Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de agosto de 2021

Como lavar roupa: guia completo para não passar sufoco

Não sabe como lavar a roupa de forma correta? Estas dicas podem ajudar você!

Imagem: RODNAE Productions/Pexels

Pode falar a verdade: você já parou para se perguntar como lavar roupa corretamente? A tarefa, que parece tão rotineira para algumas pessoas, pode ser um terror para muitas outras, principalmente se você mora sozinho.

Preferir uma lavanderia pode significar mais tempo para outras atividades, mas atenção para os cuidados básicos. Dependendo da lavagem, algumas roupas podem ser danificadas ou desgastadas. Se você preferir lavar em casa, opte por lavar as peças aos poucos, para não sobrecarregar o dia, a máquina de lavar e nem as próprias roupas!

Como lavar roupa à mão

Nem todas as peças de roupa devem ser lavadas na máquina de lavar. Para itens delicados ou com etiquetas de roupas com o símbolo "lavagem à mão", siga estas instruções simples passo a passo para lavar sua roupas sem danificá-las:

Passo 1: Preste atenção à etiqueta da peça

Leia a etiqueta da peça para entender melhor as recomendações específicas em relação à lavagem correta. Em seguida, escolha o melhor sabão para lavar suas roupas à mão. Dê preferência aos sabões líquidos do tipo neutro.

Passo 2: Encha o tanque com água

Encha o seu tanque (ou uma bacia) com água na temperatura recomendada na etiqueta. Se não houver recomendação na etiqueta, escolha água fria ou morna. Adicione cerca de uma colher de chá de sabão. Você pode precisar de mais do que isso se estiver lavando à mão um item grande ou vários itens.

Passo 3: Deixe de molho e esfregue

Mergulhe a roupa na água com sabão e deixe de molho por alguns minutos. Use movimentos suaves para esfregar as peças, de maneira que não danifique o tecido, até que estejam limpas.

Passo 4: Enxágue e repita

Retire do recipiente toda a água com sabão e encha com água limpa. Mergulhe e movimente a roupa na água até que todo o sabão saia. Repita o processo até que as peças fiquem livres do sabão.

Como lavar roupa na máquina

Passo 1: Separe suas roupas

Separar a roupa em diferentes pilhas com base nas cores (claras e escuras) e no tipo do tecido (pesado, comum ou delicado) é o passo número um. Você também deve verificar a etiqueta de cada peça para instruções de lavagem, de modo a evitar danificar seus tecidos.

Certifique-se de prestar atenção extra aos seus itens mais delicados: você deve lavá-los à mão, ou no ciclo delicado e envolto em um saco de proteção para lavar roupa na máquina que você encontra nas lojas.

Passo 2: Escolha o ciclo de lavagem correto

Mais uma vez, ao escolher o ciclo de lavagem correto, você deve consultar a etiqueta de suas roupas. Dessa forma, você pode maximizar a limpeza e, ao mesmo tempo, proteger suas roupas. Suas opções variam de ciclos para roupas pesadas e muito sujas (que costumam ser mais longos) a ciclos delicados e rápidos (que costumam ser menos agressivos).

Passo 3: Adicione o sabão e o amaciante de roupas

Antes de adicionar o sabão e o amaciante de roupas de sua preferência, certifique-se de ler o manual da sua máquina para descobrir o que vai em cada parte do recipiente. A quantidade de sabão necessária varia de acordo com o tamanho da carga e o tipo de máquina de lavar. Portanto, verifique a parte de trás da caixa do sabão e procure as indicações para descobrir quanto você deve usar, pois usar sabão demais pode causar problemas.

Passo 4: Carregue a máquina de lavar

Esta é a etapa em que você deposita suas roupas na máquina de lavar. Certifique-se de não superlotar a máquina, pois isso pode causar uma sobrecarga e fazer com que as roupas não sejam lavadas como deveriam. Além disso, quantidades incorretas podem causar problemas operacionais e danos.

De uma maneira geral, pequenas cargas correspondem a ⅓ do tambor da máquina, cargas médias, a ½, e grandes cargas, a ¾.

Passo 5: Ligue a lavadora

Basta fechar a máquina e clicar no botão Iniciar. Algumas máquinas de lavar podem indicar que a porta não está fechada corretamente, enquanto outras não. Lembre-se sempre de verificar antes de começar para evitar acidentes.

