Uma forma de fazer seu dinheiro trabalhar em favor do meio ambiente e do bem-estar social é empregá-lo em um investimento socialmente responsável (ISR). Abarcando contas de poupança, fundos de aposentadoria e ações, os ISRs só dirigem os fundos para as empresas que obedecem a padrões éticos amplamente aceitos. Isso significa empresas que seguem práticas ambientais e trabalhistas corretas, e não fabricam produtos nocivos, como armas ou tabaco. Saiba como investir nessas empresas.

1. Decida os aspectos mais importantes para você

As questões ambientais podem estar no topo da lista, mas talvez você esteja preocupado também com as condições de trabalho ou o comércio justo.

2. Pesquise sempre

Você pode estar decidido a evitar as madeireiras, mas, se encontrar uma empresa que faz reflorestamento, talvez mude de ideia.

3. Não tenha pressa

Pesquise oportunidades de investimento que não apenas sejam compatíveis com os seus valores pessoais mas também deem bom retorno ao seu dinheiro.

4. Faça perguntas

Peça informações por escrito sobre onde a organização financeira investe e como ela faz escolhas. Peça explicações e documentos que apoiem a argumentação.

5. Certifique-se de que o conjunto de investimentos é aceitável

Muitas vezes os prós e contras não são claros. Mesmo um fundo bancário ou de aposentadoria que afirma ser ético pode investir numa empresa que você não considere ética.

6. Confira as 10 ou 20 holdings principais na carteira de títulos de uma empresa de investimentos

Procure essa informação no site ou ligue para a empresa e pergunte.

7. Informe-se sobre as despesas

O gerenciamento de ISRs pode custar mais caro que os investimentos comuns, por causa do nível de verificação e seleção. No entanto, você pode achar que os custos extras valem para assegurar que o seu dinheiro seja investido de maneira responsável.

8. Procure na internet as listas de empresas socialmente responsáveis

Essas listas são atualizadas com alguma regularidade nos sites de publicações dedicadas ao mercado financeiro.

9. Aprenda a linguagem

As carteiras de títulos podem incluir investimentos como equities, propriedades, investimentos off-shore, capital de risco, que podem confundir os não iniciados. Procure a orientação de um especialista, frequente cursos e seminários, e leia tudo o que puder.

10. Faça-se ouvir

Os acionistas têm o direito de levantar questões a respeito de gestão compartilhada e o direito também ao acesso a resoluções sobre questões sociais e ambientais.

A ética do investimento

A avaliação de uma empresa para torná-la um investimento socialmente responsável abrange várias questões, e cada fundo – ou indivíduo – tem suas prioridades. O que em geral se leva em conta:

● Práticas ambientais: por exemplo, medidas de redução de poluição, reciclagem e economia de energia.
● Relações comunitárias: projetos de serviços comunitários, bolsas de estudo, investimentos filantrópicos.
● Relações com empregados: salários condizentes com o serviço, direitos do trabalhador.
● Oportunidades iguais: participação de grupos minoritários e mulheres na força de trabalho.
● Relações com o consumidor: controle de qualidade, monitoramento de opiniões dos consumidores.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!