Ambos medalhistas de ouro e candidatos promissores ao pódio em 2024, conheça os porta-bandeiras do Brasil.
Os Jogos Paralímpicos de 2024 são um dos assuntos mais comentados do momento, e não é à toa, já que hoje (28) acontece a cerimônia de abertura e a equipe brasileira possui grandes chances de trazer novas medalhas!
Com 280 atletas, o Time Brasil é a maior delegação do evento, e os dois atletas que irão carregar a bandeira na cerimônia foram divulgados na última segunda (26). Que tal conhecer os dois esportistas que serão os porta-bandeiras?
Você também pode gostar:
Veja os atletas que vão ser porta-bandeiras na abertura
Os dois atletas escolhidos para carregar a bandeira na cerimônia foram medalhistas de ouro nas Paralimpíadas de 2020, que aconteceram em Tóquio, e competem nas modalidades que mais garantiram vitórias ao país. Você pode conferir as principais informações sobre o evento clicando aqui!
Beth Gomes é uma atleta de 59 anos do lançamento de disco. Antes, ela jogava vôlei, mas foi diagnosticada com esclerose múltipla, e então ela conheceu o basquete em cadeira de rodas, e posteriormente o atletismo, categoria em que atualmente é recordista mundial e lhe garantiu vários outros prêmios.
“É uma sensação muito boa, uma realização. Todos nós atletas paralímpicos sonhamos com este dia. Receber esta notícia de que eu seria a atleta que iria conduzir o pavilhão do nosso Brasil foi muito emocionante, as lágrimas caíram. Vou honrar a nossa bandeira com a maior maestria e representar todos os atletas paralímpicos que estão em Paris e também aqueles atletas que sonham um dia estar aqui, porque sonhos são para ser realizados. Estou aqui por vocês e por todos”, disse ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Já o representante masculino é o mineiro Gabriel Araújo, da natação. O atleta de 22 anos já esteve em três pódios, ele conquistou o ouro nos 200m livre e nos 50m costas e prata nos 100m costas, pela classe S2, para atletas com comprometimentos físicos-motores.
“Este será um momento único. Em Tóquio, eu não pude ir para a abertura [em razão da pandemia de Covid-19]. Agora, estou aqui em Paris para viver todos os momentos possíveis. Fico feliz de representar o Brasil na competição e a todos os atletas na abertura. É um privilégio que me deixa muito feliz. Fiquei muito emocionado ao receber a notícia. É uma honra para poucos”, contou também ao CPB.
Gabriel já faz sua estreia na competição no dia 29, dia seguinte à cerimônia de abertura, e você não vai querer perder nem um segundo dos Jogos Paralímpicos de 2024, então fique ligado para as próximas atualizações!
Leia também: Conheça os primeiros brasileiros a disputarem as Olimpíadas e Paralimpíadas no mesmo ciclo