Deixe a porta da máquina de lavar aberta após o uso para permitir que ela seque e ajudar a prevenir o crescimento de mofo e bolor.

Água quente ou fria: qual escolher?

Usar a configuração correta de água em sua lavadora pode fazer uma grande diferença em sua roupa. A água quente, por exemplo, desinfeta e mata melhor os germes. Mas, em alguns casos, pode encolher as roupas, desbotar os tecidos, intensificar certas manchas e exigir muito mais energia.

Portanto, reserve as lavagens de água quente para toalhas de banho e cozinha, roupas de cama, tecidos resistentes e quaisquer itens extremamente sujos. Para peças moderadamente sujas e cores escuras, use água morna.

Use água fria no ciclo delicado para itens delicados, tecidos que têm tintas e podem manchar ou roupas que não estão especialmente sujas. O uso de água fria é a maneira mais delicada de lavar suas roupas e também requer menos uso de eletricidade.

Como lavar roupa branca

O mais importante para manter suas roupas brancas limpas e sem manchas é sempre lavá-las separadamente. A melhor maneira de manter a brancura dos seus itens brancos é lavá-los todos juntos na água mais quente possível, de acordo com o tecido das roupas e o quanto sua máquina oferecer.

Escolha um sabão recomendado especificamente para roupa branca na hora da lavagem, para não correr o risco de ter manchas. De resto, basta apenas seguir as recomendações gerais para lavagem de roupa na máquina.

Leia também: 11 dicas de como clarear e tirar manchas de sua roupa branca

Como lavar roupa de bebê

Embora seja recomendado que roupas de bebê sejam lavadas à mão, conforme explicado alguns itens acima, para alguns pais esta tarefa pode acabar se mostrando muito trabalhosa, portanto, selecionamos aqui algumas dicas para auxiliar na lavagem das roupas de bebê na máquina:

Passo 1: Lave as roupas de bebê antes de lavar as suas

As máquinas de lavar podem ser um viveiro de bactérias. Portanto, para evitar que algumas das bactérias de suas roupas acabem indo para as do seu bebê, certifique-se de que as roupas do bebê sejam lavadas primeiro.

Passo 2: Deixe de molho

Uma ótima maneira de garantir que as roupas do bebê fiquem totalmente limpas, sem desgastar o tecido delas, que costumam ser delicados, você deve pegar um balde, encher com água morna, adicionar cerca de 100 ml de sabão para roupas de bebê e deixar as peças de molho por meia hora antes de colocá-las na máquina.

Passo 3: Use a opção de enxágue duas vezes

Para garantir que o sabão saia totalmente das peças e as bactéria sejam removidas, execute o ciclo de enxágue duas vezes. Uma vez com o sabão na máquina de lavar e outra vez sem sabão, o segundo ciclo de centrifugação e enxágue deve ser somente com água. Lembre-se de que é sempre útil tirar dúvidas com seu pediatra sobre como higienizar corretamente as roupas do bebê.

6 dicas extras para mandar bem na lavagem de roupa

como lavar roupas na máquina pode ser fácil se você seguir as instruções corretas
Acertar na quantidade de sabão e amaciante é fundamental para uma roupa bem lavada. Imagem: RODNAE Productions/Pexels

Se você quer ou precisa economizar e procura saber como lavar roupa de maneira mais eficiente, confira as dicas que separamos abaixo.

1. Lave com menos frequência

Você lava uma roupa cada vez que a usa? Bem, é um desperdício de esforço e sabão em pó! Além disso, diminui a vida útil das suas peças. Não a atire logo no cesto de roupa suja. Verifique antes se ela, de fato, precisa ser lavada.

Observe também se a sua peça necessita de consertos, como botões faltando, bainha por fazer ou zíper quebrado.

Outro ponto importante em que você deve ficar atento é com as manchas. Se a sua roupa está com alguma mancha que dificilmente sairá com a lavagem comum, você pode ver o nosso guia de como tirar mancha de roupa antes de enviar a sua peça para a lavanderia.

2. Não exagere no sabão

A maioria das pessoas usa sabão em excesso. Para uma lavagem regular, observe a quantidade recomendada na embalagem do produto e na sua máquina.

Você também deve regular a máquina a uma temperatura nunca superior a 30ºC. Para roupas de algodão ou de linho branco muito sujas, use temperaturas mais altas e uma dose completa de sabão.

