Sabão, alvejante, amaciante… são tantos os produtos gastos que a simples lavagem de roupa pode acabar pesando no orçamento. Felizmente, existe um grande aliado presente em nossa cozinha e alguns truques que ajudam a economia doméstica. Aprenda a seguir como lavar roupas com vinagre e substituir produtos de limpeza e também como aproveitar  o vinagre na lavanderia de outras formas:

1 Use uma única xícara de vinagre durante a lavagem

É possível obter vários benefícios acrescentando uma xícara de vinagre branco à roupa no ciclo de enxágue da máquina de lavar. Veja alguns deles:

  • Eliminar bactérias existentes na roupa suja, especialmente fraldas e peças similares.
  • Deixar a roupa saída da máquina com cheiro de limpa, eliminando o uso de amaciantes. A não ser, é claro, que se queira as roupas com perfume mais acentuado.
  • Alvejar pequenas quantidades de roupa branca.
  • Eliminar os fiapos e a eletricidade estática das roupas.
  • Firma a cor dos tecidos recém-tingidos.

2 Limpe a máquina de lavar roupa

Uma maneira fácil de limpar os resíduos de sabão e desinfetar periodicamente sua máquina de lavar roupa consiste em despejar dentro dela 2 xícaras de vinagre e deixar a máquina executar um ciclo completo sem roupas ou sabão.

Se a máquina estiver realmente suja, encha o tambor com água bem quente, adicione 7,5 litros de vinagre e deixe-a lavar por 8 a 10 minutos. Desligue a máquina e deixe a solução agir por 1 noite. Na manhã seguinte, esvazie o tambor da máquina e ponha para funcionar um ciclo completo.

3 Não deixe as roupas vermelhas desbotarem

A não ser que você tenha paixão por roupas tingidas de rosa, tome uma precaução simples para não deixar que as roupas vermelhas – ou tingidas de outros tons fortes – manchem as outras. Coloque a roupa nova de molho com algumas xícaras de vinagre por 10 a 15 minutos antes da primeira lavagem. Preocupações com roupa desbotada, nunca mais!

4 Elimine o amarelado das roupas

Para restaurar a cor original de roupas amareladas, deixe as peças de molho por 1 noite numa solução de 12 partes de água morna para 1 parte de vinagre. Lave-as pela manhã.

5 Amacie colchas e cobertores

Adicione 2 xícaras de vinagre branco à água do enxágue da máquina de lavar (ou de um tanque cheio de água) para remover resíduos de sabão, tanto das colchas de algodão quanto dos cobertores de lã, antes de secar. Isso também vai deixá-los limpos e macios como novos.

6 Borrife a roupa para eliminar os amassados

Num mundo perfeito, a roupa lavada já deveria sair da máquina de secar passadinha. Até que isso aconteça, os amassados da roupa seca podem ser tirados borrifando uma solução de 1 parte de vinagre e 3 partes de água.

Após ter borrifado a peça inteira, sem esquecer parte alguma, pendure a roupa e deixe secar. Para algumas roupas, talvez essa solução seja ainda melhor do que passá-las a ferro; certamente é muito menos agressiva para os tecidos.

 

Quer descobrir outras formas criativas para aproveitar produtos do dia a dia? Confira as 13 maneiras de usar o seu shampoo na limpeza e os usos incríveis para esmalte de unha!

 

Por Iana Faini

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!