Você sabe que tem de comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Mas não acha essa comida saudável tão atraente assim e tem dificuldade de encaixá-la na sua alimentação. No entanto uma porção não é grande e, com alguns pequenos ajustes, você logo conseguirá preencher a sua cota diária de nutrientes sem notar. Eis algumas maneiras fáceis de você consumir as cinco em um dia:

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1 Acrescente frutas

Espalhe uma banana amassada em vez de geleia sobre a torrada pela manhã. Se preferir cereais no café da manhã, acrescente damascos picados (frescos ou secos) ou frutas vermelhas frescas. Damascos e ameixas também são bons em assados e saladas.


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2 Faça uma supersalada no almoço

Uma tigela de folhas de salada compõe uma porção. Acrescente um tomate cortado, uma maçã picada e 2 colheres (sopa) de passas e você terá 4 porções em uma única tigela. E se você cobrir a sua salada com frango cozido desfiado ou um ovo cozido fatiado para acrescentar um pouco de proteína, o seu almoço estará completo.


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3 Sirva com pastinha

Como petisco, passe em fatias de cenoura, pimentão vermelho e rabanete crus um pouco de tzatziki (creme grego à base de iogurte e pepino) ou uma pastinha vegetal. Para uma sobremesa especial, mergulhe morangos inteiros ou pedaços de abacaxi ou banana em chocolate amargo derretido e, a seguir, leve à geladeira.


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4 Beba-as

Você sabia que um copo pequeno (aproximadamente 150 ml) de suco de frutas ou de hortaliças conta como uma porção?