Recurso lançado pela Meta é uma tentativa de gerar lucros extras.
O famoso selo azul do Facebook e do Instagram, presente somente em contas verificadas, em breve estará disponível para todos, no entanto, por um valor específico.
Leia também: Novo recurso do WhatsApp vai facilitar a vida dos usuários.
A proposta, que vem sendo chamada de Meta Verified, terá funcionamento semelhante ao Twitter Blue. O Meta Verified será uma assinatura mensal, que além do selo de autenticidade, comprovando que a pessoa é quem ela diz ser, irá oferecer benefícios como:
- Proteção e monitoramento proativo contra perfis falsos;
- Suporte técnico feito por uma pessoa real, e não um atentimento robotizado;
- Recursos exclusivos para o compartilhamento de conteúdos, como "figurinhas exclusivas nos Stories e no Reels do Facebook e do Instagram, além de 100 estrelas por mês no Facebook para demonstrar apoio a outros criadores de conteúdo", afirmou a Meta em seu próprio site.
O valor do plano será de R$45, caso a compra seja feita pela internet para cada uma das plataformas, ou R$55, se adquirida pelo próprio aplicativo para o Facebook ou Instagram.
No entanto, alguns requisitos precisam ser seguidos para efetuar o contrato do selo de verificado, sendo eles:
- Ter no mínimo 18 anos de idade;
- Ter um histório de postagens (a quantidade exata ainda não foi divulgada);
- Envio da cópia de um documento de identificação oficila, fornecido pelo governo, como RG ou CNH, que corresponda ao nome do perfil e à foto da conta da rede social.
De acordo com Mark Zuckerbeg, diretor executivo da empresa, as contas que já possuem o selo não devem se preocupar, pois o recurso não sofrerá mudanças e seguirá gratuito. A estratégia é uma tentativa da Meta de gerar lucros extras.
Como assinar o Meta Verified?
Ainda que o serviço ainda não tenha sido liberado no Brasil, uma lista de espera já está disponível para o Instagram. Quando a opção chegar ao país, o usuário precisará seguir os seguintes passos para assinar:
- Clique em "Central de Contas" e vá até a opção "Meta Verified";
- Acima do seu nome e da foto de perfil, irá aparecer "Meta Verified disponível";
- Configure o método de pagamento e siga os passos que serão exibios na tela;
- Tire uma foto de um documento oficial, e em seguida, uma selfie do seu rosto, que a empresa irá usar como ferramenta de confirmação.
Siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!