Muitas vezes compramos uma quantidade de frutas maior do que conseguimos consumir antes que estraguem. Além disso, os períodos naturais de baixa na produção de alguns tipos de frutas fazem com que elas sumam das prateleiras dos mercados durante um tempo ou fiquem muito mais caras. Siga as dicas abaixo para conservar frutas para as diversas épocas do ano e economizar evitando o desperdício. E lembre-se: sempre lave e seque a fruta antes do seu consumo!

Saiba quais são as frutas da estação e economize o ano todo!

Congelando

Embora possa sacrificar um pouco da textura, a fruta congelada mantém o mesmo sabor da fruta fresca e por isso é ideal para fazer sucos ou smoothies.

Para frutas vermelhas e frutas macias, use a técnica do “congelamento a seco”. Espalhe em bandejas forradas com papel parafinado, congele durante 1 hora, depois embale em caixas e leve de volta ao freezer.

Em calda

Ponha as frutas misturadas à calda dentro de recipientes rígidos antes de congelar. Prepare uma calda simples usando 250 g de açúcar para cada 250 ml de água.

Escaldada ou em purê

Esta técnica é ideal para conservar frutas levemente danificadas. Escalde as frutas por poucos minutos numa calda e em seguida deixe esfriar antes de congelar. Ou faça um purê no liquidificador e congele em pequenos recipientes. O purê de maçã, por exemplo, pode ser usado como recheio de bolos, tortas e doces além de comido puro.

Envasar

A maioria da frutas pode ser envasada, tanto na calda quanto no álcool, mas use somente frutas sem defeitos ou manchas. Use frascos refratários com vedação hermética – aqueles com um anel de borracha e um grampo de metal são os melhores. Descasque, tire as sementes e corte maçãs e peras; descasque e corte ao meio damascos e pêssegos; e envase ameixas e outras frutas macias inteiras. Coloque-as em frascos esterilizados e complete com calda fervente. Tampe frouxamente e esterilize os frascos de novo no forno. Coloque-os em pé em cima de um papelão no meio do forno a 150ºC por 40-60 minutos, depois vede. Para envasar em álcool, empilhe as frutas em camadas alternadas com açúcar e em seguida complete com qualquer bebida com teor alcoólico acima de 40%, sacudindo a cada poucos dias durante um mês para dissolver o açúcar.

 

Veja também os 10 modos de comer 5 porções diárias de frutas.