como mangueiras, jaqueiras etc, além de Pau-Brasil e Ipês. O parque foi criado em 1973 e atualmente contempla diversas atividades. Em seu terreno é possível encontrar uma das maiores pistas de skate do país, quadras poliesportivas e uma estação de ginástica. Se você é adepto da caminhada ou corrida, pode aproveitar 3.700 m de pista.

(Imagem: Reprodução)

Além disso, o espaço oferece parquinho para as crianças e um espaço reservado para meditação. Mas se você ainda não medida, conheça aqui algumas técnicas que podem te ajudar bastante. O Parque da Cidade conta ainda com um anfiteatro, áreas de lazer e bosques. O acesso é gratuito e o estacionamento também. O funcionamento é de 5h às 22h de segunda a sábado, e aos domingos de 6h às 19h. Clique aqui e conheça mais da infraestrutura.

Parque Lage (Rio de Janeiro)

Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro Jardim Botânico, o Parque Lage encanta turistas e visitantes desde a década de 1950. Em seus 52 hectares é possível encontrar espécies variadas de plantas naturais da Mata Atlântica, além de palmeiras imperiais, cavernas e aquários com peixes diversos. Os espaços gramados ao ar livre são uma ótima opção para reunir amigos e familiares para um delicioso piquenique à tarde.

(Imagem: Reprodução)

Além da área verde, o Parque Lage conta com um lindo casarão do século XIX, onde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV). No seu pátio interno é possível tomar um delicioso café ao redor da piscina enquanto aprecia a vista deslumbrante do Cristo Redentor. Dependendo da época, poderá encontrar também alguma exposição de quadros e obras de arte para apreciar e completar o passeio.

Com uma localização privilegiada, aos pés do Corcovado, o Parque Lage abre das 8h às 17h. Tenha mais informações pelo site: http://eavparquelage.rj.gov.br

Na primavera, muitas flores aparecem e as folhas das árvores estão mais verdes do que nunca. Dependendo da região em que você mora, pode encontrar muitos canteiros e praças repletos de cor. Ou seja, é sem dúvida uma estação deliciosa de viver e sentir. Toda essa beleza pode ser vista de perto em várias cidades brasileiras que possuem parques e jardins. Por isso, selecionamos alguns para que você possa curtir de graça os dias ao ar livre. Anote e se programe!

Mas se você prefere passeios culturais, visite um desses 10 museus superimportantes para a nossa História.

Por Thaís Garcez