Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de maio de 2021

Como limpar máquina de lavar: confira dicas!

Aprendar a deixar sua máquina de lavar tinindo com as nossas dicas.

Imagem: RODNAE Productions/Pexels

As máquinas de lavar roupa são um dos eletrodomésticos centrais de toda casa: são usados para lavagem de roupas de uso pessoal, roupa de cama, cortinas, almofadas etc. No entanto, se você tem achado que sua máquina não está funcionando bem, talvez não seja a hora de trocar de aparelho e sim de limpar sua máquina.

Seja uma máquina de lavar com porta frontal ou com abertura por cima, é necessário lavar sua máquina ao menos uma vez por mês, em média.

Por que é importante limpar sua máquina de lavar?

Leia também: Como lavar a roupa de cama corretamente e se proteger dos ácaros

O que ocorre é que resíduos de sabão e minerais de sabão em pó e de detergentes líquidos comumente usados ​​em máquinas de lavar podem se acumular por dentro. Com o tempo, você pode começar a perceber que suas roupas simplesmente não parecem ficar tão limpas como antes, justamente por causa desse acúmulo de resíduos, que passa a sair na roupa, deixando-a, muitas vezes com um aspecto manchado.

Por isso, antes de pensar em trocar de máquina, é necessário parar para observar qual foi a última vez em que a máquina foi limpa.

Passo a passo de como limpar máquina de lavar por fora

A parte externa da máquina de lavar costuma atrair muita sujeira e poeira, especialmente se sua máquina for branca. Portanto, também é necessário limpar o exterior dela. Para uma limpeza completa, borrife o exterior e a parte superior da máquina de lavar com uma solução de partes iguais de vinagre branco e água. Após borrifar, passe um pano de microfibra e limpe tudo. Caso ainda tenha alguma sujeira remanescente, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, e use uma escova de dentes cheia desta pasta para remover a sujeira.

Passo a passo de como limpar máquina de lavar por dentro

A limpeza de uma máquina de lavar precisa de apenas dois itens :

  • 1 litro de alvejante
  • 1 litro de vinagre branco

Depois de separar estes itens, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Encha a máquina com água quente

Encha a máquina de lavar vazia com água quente, como se você estivesse lavando uma grande quantidade de roupa. Em seguida, adicione o litro de água sanitária e deixe a máquina funcionar por um minuto, para misturar a água sanitária com a água.

Passo 2: Deixe descansar

Abra a parte superior da máquina e deixe-a descansar, ainda com o alvejante e água, por uma hora. Ao fim dessa hora, feche a tampa e deixe a máquina funcionar um ciclo completo. (A água irá drenar todo o alvejante, então não irá se misturar com o vinagre.) Quando terminar, comece novamente.

Passo 3: Use vinagre para limpar a máquina de lavar

Agora, quando você encher a lavadora com água quente, adicione um litro de vinagre branco à água. Deixe a máquina funcionar por um minuto para agitar a água e o vinagre. Após esse minuto, abra a parte superior da máquina e, novamente, deixe a água quente descansar lá dentro por uma hora antes de terminar o ciclo.

Depois de limpar o interior da máquina, borrife o exterior da máquina com uma solução de partes iguais de vinagre e água. Por fim, limpe tudo com um pano limpo.

Passo a passo de como limpar máquinas de lavar com abertura frontal

maquina de lavar com abertura frontal
Limpar a máquina de lavar com abertura frontal é simples e rápido. (Imagem: Михаил Руденко/iStock)

Sua máquina de lavar com porta frontal também precisa ser limpa. Para este tipo de máquina em específico, você vai precisar de:

  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Pano de microfibra
  • Escova de dente
  • Garrafinha com spray

Passo a passo da limpeza de máquinas de lavar com porta frontal:

Passo 1: Limpe os compartimentos de amaciante e sabão

Primeiro, você vai limpar os compartimentos de amaciante e sabão em pó. Encha o borrifador com vinagre branco. Borrife por todo o compartimento de amaciante e sabão em pó com o vinagre e deixe descansar por 10 minutos.

Passo 2: Retire o excesso de sabão

Use a escova de dentes e um pano para remover todos os resíduos de detergente que encontrar nos compartimentos. Se eles forem removíveis, retire-os e coloque-os de molho em uma bacia com água e vinagre por 15 minutos.

Passo 3: Passe um pano para terminar a limpeza

Depois disso, você pode vir com o pano de microfibra para terminar a limpeza. Depois que as gavetas estiverem limpas, você deve se concentrar na limpeza da gaxeta. Borrife a junta com vinagre. Limpe-o com um pano.

Passo 4: Limpe o filtro

Para limpar o filtro, coloque duas xícaras de vinagre no compartimento de sabão em pó e execute um ciclo de limpeza. Adicione 1 xícara de água com bicarbonato de sódio ao tambor após o término do ciclo. Execute outro ciclo. Use um pano de microfibra para limpar o filtro. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em uma escova de dentes para obter as áreas sujas restantes.

Agora que você já sabe como limpar a sua máquina de lavar, veja também como evitar manchas de sabão em pó ao lavar roupas na máquina!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close