É muito comum quando a parede de nossa casa já está meio suja ou enjoamos de sua cor, pintarmos para que fique nova e diferente. Mas você já se perguntou por qual razão não fazemos o mesmo com as nossas roupas? Nós já estamos tão acostumados a comprar roupas que nem paramos para pensar que podemos reciclá-las.

O tingimento de roupas pode ser uma boa forma de economizar dinheiro e evitar que você tenha que se desfazer daquelas roupas desbotadas ou com manchas. Dessa forma, você cria uma peça totalmente nova, renova seu guarda-roupa e economiza dinheiro. No entanto, é muito comum existirem dúvidas de como tingir roupa, até mesmo porque existem várias técnicas. Confira abaixo algumas dicas e aprenda como tingir roupa para você renovar já o seu guarda-roupa sem medo!

Como tingir roupa?

Antes de começar a tingir a roupa é importante tomar alguns cuidados. Primeiro avalie se o tipo de tecido da roupa irá absorver bem a tinta; algumas fibras absorvem melhor a tinta, tais como: tecidos de algodão e de fibras 100% naturais, tecidos mistos e tecidos sintéticos. O uso de luvas de borracha e avental é essencial, além de cobrir com jornal o piso do local no qual irá fazer o procedimento, assim você evita eventuais acidentes.

O tingimento de roupa pode ser realizado de quatro maneiras: tingimento em água quente, tingimento em água fria, tingimento com máquina e tingimento na panela.

1- Tingimento em água quente

Para realizar este procedimento primeiro lave a peça e deixe-a ficar úmida. Depois mergulhe a peça na mistura de água e tinta para tecido em pó, deixe a temperatura se elevar até ferver e mantenha em fogo brando. Deixe esfriar na água. Enxágue em água morna.

2- Tingimento em água fria

Dissolva o pó em água quente, adicione fixador e sal. Deixe de molho por uma hora antes de enxaguar. (Para lã, substitua o sal e o fixador por vinagre.)

3- Tingimento em máquina

Ideal para peças volumosas. Uma quantidade menor de tecido absorve a cor mais intensamente. Ponha a roupa na máquina e selecione o programa de lavagem quente. Ao fim da lavagem, adicione a tinta diluída em 1 litro de água. Deixe o programa se completar e depois selecione mais uma rodada. No último enxágue, ponha um pouco de sal e vinagre para fixar a tinta. Após tingir, passe pelo ciclo de lavagem novamente com a máquina vazia para limpar qualquer resíduo de tinta que possa tingir outras lavagens.

4- Tingimento na panela

Pese antes as roupas. Para cada 100 g de tecido, são necessários 2 litros de água. Aqueça a água a 40ºC, transfira-a para uma panela grande e dissolva a quantidade necessária de tinta em pó (siga as instruções na embalagem). Em seguida, mexa a roupa ali dentro por cerca de 1 hora. Por fim, enxágue bem, acrescentando sal e vinagre à última água.

Leia também: Como lavar roupas com vinagre: 6 dicas para economizar já!

Técnica tie-dye

O tie-dye é uma técnica milenar que se popularizou durante as décadas de 1960 e 1970, e que atualmente têm sido empregada novamente em algumas peças. É fácil criar padrões coloridos em tecido, ou em roupas prontas como camisetas e saias: basta dobrar, amarrotar, enrugar ou amarrar o tecido antes de tingi-lo. A forma como você prepara o material é que determinará o resultado final.

tingimento de roupa tie-dye

A técnica tie-dye é fácil de fazer e produz um efeito muito bonito nas roupas.

Efeito marmorizado- Amarrote o tecido formando uma bola, então amarre-o com barbante em um padrão quadriculado.

Listras irregulares-  Dobre o tecido como um acordeom e amarre-o a intervalos com linha.

Manchas irregulares-  Torça pequenas áreas do tecido e amarre-as em volta com linha, envolvendo-as.

Padrões- Tente costurar ou envolver objetos como botões, pequenos seixos e feijões secos em dobras do tecido.

Tingindo- Use tinturas comerciais para água quente e fria de acordo com as instruções do fabricante. Mergulhe o tecido na tintura como recomendado, enxágue, desdobre e seque o tecido um pouco. Então, passe a ferro, enquanto ainda está úmido. Para uma segunda cor, deixe o tecido secar completamente e então repita o processo com uma tinta diferente.