Faça uma busca


|
Publicado em: 1 de abril de 2020

Conheça 10 formas simples de economizar energia em casa

Para reduzir gastos e criar um ambiente mais saudável e confortável o uso planejado dos recursos naturais é essencial

pixinoo/iStock

5. Regule o aquecedor

Em alguns lugares do Brasil faz bastante frio no inverno, tornando o uso do aquecedor quase indispensável. Se você dispõe de aquecimento central com termostato ajustável, tente baixar um pouco a temperatura. Talvez você não note grande diferença, mas isto deve lhe garantir uma economia considerável: uma redução de 1°C pode diminuir a conta em 10%.


FotoDuets/iStock

6. Mantenha o calor durante o inverno

Tape as frestas das janelas, portas e outras aberturas com panos ou materiais vedantes. Evitar a entrada de ar frio no inverno pode reduzir a perda de calor em até 25%. Isso proporciona a você uma economia no uso do aquecedor. Outra forma de reduzir a perda de calor em até um terço durante o inverno é usar cortinas pesadas e reposteiros.


DKsamco/iStock

7. Troque as lâmpadas da casa

Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, já que podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia. Há ainda a lâmpada de LED que consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. Com apenas 10 watts, a lâmpada LED pode iluminar um ambiente com a mesma intensidade que a incandescente de 60 watts ou a fluorescente compacta de 15 watts.


Bet_Noire/iStock

8. Escolha os eletrodomésticos certos

Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia e tenham o tamanho adequado à sua necessidade. Uma geladeira de 284 litros gasta 20% mais energia que uma de 210 litros, por exemplo.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados