O clima quente e úmido no verão e o isolamento térmico no inverno transformam as casas em grande parte do país em criadouros de traças. As traças fêmeas, insetos pequenos e de um marrom prateado, colocam os seus ovos em lugares escuros, quentes e minimamente úmidos. As larvas que emergem se alimentam de fibras naturais nas roupas, nos tapetes e nos livros. Não há nada pior do que pegar uma roupa no armário e descobrir que as traças tomaram conta ou decidir reler um livro e encontrá-lo completamente destruído, não é mesmo? Então, como manter a sua casa livre da praga? Confira a seguir como acabar com as traças de vez e também como evitar o aparecimento delas:
 

1 – Cuide da ventilação do ambiente

Como as traças gostam de lugares úmidos e abafados, sempre que possível deixe as janelas ou portas dos armários abertas para permitir a circulação do ar.
 

2 – Guarde roupas e papéis em recipientes plásticos

Decidiu desapegar de roupas ou livros? Legal! Mas seja para abrir um brechó online ou fazer uma doação, após separar o que vai sair de casa, mantenha as roupas ou livros em sacolas ou caixas de plástico. Nunca use caixas de papelão para guardar esse tipo de material.
 

3 – Bata tecidos à luz do sol

As larvas de traças têm um ciclo de vida de três semanas. Dessa forma, sacuda as suas roupas de dia ao ar livre pelo menos uma vez por mês. Bata tapetes e almofadas da mesma forma.  As larvas se soltam com o movimento e a luz do sol e o atrito destrói os ovos.
 

4 – Use um aspirador

Aspire as roupas para retirar os ovos das fibras de colchões ou sofá. Também use o aspirador em carpetes com regularidade, especialmente atrás de equipamentos que aquecem e embaixo das camas. Mas lembre-se de descartar o saco de poeira após a limpeza.
 

5 – Lave bem as roupas

Traças adoram tecidos sujos com partículas de pele e cabelo. Assim, sempre lave bem as suas roupas e não coloque as roupas já usadas de volta no armário. Para matar as larvas, o ideal é que a água esteja acima de 45 graus.
 

6 – Use repelentes

Você pode usar repelentes químicos, como a naftalina. Porém, ela só funciona se for colocada num local onde o gás liberado possa chegar a uma alta concentração e, na maior parte das vezes, o cheiro forte também entranha nas roupas.
Soluções mais naturais, como o cedro, também são uma boa opção. Você pode comprar blocos ou raspas de cedro, ou cabides e bolinhas de cedro em lojas de produtos naturais.
 

7 – Chame a dedetização

Seguiu  todas as dicas de como acabar com as traças e não conseguiu eliminar o problema? Nesse caso, chame a dedetização. Mas lembre-se de se certificar que o produto utilizado é adequado para animais de estimação e crianças que residam no ambiente.