12 segredos sobre os pães que as embalagens não revelam

Saiba o que as marcas de pão industrializados não querem que você saiba

Julia Monsores | 12 de Novembro de 2019 às 09:00

Os pão são saborosos mas também escondem segredos. - Imagem: AaronAmat/iStock

Bilhões de pessoas ao redor do mundo comem algum tipo de pão todos os dias. Hoje, há variedades de pães deliciosos e nutritivos além dos industrializadas. Mas você sabe quais são os segredos desse alimento que ninguém nunca te falou? Confira abaixo tudo que nunca te disseram.

E se você é daqueles que não vive sem um pãozinho de manhã, confira aqui como fazer pães caseiros fáceis, saudáveis e saborosos!

12 segredos sobre os pães que as embalagens não revelam

1. Até mesmo aquele pão de forma branco, aerado, produzido em larga escala, tem nutrientes, embora a maior parte contenha muito sal. Tanto o branco quanto o integral fornecem cerca de 70 a 80kcal por fatia média.

Leia também: 3 deliciosos lanches rápidos para fazer com pão integral

2. Podem conter L-cisteína natural, um agente redutor produzido pela hidrólise de penas, pelos suínos e cabelo humano (na China). Uma versão sintética também é usada.

3. O pão mais escuro pode ser feito com os mesmos ingredientes que o branco, só que com a adição de caramelo, para tonalizar. Portanto, não imagine que é integral ou mais saudável apenas pela aparência.

4. Integral e com grãos incluem a casca e os nutrientes dos grãos, fornecendo fibras, vitaminas B1, B2, niacina, B6, ácido fólico e biotina, substâncias que se perdem com a moagem e a eliminação do farelo e do germe. Por isso, no Reino Unido o produto não precisa ser enriquecido com nutrientes. As fibras e os carboidratos complexos do pão integral fazem com que você se sinta satisfeito por mais tempo.

5. O pão de forma branco, comercial, é feito com farinha refinada, embranquecida com produtos químicos. Em muitos países, a lei exige que vitaminas e minerais sejam adicionados à farinha de trigo para repor o que se perdeu durante a moagem. Existe também a recomendação de fortificar o pão com ácido fólico para prevenir defeitos do tubo neural, durante a gravidez.

6. O enriquecido de farelo é, em geral, o pão branco com farelo, recuperando um pouco das fibras perdidas durante a moagem.

7. O maltado leva farinha integral e recebe adição de grãos de trigo maltados. Tem mais ácido fólico e menos fibras que o pão integral.

8. Multigrãos é geralmente o pão branco com o acréscimo de grãos inteiros para torná-lo mais nutritivo.

9. Emulsificantes usados para dar uma aparência de maciez e frescor incluem monoglicerídeos e diglicerídeos, às vezes sintetizados a partir de substâncias animais, inclusive de porcos.

10. Conservantes conhecidos como propionatos (E281, E282, E283), que inibem a formação de mofo, foram relacionados a reações alérgicas, como eczema, sintomas gastrointestinais e problemas comportamentais em crianças.

11.  “Auxiliares de processamento” (nem sempre listados) incluem enzimas amilases, usadas para estender a validade do produto e deixar o miolo macio. A alfa-amilase fúngica provoca asma. Mais raramente, os resíduos que sobrevivem no pão podem provocar sintomas em quem o come.

12. A transglutaminase, enzima às vezes usada para deixar a massa elástica, pode aumentar o risco de desenvolver a doença celíaca.