Frutas, verduras e legumes são, igualmente, deliciosos e ricos em nutrientes importantes. Mas esses vegetais também podem dar um toque de sabor especial em seus pratos. Experimente-os. Acrescentamos algumas ideias de como usá-los nas receitas.

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1. Alho

Experimente esta delícia: remova as camadas fininhas e mais soltas de uma cabeça de alho, corte uma fatia fina do topo, borrife levemente com um pouco de azeite, embrulhe em papel-alumínio e asse em forno preaquecido a 180oC durante aproximadamente uma hora. A seguir, esprema a pasta cremosa que sairá da casca do alho e espalhe sobre torradas quentes.
O resultado não só é delicioso como também lhe proporcionará uma imensa dose de thioallyls, nutriente fitoterápico capaz de baixar os níveis de colesterol no sangue, além de impedir a formação de coágulos que podem vir a lesar o coração. Cientistas acreditam que você possa baixar seu colesterol em aproximadamente 9% com o simples ato de comer alguns dentes de alho fresco, diariamente, durante um período de até seis meses.

 


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2. Abacate

Ele é rico em gordura, mas de gordura “boa” – do tipo monoinsaturado, que ajuda a baixar o nível de colesterol. Experimente amassar um abacate maduro com um pouco de suco de limão, uma cebola e um tomate picados como recheio de batatas cozidas ou panquecas.

Ah, vale lembrar que o abacate é um dos 20 melhores alimentos para praticantes de caminhada.


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3. Erva-doce de cabeça

A erva-doce, também conhecido como anis ou funcho, tem sabor adocicado e é muito usada em chás. As folhas delicadas podem ser usadas como tempero em sopas e massas. A base larga e bulbosa é servida como legume e pode ser comida crua ou fatiada e cortada em cubos para ensopados, sopas e recheios. Tanto as folhas quanto o bulbo ajudam a digestão e combinam bem com peixes. Não é muito fácil encontrar o bulbo à venda, mas você pode plantar a erva em casa.


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4. Batata‑doce

Uma única batata-doce pode proporcionar toda a quota diária recomendada de vitamina E e ainda uma porção satisfatória das vitaminas A e C, além de boa quantidade de outras vitaminas e minerais. Batatas-doces não possuem parentesco com as batatas-inglesas, mas podem ser usadas de maneira similar. Asse-as com casca ou amasse-as com um pouco de manteiga e uma pitada de canela moída na hora.