Sabemos que não é fácil diminuir o ritmo do dia a dia e encontrar um equilíbrio entre o corpo e a mente. Mas, para isso existem técnicas de meditação variadas que podem se adequar à sua rotina e trazer benefícios incríveis. Entre os diversos tipos, relacionados ou não a uma crença específica, vamos citar algumas que ajudarão você a reduzir o estresse e a ansiedade. E também obter mais concentração para lidar com tranquilidade com os problemas do cotidiano. Confira e escolha a que mais se assemelha com o seu estilo de vida.

Mindfulness

Conhecida como “atenção plena” ou “consciência plena”, a Mindfulness é uma das técnicas de meditação voltada para o controle das ações do presente. Afinal, atualmente, vivemos em uma sociedade que nos disponibiliza novas informações sobre tudo, a todo momento. Todavia, não somos capazes de absorver todo esse conteúdo e nos tornamos ansiosos por não saber lidar com isso. O mundo muda muito rápido, mas precisamos ter calma para lidar com todas as mudanças.

As técnicas de Mindfulness ajudam você a lidar com o agora, prestando 100% de atenção em tudo o que está fazendo. Sobretudo o presente é o que importa! Por meio do relaxamento e da concentração, você deixa de dar tanta importância ao que virá e está fora do seu controle (futuro). E também às coisas que você não tem como mudar (passado). Portanto, o foco é sempre no presente. Em poucos minutos, dedicados diariamente, é possível perceber uma diminuição da ansiedade e um aumento no equilíbrio emocional. Veja outras maneiras também eficazes de acabar com a ansiedade.

Meditação Transcendental

A Meditação Transcendental se caracteriza pelo “alerta em repouso”. Entre todas as técnicas de meditação, é a mais simples e a que não necessita de muita concentração nem controle da mente. Entretanto, é preciso fazer um curso rápido para conhecer as técnicas e obter o seu próprio mantra. Mas não se preocupe, as técnicas são fáceis de aprender!

Turma da Mônica e Corpo Humano

Ao praticar a Meditação Transcendental 20 minutos por dia, você conseguirá diminuir a pressão arterial alta. Além de aumentar a inteligência, melhorar a criatividade, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a saúde e alcançar a longevidade. Nesta técnica a atenção é voltada para dentro do nosso ser, em silêncio. Vale dizer que ela não está ligada a nenhuma religião ou hábitos de vida.

Zazen

O Zazen tem origem budista, e para praticá-lo é preciso seguir algumas regras. Sua característica é o não pensamento, ou seja, a mente não deve estar concentrada em nada. Ao contrário das outras técnicas de meditação, para realizar o Zazen é preciso um local apropriado.


“O Zazen é o portal principal de entrada para Nirvana, o estado de paz e tranquilidade.” (Monja Coen)


Sobretudo, recomenda-se que esteja em um lugar que não seja nem muito claro nem muito escuro, nem muito frio e nem muito quente. As especificações são muitas, e podem ser conferidas aqui. O importante é manter a mente livre de pensamentos, deixá-la ir o mais fundo possível do seu íntimo. Quanto mais conectada a você mesma, melhor será o resultado. Deve-se praticar o Zazen entre 5 e 45 minutos, jamais passar de 1 hora de meditação.

Meditação Cristã

A Meditação Cristã tem como base a Bíblia. Pois, por meio da reflexão dos ensinamentos dos livros e evangelhos, o praticante busca o seu equilíbrio espiritual. Nesta prática não há tempo fixado ou técnicas específicas. Recomenda-se apenas que você escolha um lugar tranquilo para que a sua mente possa trabalhar com calma. Isto é, sob a ação do espírito santo, a meditação cristã pode proporcionar clareza de pensamento e segurança em seus propósitos.

Vale a pena iniciar a meditação com uma oração. Isto é, para que o espírito se acalme e se prepare para compreender o que a leitura diz. Refletir sobre a Palavra de Deus pode trazer uma grande transformação na vida espiritual e no convívio humano. Para ajudar você nessa caminhada, conheça o nosso clube de leitura Mulher Cristã.

 

Agora que você já conhece algumas técnicas de meditação, não tenha medo de começar uma nova vida. Ter uma rotina menos estressante e ter mais consciência dos seus atos lhe fará um enorme bem. E se quiser mais algumas dicas sobre como meditar, clique aqui.

Por Thaís Garcez

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