Faça uma busca


|
Publicado em: 15 de maio de 2020

Problemas com a secadora de roupas? Veja como solucionar

Se a sua secadora de roupas tem apresentado algum problema, veja se é possível resolver com estas soluções práticas.

Imagem: Choreograph/iStock

Com a chegada do inverno o uso da secadora de roupas aumenta mais que o normal; já que os dias mais úmidos dificultam a secagem das roupas, principalmente as mais pesadas. O excesso de uso ou o pouco uso da máquina durante o ano pode ocasionar alguns contratempos. Mas não se preocupe, pois selecionamos alguns problemas e soluções que você mesmo pode dar.

Porém, vale dizer que defeitos no motor, no aquecedor ou no controle eletrônico precisarão de assistência profissional.

Minha secadora não liga

Verifique a eletricidade, o interruptor e o tambor

Verifique se a secadora está recebendo eletricidade. Para isso ligue um aparelho que esteja funcionando, como uma luminária, na tomada. Se ela não ligar, troque os fusíveis ou religue o disjuntor da fase. Mas, se a secadora queimar repetidamente os próprios fusíveis ou desligar o disjuntor, chame um técnico. Isso pode indicar um problema elétrico na máquina. Veja outras soluções:

  • Se você acabou de secar uma leva, espere 30 minutos antes de recomeçar. A proteção da secadora contra superaquecimento pode ter sido ativada.
  • Inspecione a trava da porta. Ela tem um pino de plástico que aciona um interruptor elétrico na moldura da porta. Porém, se o plástico estiver rachado ou se a porta não fechar, você pode precisar de assistência técnica. Contudo, se o mecanismo parecer intacto, tente aplicar um pouco de limpador de contatos elétricos no interruptor. O solvente pode deslocar qualquer sujeira ou detrito que esteja bloqueando o contato do interruptor.

As roupas aquecem, mas não secam

Organize suas levas de roupa

Não exceda a carga máxima recomendada para a sua secadora: confira no manual o peso que ela comporta. Roupas que tenham espaço para se mover secarão mais rápido e ficarão menos amarrotadas.

  • Sempre centrifugue suas roupas na máquina de lavar antes de colocá-las na secadora. Além disso, se possível, separe itens pesados (como toalhas e jeans) dos mais leves, secando-os em levas separadas.
  • Tente reservar até duas ou três levas de roupas e seque-as uma após a outra. Assim a secadora permanecerá quente e cuidará de suas roupas mais rápido e eficientemente.

Retire os fiapos e limpe a ventilação

Sua secadora tem um ou dois filtros de tela que capturam os fiapos que as roupas soltam. Portanto, retire a armação de plástico que sustenta a tela e remova a camada de fiapos. Caso haja sujeira, limpe com água quente e sabão, e espere secar antes de recolocar.

O acúmulo de fiapos em sua secadora é perigoso, pois pode provocar um incêndio. Limpe seus filtros depois de cada leva de secagem e inspecione o exaustor ou o condensador a cada algumas semanas.

  • Se a sua secadora joga o ar quente e úmido para o exterior da casa, os fiapos podem se acumular no duto entre a secadora e a saída de exaustão. Isso pode bloquear o fluxo de ar e impedir que suas roupas sequem.
  • Verifique a exaustão do lado de fora de casa. Você consegue sentir o fluxo de ar quando a secadora está funcionando? Senão, use um pedaço de arame duro para retirar qualquer poeira acumulada na exaustão.
  • Desligue a secadora e tire-a da tomada. Em seguida, afaste-a da parede (se possível) e desconecte o duto de exaustão tanto dela quanto da parede. Você pode precisar desatarraxar alguns engates.
  • Remova quaisquer acúmulos óbvios de fiapos e, então, aspire o interior do tubo. Aspire também a saída da secadora antes de recolocar o duto.
  • Se o duto for longo demais, ele pode dobrar e impedir o fluxo de ar. Então, tente comprimir e fixar o tubo com fita adesiva.

Limpe o condensador

Secadoras com condensadores funcionam de forma semelhante às com exaustores, mas a água extraída de suas roupas, em vez de ser jogada para fora, condensa-se numa placa resfriada dentro da secadora antes de escorrer para um reservatório de plástico.

  • Então, esvazie o reservatório ao final de cada ciclo.
  • A cada algumas semanas, retire o condensador; ele geralmente sai fácil da secadora. Lave com água fria, removendo quaisquer fiapos presos em suas placas. Deixe secar antes de recolocar na máquina.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados