Economizar energia dentro de casa é bem mais simples do que você imagina. Pequenas mudanças de hábitos e escolhas conscientes no dia a dia podem fazer a diferença no valor da sua conta de luz.

Primeiramente, é importante ficar atento aos anúncios anuais da ANEEL, além de conhecer o sistema de bandeiras tarifárias. Desde 2015, esse sistema indica se haverá ou não acréscimo na cobrança de energia de acordo com as condições de geração de eletricidade em uma determinada região.

Em segundo lugar, é fundamental se informar sobre alguns mitos e verdades a respeito do gasto de energia. Assim, você não irá cometer erros como ligar e desligar o ar condicionado várias vezes ao dia ou deixar computadores ligados na tomada por tempo indeterminado.

Além disso, é de extrema importância escolher seus eletrodomésticos de modo estratégico e saber usá-los de forma racional. Já parou para pensar em formas de usar menos o chuveiro elétrico ou reduzir o seu tempo no banho? Já pensou em como você pode reduzir as lavagens de roupas mensais e, assim, diminuir o uso da máquina de lavar?

Por fim, investir em projetos simples, como aumentar as janelas ou trocar as lâmpadas da casa, também será importante para a sua economia.

Confira 10 dicas de como economizar energia

kieferpix/iStock

1. Use a luz solar a seu favor

Para aproveitar melhor a luz do sol ao longo do ano, instale janelas amplas no lado norte da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.


Mumemories/iStock

2. Isolamento

Certifique-se de que sua casa tenha bom isolamento. A temperatura numa casa com isolamento eficaz pode ser 10°C mais alta no inverno e até 7°C mais baixa no verão. Isso diminui o uso de ventiladores e aquecedores.


BrianAJackson/iStock

3. Use varal ao invés de secadoras

Sempre que o tempo permitir, use o varal no lugar da secadora de roupas. Além de economizar, você ajuda a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.


nipastock/iStcok

4. Retire eletrodomésticos da tomada

Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.