3. Use extras só se for necessário

Os fabricantes tentam vender todo o tipo de produtos que auxiliam na lavagem. Só que, se você quer entender como lavar roupa devidamente, deve saber que elas não precisam de amaciante ou de agentes antiestáticos.

Se peças de vestuário grudam umas às outras por causa da estática, simplesmente molhe as mãos e passe-as sobre os tecidos para tirar a eletricidade. Os atoalhados absorvem melhor a água se não estiverem cheios de amaciante.

Leia também: Como lavar roupas com vinagre: 6 dicas para economizar já!

Entretanto, o amaciante pode ser útil para peças mais finas ou feitas de cashmere. Com o tempo, as fibras longas tendem a formar bolinhas nas partes sujeitas a maior fricção, como debaixo dos braços. E a única forma de evitar isso é guardando essas peças para ocasiões especiais e usando amaciante para “relaxar” as fibras.

4. Renove sua máquina

Algumas empresas desenvolveram tambores para máquinas que não agridem tanto os tecidos. Os furos dos tambores convencionais sugam o tecido no ciclo de centrifugação, o que faz com que as fibras se rompam.

Porém, a superfície texturizada dos tambores novos contém furos menores nos cantos de uma estrutura que se parece com um favo de mel, o que diminui a possibilidade de prejudicar as roupas.

Também evite secar na secadora. Para ver o efeito destruidor que ela tem sobre as fibras de um tecido, observe o número de fios que o filtro retém. Aproveite e veja também como fazer um uso mais consciente e econômico da sua máquina de lavar.

5. Preserve peças preciosas

Antes de guardar o vestido de noite especial ou o terno que você usa para entrevistas, sempre lave-os, com água ou a seco. Mesmo que eles pareçam impecáveis, você corre o risco de estragá-los se os guardar como estão.

Eles podem ainda estar com manchas “invisíveis”, tais como de limonada, vinho branco e até de suor. Se não forem retiradas, ficarão amarelas ou marrons com o tempo e, então, impossíveis de serem removidas. Além disso, tome cuidado com as traças. Elas não são apenas atraídas por fibras naturais, como lã e algodão, mas também adoram roupas sujas, manchadas ou suadas. Veja aqui como acabar com as traças de uma vez por todas.

lavar roupas na maquina  de lavar é mais fácil do que parece
Lavar roupas é mais simples do que parece, basta incorporar na sua rotina de casa. (Imagem: RODNAE Productions/Pexels)

Tome cuidado especial com o seu vestido de noiva, talvez a peça mais cara e delicada do armário. Pergunte como cuidar dele quando o comprar ou encontre uma lavanderia que ofereça tratamento especial para protegê-lo.

Se recorrer a uma lavanderia, certifique-se de que ela possua a expertise para fazer um bom trabalho. Busque recomendações de outras pessoas que já tenham usado os serviços. Também descubra como o vestido será guardado.

Prefira que ele seja guardado a vácuo. Isso preservará o tecido e impedirá que oxide e que adquira um tom castanho-amarelado. Se ele não for guardado a vácuo, deve ser embrulhado em papel livre de ácido – mais uma vez, para impedir que amarele – e embalado numa caixa de papelão de pH neutro, que permita ventilação.

6. Racione a ida à lavanderia

É óbvio que a lavanderia não vai lhe dizer como lavar roupa em casa, mas algumas pessoas levam peças para lavar com frequência excessiva. Os produtos químicos usados na lavagem a seco irão, gradualmente, enfraquecer o tecido da roupa, diminuindo sua vida útil.

Ternos, em especial, podem ficar horríveis após apenas alguns meses de uso se você mandar lavá-los a cada duas ou três semanas. Se o terno estiver apenas um pouco amassado, use um ferro a vapor para relaxar o tecido. Ou então peça ao dono da lavanderia que o faça.

Se você deixar cair algo no terno, primeiramente, tente remover usando um lenço descartável. A maioria das pessoas que trabalha na indústria da moda confidencia que muitas peças com a indicação “lavagem a seco” podem ser lavadas à mão ou mesmo na regulagem para lãs de uma máquina de lavar moderna.

Agora que você já sabe como lavar a sua roupa, veja também os melhores métodos para passar suas peças!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close